sábado, 12 de julho de 2025

O descobridor de João Pedro, cria de Xerém, que colocou o Chelsea na final do Mundial


O ano era 2011 e o então auxiliar técnico da categoria Sub 11 do Fluminense foi designado a acompanhar uma peneira em Valparaíso, interior de São Paulo. Era o profissional Luiz Felipe Santos Silva, que também acumulava a função de observador técnico. Natural de Cabo Frio, mas morador de Saquarema, o treinador relembra a história de quando deparou com um menino franzino, com muita habilidade.

``A cidade é próxima de Ribeirão Preto e eu fui para lá designado pelo Fluminense para acompanhar essa peneira com diversos meninos. Logo nas primeiras atividades eu vi o João se destacando e deixando para trás os adversários. Por estar acostumado com a categoria, percebi que ele era diferenciado e fui ao encontro dos pais para conversar. Convidei para passarem uma semana conosco em Xerém para novas avaliações. Encaminhei todo o relatório para nossa equipe, que de imediato, quando o convite foi aceito e o João chegou para treinar conosco, já fez com que ficasse. Ali ele desenvolveu ainda mais e foi passando por todos os estágios até se profissionalizar no clube´´, recorda.

Luiz Felipe também passou por diversas categorias de base do Fluminense. Como treinador conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2015, de forma invicta. Além de trabalhar também no Flamengo e Vasco, foi técnico do Sub-20 do Ceará em 2019 e do Aimoré, na Copa São Paulo 2020. Atualmente, o treinador está há dois anos empreendendo com a LF Performance, escola de alta performance para crianças e jovens em sua cidade. Até hoje mantém contato com João Pedro e sua família.

``Fico muito feliz em fazer parte deste processo. Existem várias pessoas que tiveram participação nesta carreira do João, seguidamente converso sim com a mãe dele, com ele, propriamente. Quando estava no Brighton, ele gravou um vídeo para nossa escola, para os meninos que estão treinando e buscando também o seu espaço. Vibramos com a ascensão dele, a evolução, essa chegada no Chelsea e, certamente, vibraremos também na Copa do Mundo em 2026, porque ele tem totais condições de estar na lista do Carlo Ancelotti´´, afirma.

Assim como João Pedro, o profissional tem histórias com outros jogadores que estão em destaque no momento do futebol brasileiro, como Pedro e Wesley, do Flamengo, e Martinelli, do Fluminense.







Fonte: Atlante

Nenhum comentário: