sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sem previsão de volta, há 10 anos o Radium de Mococa deixava o cenário do futebol profissional


Há exatamente 10 anos, domingo dia 21 de julho de 2013, o Pirassununguense bateu o centenário Radium FC pelo placar de 6 a 0, no Estádio Bellarmino Del Nero, em Pirassununga, pela última rodada da primeira fase da Segunda Divisão, jogo da valido pelo Grupo 4, que era composto também por Américo, Palmeirinha, Paulistinha e XV de Jaú.

Assim, o time representante de Mococa-SP terminou a fase na lanterna da chave, com apenas quatro pontos somados em dez jogos, quatro empates e seis derrotas. Desde então, após essa humilhante goleada para o CAP, de forma melancólica ficou marcada a despedida do Verdão da Mogiana, que até aqui, está ausente do cenário do futebol profissional.

3º campeão da Lei do Acesso

Da fusão do Operário Futebol Clube e do Mocoquense Futebol Clube, foi fundado em 1º de maio de 1919, o Radium Futebol Clube, da cidade de Mococa-SP, que tem como sua mascote o Periquito e é também chamado de Verdão da Mogiana. O clube mocoquense entrou para o cenário do futebol profissional em 1949 e mandava seus jogos no Estádio Olímpico São Sebastião, com capacidade para aproximadamente oito mil torcedores.

Em caso de retorno, o Radium FC terá que ingressar na quinta divisão do Paulistão, que será recriada em 2024.

Década de 50

O Verdão da Mogiana foi o terceiro clube do interior paulista a conquistar a divisão de acesso, atrás apenas do XV de Piracicaba (1948) e Guarani de Campinas (1949). Seu maior momento no cenário do futebol profissional foi quando se sagrou campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2) de 1950, batendo de virada na final o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, gols de Silas e James. Com o feito, o Radium FC conquistou acesso à divisão de elite, onde disputou por duas temporadas, 1951 e 1952.

Destaques do Verdão da Mogiana

De jogadores revelados pelo clube mocoquense se destaca, entre tantos, o saudoso volante Mococa, ex-Palmeiras, Bangu, Santos, Noroeste, Rio Branco de Americana e Seleção Brasileira. Em 2000 e 2001, atuou pelo Radium FC o goleiro Lauro, ex-Ponte Preta, Cruzeiro, Internacional, Portuguesa, Bragantino, Atlético Mineiro, Ceará, Joinville, entre outros clubes.






Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: