terça-feira, 1 de julho de 2025

Mundial: Fluminense e Palmeiras quebram recorde de premiação no futebol brasileiro


Nunca clubes brasileiros tiveram a chance de receber tamanha premiação em dinheiro por campanha quanto a que têm direito no Mundial de Clubes da Fifa. A bolada é tamanha que o Bolavip Brasil descobriu: com a classificação para as quartas de final, Palmeiras e Fluminense superaram os 37,4 milhões de dólares (cerca de R$207 milhões) que o Botafogo levou por ter vencido a Libertadores de 2024. Os dois times possuem agora o recorde de premiação na história do futebol brasileiro.

O montante que o alvinegro ganhou da Conmebol na temporada passada era o topo absoluto na história de um clube brasileiro. Mas o Mundial de Clubes da Fifa elevou muito o sarrafo. Fluminense e Palmeiras, graças à campanha que construíram até o momento nos Estados Unidos, entre os oito melhores clubes do mundo, arrecadaram 39,8 milhões de dólares.

Botafogo e Flamengo também tinham a chance de quebrar o recorde de premiação, mas caíram nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Ainda assim, ganharam bolada que permitiu aos times chegar ao top-10 das maiores premiações da história do futebol brasileiro.

O Flamengo, com um ponto a mais do que o Botafogo no somatório da campanha nos EUA, ganhou 1 milhão de dólares a mais: 27,7 milhões de dólares, contra 26,7 milhões de dólares.

Os dez maiores prêmios do futebol brasileiro (corrigidos pela inflação):


1 - 39,8 milhões de dólares (Fluminense e Palmeiras) - Quartas de final do Mundial de 2025

2 - 37,4 milhões de dólares (Botafogo) - Título da Libertadores de 2024

3 - 28,5 milhões de dólares (Fluminense) - Título da Libertadores de 2023

4 - 27,9 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2020

5 - 27,7 milhões de dólares (Flamengo) - Oitavas de final do Mundial de 2025

6 - 26,7 milhões de dólares (Botafogo) - Oitavas de final do Mundial de 2025

7 - 26,6 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2021

8 - 25,6 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2019

9 - 25,8 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2022

10 - 16,7 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Copa do Brasil de 2024


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Náutico e São Bernardo entram no G8 da Série C na 10ª rodada. Itabaiana sai e Botafogo-PB entra na zona do rebaixamento

Agora com SAF, Juventus aposta na profissionalização para recuperar protagonismo


Objetivo é recuperar protagonismo, resgatar torcida raiz e preservar o legado cultural da Juventus da Mooca


A recente aprovação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelo Juventus, tradicional clube da Mooca, fundado por imigrantes italianos, representa mais do que uma reestruturação financeira: é um passo simbólico e prático rumo à modernização do futebol raiz no Brasil. A mudança, que prevê investimentos de até R$ 500 milhões e a ampliação do estádio para 15 mil lugares, busca devolver protagonismo ao clube e reacender o vínculo emocional com a torcida local e a comunidade ítalo-brasileira da capital paulista.

Para Marcelo Godke, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial e Direito Societário, a iniciativa reforça o caráter cultural do futebol brasileiro.

``Sabemos que o futebol é uma questão de paixão e gosto pessoal, e torcer para um time como Santos, São Paulo, Corinthians ou Juventus muitas vezes transcende a lógica, sendo uma questão de amor. Isso pode ter um forte vínculo cultural. No caso do Juventus, por ser um time com origens na comunidade italiana de São Paulo, a impressão é que, se for reestruturado financeiramente e tiver um time forte, as pessoas voltarão ao estádio´´, afirma.

Segundo ele, esse resgate é um caminho para fortalecer laços entre gerações e manter viva a identidade ítalo-brasileira no cenário esportivo.

Além da dimensão afetiva, a aprovação da SAF atende a uma necessidade premente do futebol brasileiro: a profissionalização da gestão.

``A SAF, com sua estrutura de sociedade anônima especial, foi criada para promover a organização profissional. O futebol, além de esporte, é também entretenimento, mas é fundamentalmente um esporte. A SAF é, portanto, um mecanismo jurídico inteligente e interessante, criado no Brasil para unir esses dois aspectos, permitindo que o esporte se organize de maneira profissional, sem perder sua essência´´, destaca Godke.

A expectativa é que, com o novo modelo, o Juventus consiga retornar à elite do futebol paulista nos próximos 10 anos, resgatando seu prestígio histórico. A profissionalização traz também maior transparência na gestão, atratividade para investidores e novas possibilidades de receita — como naming rights, parcerias comerciais e um maior aproveitamento da marca Juventus no mercado esportivo.

Neste contexto, a SAF do Juventus da Mooca não representa apenas uma solução financeira, mas também um movimento simbólico: a união do passado e do futuro do futebol brasileiro. Ao preservar sua identidade comunitária enquanto adota ferramentas jurídicas modernas, o clube se posiciona como exemplo de como o futebol tradicional pode se reinventar sem perder sua alma.

Fonte:

Marcelo Godke - Sócio do Godke Advogados. Especialista em Direito Empresarial e Direito Societário. Professor da Faculdade Bela Vista. Mestre em Direito pela Columbia University e Doutor em Direito pela USP.


Sobre a M2 Comunicação Jurídica  

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais

⚽🤾🏼‍♂️🏈 Th+ Esportes (01/07/2025)

14ª rodada da Série B: Avai no G4, Coritiba passa Novorizontino e cola no líder Goiás. Remo chegando!