Publicação já está disponível para download e em número limitado para retirada na Biblioteca do Museu do Futebol. Número tem artigos variados sobre processos e a experiência de renovação de exposições em museus
O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, acaba de lançar a segunda edição da Arquibancada, revista criada para discutir temas relacionados ao futebol e as práticas museológicas. O novo número tem como tema central a renovação de exposições em museus, partindo da experiência do Museu do Futebol com a renovação de sua própria exposição principal, finalizada no ano passado. A revista está disponível integralmente para download e para retirada gratuita e limitada de exemplares físicos na Biblioteca do Museu do Futebol.
A edição Nº 0002 dedica-se ao compartilhamento de premissas, processos e experiências para a revitalização de exposições em diferentes instituições museológicas. Além da experiência do Museu do Futebol, os artigos e ensaios tratam também do processo de renovação do Museu do Ipiranga, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Museu Nacional da Colômbia, Casa Mário de Andrade, a revitalização do Museu Histórico do Instituto Butantan e o relato de musealização da memória no Clube de Regatas Flamengo.
A edição apresenta, ainda, artigos sobre a experiência do Museu da Língua Portuguesa com oficinas de escritas de cartas e uma entrevista com o time de criação da renovação do Museu do Futebol. Na entrevista, Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas (curadoria), Daniela Thomas e Felipe Tassara (direção artística e expografia) e Jair de Souza (comunicação visual e direção de arte das peças audiovisuais) conversam com a museóloga e arqueóloga Camila Wichers (MAE-USP) e Clara Azevedo (Tomara! Educação e Cultura).
Nos artigos sobre o Museu do Futebol, há textos das equipes que atuaram na renovação, onde foram abordados desde os desafios que envolveram a renovação do parque tecnológico e a atualização do sistema de gerenciamento das interações, pesquisa iconográfica, a reafirmação do compromisso com a acessibilidade, espaços e tempos em que o museu se renova. O material revela os processos que fizeram com que o Museu do Futebol reabrisse em julho de 2024 para ser mais diverso, inclusivo e divertido, com novos conteúdos e salas, mais recursos de acessibilidade, objetos, vídeos, fotos e experiências.
Entre as 244 páginas e às vésperas da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino a ser realizada no Brasil em 2027, um dos destaques é o texto “Impactos simbólicos visuais no futebol de mulheres: uma ponte entre memória e presença”, de autoria da cientista social Andrea Ladvig e a museóloga Sibelle Barbosa da Silva. O texto fala de resistências e conquistas, da proibição e as consequências até hoje vividas pelas mulheres que jogam e vivem do futebol.
A revista tem a direção editorial de Renata Vieira da Motta e Marília Bonas, Diretora Executiva e Diretora Técnica do Museu do Futebol, respectivamente. O projeto gráfico e diagramação é de Lucas Blat, que também é o ilustrador da capa, uma aquarela que retrata a comemoração de mulheres que fizeram história no futebol feminino.
A revista Arquibancada foi lançada em 2024 e a edição Nº 0001 foi focada nos temas e debates do futebol, mesclados com as práticas museológicas de forma diversa e inclusiva.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário