terça-feira, 30 de setembro de 2025
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Com São Paulo x Palmeiras no Morumbi, pelo Brasileiro, FPF marca, quase no mesmo horário, final da Copa Paulista
Os dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPR) e dos finalistas da Copa Paulista, Primavera e XV de Piracicaba, pisaram na bola na escolha da primeira partida da decisão. Ao invés de escolheram uma data alternativa para facilitar a vida e o interesse dos torcedores, resolveram medir forças com o clássico São Paulo x Palmeiras, no próximo domingo (5/10), às 16 horas, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
É claro que são-paulinos e palmeirenses têm interesse no ``futebol caipira´´. Muitos gostariam de ver da final, seja em campo ou na transmissão pela internet. Porém, a FPF marcou o primeiro desafio entre Primavera x XV de Piracicaba, para o mesmo domingo do clássico, mas às 15 horas. E claro que esvaziou o estádio e vai diminuir a audiência dos jogos.
Já a segunda partida decisisa acontecerá no sábado seguinte (11), às 18 horas, em Piracicaba.
As duas partidas terão transmissões no canal do Paulistão, Metrópoles e da Ulisses TV no Youtube e da TV Gazeta.
Renato vê temporada positiva e festeja oportunidades pelo profissional do Oeste
Zagueiro teve grande destaque ao longo do ano tanto na base quanto no profissional do Oeste
Peça importante do Sub-20, o zagueiro Renato também teve destaque importante no profissional do Oeste ao longo da temporada. Com direito a primeiro gol e jogos pelo time principal do Rubrão, o defensor tem tido um ano especial.
Diante disso, o beque ressalta a importância de 2025 para a sua carreira.
``Essa temporada representa muito para mim. Sempre sonhei em estar no profissional e vejo Deus cumprindo promessas na minha vida. Cada treino e jogo são oportunidades que Ele me deu e procuro aproveitar ao máximo´´, afirmou.
Já sobre os desafios na equipe de cima, o jovem de 19 anos aponta alguns aspectos do estilo de jogo.
``A principal diferença (base e profissional) é a cobrança e a intensidade. No profissional não tem espaço pra erro, mas com fé em Deus e muito trabalho eu vou me adaptando cada vez mais´´, disse antes de completar.
``A lição que mais levo é a humildade. Observar os jogadores mais experientes me ensinou que, mesmo no alto nível, é preciso manter os pés no chão. Com Deus na frente, sei que vou seguir firme na minha caminhada´´, concluiu.
Foto: divulgação / Oeste
domingo, 28 de setembro de 2025
sábado, 27 de setembro de 2025
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Com gol e assistência, Diego Torres festeja bom momento no Guarani e projeta reta final da Série C
Um dos grandes destaques do Guarani na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro é o meia Diego Torres. No último sábado (20/9), o argentino garantiu a vitória bugrina sobre o Brusque por 1 a 0, ao marcar de pênalti diante da torcida no Brinco de Ouro.
Além do gol, Diego Torres já havia contribuído com uma assistência na vitória sobre o Náutico por 2 a 0, pela segunda rodada dos quadrangulares decisivos. Somando ainda o desempenho na reta final da primeira fase, o camisa 10 participou diretamente de cinco gols nos últimos sete jogos, confirmando seu poder de decisão no meio-campo do Guarani.
``Estou muito feliz pelo momento que vivo aqui. Sempre procuro ajudar a equipe, seja com gols ou assistências, e fico contente de poder contribuir em jogos tão importantes. A confiança do grupo e da comissão me dá tranquilidade para jogar meu melhor futebol´´, afirmou o meia, que recentemente chegou a marca de 50 assistências no futebol brasileiro.
Restando três jogos para o fim da segunda fase, o Bugre ocupa a 2ª posição do Grupo B, dentro da zona de acesso à Série B. Focado na classificação, Diego Torres destacou a preparação e a mentalidade do elenco para os próximos compromissos.
``Sabemos da responsabilidade que temos nessa reta final. A Série C é muito equilibrada, cada ponto pode decidir a classificação, então precisamos estar concentrados em cada detalhe. Estamos trabalhando forte para manter o nível de atuação e buscar essa o acesso´´, completou o argentino.
O próximo jogo do Guarani é contra o Brusque no Augusto Bauer, às 19h30 deste sábado (27).
Foto: Divulgação /Guarani - Fonte: AV
Definidas os oitavas de final do Paulista SUB 20 com destaque para dérbi campineiro
Nesta sexta-feira (26/9) conhecemos os ooito clubes classificados para as quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20. Palmeiras, São Paulo e Santos, que eliminou o Corinthians, estão classificados. O Botafogo, após eliminar o atual campeão Novorizontino, passou também pelo Red Bull Bragantino, atual vice-campeão brasileiro.
Já o dérbi campíneiro Ponte Preta e Guarani vai ser o grande destaque das quartas de final. A Macaca, após dois empates diante do Ituano, ficou a vaga nas penalidades. Já o Guarani, após atropelar fora de casa o Presidente Prudente, se classificou empatando em casa.
A Ferroviária tirou o Ibrachina, após dois empates e vaga nas cobranças fe pênaltis. Já o EC São Bernardo, que havia perdido fora de casa para o União Suzano por 1 a 0, deu o troco diante da sua torcida com vitória por 3 a 1.
Pelo regulamento, os oito clubes somaram os pontos de todas as fases e o 1º de melhor campanha (Palmeiras, atual campeão brasileiro) encara o Botafogo. O São Paulo, com a segunda melhor campanha, terá pela frente a Ferroviária.
Os demais duelos serão: EC São Bernardo x Santos e Guarani x Ponte Preta.
QUARTAS DE FINAL
Palmeiras x Botafogo
Guarani x Ponte Preta
São Paulo x Ferroviária
EC São Bernardo x Santos
Na segunda-feira (29), em reunião com os clubes, o departamento de competições da Federação Paulista de Futebol vai divulgar os dias, horários e locais das duas partidas decisivas das quartas de final.
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Ídolo Pintado aposta em virada do São Paulo sobre a LDU
O desafio do São Paulo nesta quinta-feira (25/9) pela Libertadores é enorme, mas não grande o bastante para assustar Pintado. O ex-volante do time paulista, campeão da competição em 1993, aposta na força do Morumbi lotado para o tricolor conseguir a virada sobre a LDU e a classificação para a semifinal.
A matemática do São Paulo é a seguinte: depois de perder a primeira partida por 2 a 0, em Quito, o time precisa ganhar o jogo em casa por no mínimo dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Se construir vantagem de três ou mais gols, ficará entre os quatro melhores times da Libertadores sem precisar passar pelas penalidades.
O cenário adverso remete à Libertadores de 1993, quando o São Paulo conquistou o segundo dos seus três títulos continentais. Naquele ano, o time perdeu a partida de ida das oitavas de final, para o Newell’s Old Boys, na Argentina, por 2 a 0. Chegou pressionado para o jogo no Morumbi, mas foi justamente sob pressão que o time se agigantou e goleou por 4 a 0. O jogo é tratado como a arrancada do tricolor rumo à conquista da América.
``Vivi na pele momentos como esse, de adversidade. Estive lá dentro. Sei como é pesado este momento que o time está vivendo agora, mas queria dizer que é neste momento que o São Paulo mais cresce. A camisa pesa, assombra os adversários. Hoje o Morumbi é muito mais respeitado por causa daquele jogo. Todos os adversários respeitam muito a força do time no estádio. O São Paulo de hoje não pode deixar de acreditar. Foi assim que fizemos em 1993 e mudamos a história do São Paulo´´, afirmou Pintado, em entrevista ao Bolavip Brasil.
Pintado: 'O time atual tem a mesma vontade de vencer que o de 1993'
Pintado foi um dos nomes importantes daquela campanha. O volante era um dos mais experientes daquele elenco, que em 1992 já tinha sido campeão da Libertadores e da Copa Intercontinental, contra o Barcelona. Foram 118 jogos pelo São Paulo entre 1985 e 1993, com cinco títulos conquistados.
Hoje treinador, Pintado tem vasto conhecimento de causa sobre o São Paulo - além dos anos como volante, foi membro da comissão técnica do tricolor depois de pendurar as chuteiras. Como toda essa bagagem, ele acredita que o time atual é capaz de repetir o feito daqueles jogadores que entraram para a história do tricolor no começo dos anos 1990.
``Não vale comparações do time anterior com esse porque tudo é diferente´´, ressaltou, para completar em seguida: ``Mas, ao mesmo tempo, é do São Paulo Futebol Clube que estamos falando. Nunca os jogadores foram ou serão maiores. Aquele elenco de 1993 não era maior do que o clube. Os jogadores atuais precisam acreditar na força do Morumbi. Se há uma semelhança entre as épocas, a pequena semelhança é a vontade de vencer. Este grupo tem essa vontade´´.
Para o jogo desta quinta-feira, são esperados cerca de 60 mil torcedores no Morumbi. Se o tricolor avançar para a semifinal, voltará a campo pela Libertadores em meados de outubro.
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Sérgio Guedes vai comandar a Portuguesa Santista na Série A3 do Campeonato Paulista
Treinador retorna para sua quarta passagem pela Briosa
Nesta quarta-feira (24/9), a Portuguesa Santista anunciou o retorno de Sérgio Guedes para ser o treinador da equipe no Paulistão A3 de 2026.
Esta será a quarta passagem do treinador pela Briosa, onde já conquistou o acesso ao Paulistão A2 em 2018 e o título da Copa Paulista em 2023, garantindo também a vaga na Copa do Brasil de 2024.
Ao todo, Sérgio Guedes já comandou a equipe rubro-verde em 143 jogos, com 66 vitórias, 34 empates e 43 derrotas, com aproveitamento de 54%.
A Portuguesa Santista foi rebaixada na atual temporada. E para ter a voltar por cima imediata, a diretoria da Briosa foi buscar um treinador vencedor.
O Conselho Técnico da Série A3 foi marcado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para o dia 15 de outubro.
Fonte e foto: assessoria de imprensa da Briosa
Concurso de Crônicas e Contos 2025 do Museu do Futebol: inscrições terminam no dia 5 de outubro
As 20 pessoas vencedoras receberão prêmio em dinheiro e terão suas crônicas publicadas em livro. O tema é Futebol Americano e, por conta disso, o concurso aceitará textos em espanhol, desde que os escritores residam em território nacional
A paixão pelo futebol sul-americano é tema da edição 2025 do Concurso de Crônicas e Contos do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. E quem deseja concorrer com seu texto deve ficar atento: as inscrições estão abertas até 5 de outubro. Em parceria com a Revista Placar, o concurso tem como tema o futebol praticado na América do Sul – tema da próxima exposição temporária do museu. Por isso, uma das novidades é que, pela primeira vez, o concurso aceitará textos em espanhol. Ao todo, 20 trabalhos inéditos receberão premiação em dinheiro e serão publicados em livro.
Os prêmios serão divididos assim: R$ 3.000,00 mil para o texto classificado em primeiro lugar, que também será publicado na Revista Placar; R$ 2.000,00 mil para o segundo colocado; R$ 1.500,00 mil para o terceiro; e R$ 500,00 reais para quem ficar da 4ª à 20ª posição. Todos os vencedores farão parte de um livro e serão publicados e divulgados também no site do Museu do Futebol.
Os participantes podem soltar a imaginação compondo crônicas e contos que abordem a prática do futebol na América do Sul, considerando o caráter inventivo e festivo que o esporte adquiriu na região, em especial nos países integrantes da CONMEBOL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Neles, o futebol tem em comum a história de chegada através da elite europeia e rápida apropriação pelas classes populares, tornando-se um verdadeiro fenômeno das torcidas. Nesse contexto, há muito em comum na prática entre os países e há também muitas tensões, que vão desde a rivalidade entre os clubes e seleções a episódios recorrentes de racismo e preconceito de origem.
Qualquer pessoa pode participar, sejam profissionais da escrita ou amadores. É permitida também a participação de pessoas com menos de 18 anos, desde que apresentem autorização dos pais ou responsáveis. Os textos devem ser inéditos e ter tamanho máximo de 3.300 caracteres com espaço, incluindo título e nome do autor ou autora. Para contemplar a comunidade imigrante, pela primeira vez o concurso aceitará trabalhos em espanhol – desde que o autor ou autora resida no Brasil.
O regulamento, todos os documentos relacionados ao concurso e o link de inscrição estão disponíveis nesta página: https://www.idbr.org.br/concurso-de-cronicas-e-contos-do-museu-do-futebol-2025/
O resultado será divulgado no site do Museu do Futebol e nas redes sociais até o dia 24 de novembro.
SERVIÇO
Concurso de Crônicas e Contos do Museu do Futebol - 2025
Tema: Futebol Sul-Americano
Inscrições: de 25 de agosto a 5 de outubro de 2025.
Regulamento e Formulário de Inscrição
Resultado até o dia 24 de novembro no site e nas redes sociais do Museu do Futebol
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.
terça-feira, 23 de setembro de 2025
Empresa de Roque Júnior é escolhida para comandar a SAF do São Bento
Depois de negociar por longo tempo com uma empresa, que também era comandada pelo ex-jogador Zé Roberto, mas não chegar um acordo para fazer a SAF do São Bento, da cidade de Sorocaba, a diretoria voltou a estudar a possibilidade neste segundo semestre de 2025. E, de olho em uma situação financeira mais viável para a temporada de 2026, os dirigentes do popular Bentão estão muito próximos de fechar um acordo com outro grupo de empresários.
Nesta terça-feira (23/9), em comunicado oficial divulgado em suas redes sociais, a diretoria do São Bento, através do Conselho Deliberativo, informou que, conforme deliberado na semana passada, voltou a se reunir para dar continuidade ao processo de escolha da proposta vinculante referente à constituição da SAF.
Após análise, a proposta escolhida foi a apresentada pela empresa G,C F&MC, representada pelos senhores Cesar Grafietti, Rodolfo Kussarev Junior e José Vitor Roque Junior.
As negociações seguem em ritmo acelerado, em razão da proximidade do início dos preparativos para a próxima temporada do futebol paulista.
A linha do tempo prevista é a seguinte:
• Assinatura da proposta vinculante;
• Início do processo de Due Diligence entre as partes;
• Em caso de resultado positivo, convocação de assembleia geral dos sócios;
• Com a aprovação, autorização para a constituição da SAF.
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Barra-SC x Santa Cruz disputam o título da Série D nos dois próximos sábados
O campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 será decidido nos dias 27 de setembro e 4 de outubro. No próximo sábado (27), os finalistas Santa Cruz e Barra-SC iniciam a disputa pelo título na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), às 17 horas.
Com uma campanha superior em relação ao Santa Cruz, o Barra-SC recebe o jogo de volta no dia 4 do próximo mês, às 16h, na Arena Barra FC, em Itajaí (SC).
As duas partidas serão transmitidas pelo Metrópoles. Caso haja empate no placar agregado, o campeão será definido em uma disputa por pênaltis.
Vale lembrar que além de Barra e Santa Cruz, também garantiram o acesso à Série C do Brasileiro a Inter de Limeira, do interior de São Paulo, e o Maranhão.
De volta ao time titular do Novorizontino, Nathan Fogaça emplaca sequência invicta na Série B
Recuperado de lesão e de volta ao time titular, Nathan Fogaça vive momento especial com a camisa do Novorizontino. Desde que reassumiu a vaga no ataque, na 25ª rodada da Série B — diante do Atlético-GO — o Tigre não perdeu mais. A equipe emplacou duas vitórias e um empate, desempenho que a levou ao G4 da competição após a 27ª rodada.
A sequência positiva contou com participação direta do jogador de 26 anos, autor do gol decisivo na vitória por 2 a 1 sobre a Ferroviária. Nathan ainda alcançou outro feito importante neste período: ultrapassar a marca de 50 partidas de Campeonato Brasileiro na carreira.
``Voltar a jogar depois de período de recuperação é sempre um desafio, mas consegui me preparar bem para ajudar o time. O grupo está muito unido em busca do acesso, e fico feliz por conseguir deixar a minha parcela de contribuição neste momento decisivo´´, destacou o jogador.
``Entrar no G4 é uma grande conquista, mas sabemos que ainda há longo caminho pela frente. Seguimos focados e trabalhando forte em busca dos nossos objetivos na competição´´, concluiu Nathan Fogaça.
O Novorizontino volta a campo nesta terça-feira (23/9), às 19h30, para enfrentar o Paysandu, no Estádio da Curuzu, em Belém (PA), pela 28ª rodada da Série B.
Fonte: AV - Foto: Divulgação / Novorizontino
domingo, 21 de setembro de 2025
Remo demite Antônio Oliveira: 20ª troca de treinador em 27 rodadas da Série B
O Remo luta, luta e não consegue entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, com o grande objetivo de garantir o acesso à Primeira Divisão em 2026. No último sábado (20/9), mesmo atuando dentro de casa, a equipe paraense perdeu do Atlético-GO por 1a 0, e a diretoria acabou demitindo o técnico português Antônio Oliveira.
Foi a 19ª troca de treinador na Série B do Campeonato Brasileiro, que vem sendo concluída a 27ª rodada. O Remo iniciou a competição com Daniel Paulista no comando, mas ele pediu demissão para trabalhar no Sport, na Primeira Divisão.
Apenas seis clubes não trocaram de treinador na atual Série B: AvaÍ (Jair Ventura), Coritiba (Mozart), Goiás (Vagner Mancini), Chapecoense (Gilmar Dal Pozzo), CRB (Eduardo Barroca) e Volta Redonda (Rogério Corrêa).
CONFIRA A DANÇA DOS TREINADORES NA SÉRIE B:
1) AMAZONAS: Eduardo Barros caiu e chegou Guilherme
2) ATHLETICO: Maurício Barbieri caiu e chegou Odair Hellmann
3) CRICIÚMA : Zé Ricardo caiu e chegou Eduardo Baptista
4) ATLETICO-GO: Cláudio Tencati caiu e chegou Fábio Mathias
5) BOTAFOGO: Márcio Zanardi caiu e chegou Allan Aal
6) ATHLETIC-MG: Roger caiu e chegou Rui Duarte
7) AMÉRICA-MG: William Batista caiu e chegou Enderson Moreira
8) PAYSANDU: Luizinho Lopes caiu e chegou Claudinei Oliveira
9) REMO: Daniel Paulista pediu demissão e chegou Antônio Oliveira
10) VILA NOVA: Rafael Lacerda caiu e chegou Luizinho Lopes
11) OPERÁRIO: Bruno Pivetti caiu e chegou Alex
12) AMAZONAS: Guilherme caiu e chegou Márcio Zanardi
13) ATLÉTICO-GO: Fábio Mathias caiu e chegou Rafael Lacerda
14) VILA NOVA: Luizinho Lopes caiu e chegou Paulo Turra
15) AMÉRICA-MG: Enderson Moreira caiu e chegou Alberto Valentim
16) CUIABÁ: Guto Ferreira caiu e chegou Eduardo Barros
17) NOVORIZONTINO: Umberto Louzer caiu e chegou Enderson Moreira
18) PAYSANDU: Claudinei Oliveira caiu e chegou Márcio Fernandes
19) FERROVIÁRIA: Vinícius Bergantin caiu
20) REMO: Antônio Oliveira caiu
sábado, 20 de setembro de 2025
Museu do Futebol promove dia de apresentações artísticas com o Festival Cultura Futebol Clube
Com programação gratuita e para todas as idades, a segunda edição do festival acontece em 27 de setembro reunindo atrações culturais inspiradas no futebol
O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, realizará no dia 27 de setembro (sábado) o Festival Cultura Futebol Clube. Com programação gratuita e indicada para pessoas de todas as idades, o evento vai reunir diferentes atrações artísticas que têm em comum o futebol como inspiração.
A ideia é oferecer ao público momentos de diversão e cultura na área externa e no auditório do museu, localizado no Estádio do Pacaembu. Serão quatro apresentações das 10h às 17h30, reunindo, teatro, literatura e música.
Estão na programação o lançamento da HQ “Impedimento” da roteirista Gabi Juns, o chorinho do quarteto Canto Pra Ceci e o cortejo dos Donos da Percussão, além das peças “Bodrags Futebol Bar” que mistura a cultura drag e o futebol, e “Ensaio para Dois Perdidos”, da Éssa Compania de Teatro, que traça paralelos entre futebol e as artes cênicas para abordar questões periféricas.
Entre uma apresentação e outra, a música ocupa o foyer do Estádio do Pacaembu com um DJ e área de convivência com jogos e venda de comidinhas de estádio.
O Festival Cultura Futebol Clube tem como base os projetos artísticos e culturais selecionados no edital Ocupa Pacaembu, lançado pelo museu no início do ano. Os trabalhos inscritos tinham o desafio de explorar o futebol como tema central nas áreas de literatura, teatro, música, performance ou que mesclassem diversas linguagens artísticas.
Confira a programação:
10h – Lançamento HQ “Impedimento” com a roteirista Gabi Junse e a editora Bebel Abreu + sessão de autógrafos"
Partindo da ficção especulativa como ferramenta crítica e política, a roteirista Gabi Juns e a editora Bebel Abreu discutem representações de gênero em futuros imaginados, tendo o futebol como ambiente na HQ “Impedimento”.
11h – Canto Pra Ceci apresenta: “A Ginga do Mané, choros que homenageiam o futebol"
Canto Pra Ceci é um quarteto de música instrumental e cantada formado no bairro paulistano da Santa Cecília, santa padroeira de musicistas e músicos. Com Luana Costa no cavaquinho e voz; Helena Rojo na percussão e voz; Wellington Silva no violão 7 cordas e voz; e Paulo Novais no bandolim, violão tenor e voz, o conjunto elabora arranjos de chorinhos, sambas e outros gêneros da música brasileira.
13h – Donos da Percussão | MÚSICA
Surgiu como uma iniciativa do Coletivo Arte com Samba e teve seu início em 2023, após ser selecionado no 6º Edital de Apoio à Música da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. O grupo vai apresentar a rica diversidade de ritmos e sons que os instrumentos de percussão podem produzir.
15h – Bodrags Futebol Bar | TEATRO
A peça celebra a diversidade unindo cultura drag e o esporte mais popular do Brasil em uma comédia sobre futebol e resistência. Com uma atmosfera que remete a um típico bar brasileiro, conectando os mundos do futebol e da boemia, o espetáculo aposta na rapsódia para brincar com a memória, propor um novo futuro e exaltar a cultura nacional com viés inclusivo.
16h30 – Ensaio para Dois Perdidos | TEATRO
Para a Éssa Compania de Teatro, o jogo cênico e o futebol praticado nas mais diversas quadras do Brasil têm muito em comum. Com essa premissa, nasceu o espetáculo “Ensaio para Dois Perdidos”, inspirado no clássico de Plínio Marcos, “Dois Perdidos numa Noite Suja” (1966). O grupo propõe um novo olhar sobre a cultura contemporânea das periferias e traça paralelos entre futebol e teatro para abordar a realidade de locais distantes dos centros urbanos.
DJ set durante todo o dia
Festival Cultura Futebol Clube
Data: 27 de setembro
Horário: 10 às 17h30
Local: área externa e auditório do Museu do Futebol
Grátis
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet:
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,67 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministé
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Gustavo Walisson valoriza boa fase do Botafogo e projeta oitavas do Paulista Sub-20
O Botafogo, de Ribeirão Preto, chega às oitavas de final do Campeonato Paulista Sub-20 em grande fase, embalado por uma sequência de sete jogos de invencibilidade, com seis vitórias e um empate. Nesse período, o time marcou 20 gols e sofreu apenas quatro, consolidando-se como uma das equipes mais regulares da competição.
Entre os destaques do elenco está o atacante Gustavo Walisson, que enalteceu o ótimo momento coletivo e sua boa fase individual pela equipe de Ribeirão Preto.
``Nosso time vem mostrando muita consistência, tanto no ataque quanto na defesa. Essa sequência invicta é resultado do trabalho de todo o grupo, da dedicação no dia a dia e da união que temos dentro de campo. Estou feliz por esse momento e poder contribuir com resultados positivos para a equipe´´.
Agora, o foco está totalmente voltado para o Red Bull Bragantino, adversário nas oitavas de final da competição. Os confrontos serão realizados nos dias 19 e 26 de setembro e o atacante projeta um duelo equilibrado, mas segue confiante no bom momento do clube.
Depois de eliminar o Novorizontino, campeão paulista de 2024, na segunda fase do Paulistão Sub-20, com duas vitórias, o Botafogo tem um desafio ainda mais difícil. O Red Bull Bragantino tem a segunda melhor campanha na competição, só atrás do Palmeiras. e é o atual vice-campeão brasileiro, perdendo a decisão, nos pênaltis, justamente para o Verdão.
``Sabemos da força do adversário, mas também confiamos muito naquilo que estamos construindo. Será um confronto difícil, mas o Botafogo está preparado. Nosso objetivo é seguir em frente na competição, e vamos dar o máximo para buscar a classificação´´.
Fonte: FutPress - Foto: Douglas Moreti
terça-feira, 16 de setembro de 2025
Transfer ban ganha força como solução contra inadimplência no futebol
*Por João Antonio de Albuquerque e Souza, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD)
A aplicação de transfer ban tem se mostrado uma das poucas medidas efetivas para garantir o cumprimento de obrigações financeiras entre clubes de futebol. A punição impede novas contratações enquanto dívidas com outros clubes ou atletas não são quitadas, buscando assegurar que compromissos assumidos sejam respeitados.
No Brasil, episódios recentes como a punição imposta ao Corinthians pelo não pagamento ao clube mexicano Santos Laguna pela contratação do jogador Félix Torres evidenciam a relevância do instrumento para coibir inadimplência.
Apesar da dificuldade nas tratativas com o Santos Laguna, o Corinthians ainda tinha esperanças de derrubar o transfer ban até o dia 2 de agosto, quando fechava a janela de transferências do Brasil, mas não obteve êxito. Em paralelo, o clube mantinha negociações por reforços e já tinha nomes engatilhados caso se livrasse da proibição para registrar novos atletas. Uma das contratações apalavradas, segundo setoristas do clube, era a de Agustin Anello, atacante que joga no Boston River, do Uruguai.
Além disso, o contexto nacional revela dificuldades históricas na cobrança judicial de dívidas esportivas. Muitos clubes operam com múltiplos CNPJs, fragmentando responsabilidades e dificultando a execução de créditos pelos credores. Essa lacuna aumenta a importância de mecanismos administrativos, como o transfer ban, que oferecem efeito imediato e previsível, ao contrário das esferas judiciais, cuja lentidão compromete a efetividade das cobranças.
A adoção do fair play financeiro na Europa, implementado pela UEFA, evidencia que há alternativas estruturadas para manter a saúde econômica dos clubes, mas no Brasil essas práticas ainda estão em fase inicial. Enquanto isso, punições diretas sobre o direito de contratar surgem como solução prática e eficaz, criando pressão para que clubes honrem compromissos com contratações e salários.
Dados da Fifa apontam que atualmente 982 clubes em todo o mundo estão sob transfer ban. A Turquia lidera o ranking, com 180 clubes na lista negativa, mostrando que a medida é amplamente utilizada internacionalmente como mecanismo disciplinador. A adoção global reforça a necessidade de regras claras e de instrumentos de coerção que impactem diretamente a operação dos clubes, aumentando a disciplina financeira no futebol.
No caso do Brasil, o debate sobre responsabilidade financeira se intensifica em clubes de grande porte, como o episódio ocorrido alguns meses atrás, quando o Flamengo publicou uma nota oficial criticando o Internacional por estar contratando jogadores com alto investimento e, ao mesmo tempo, dever ao clube carioca parcelas pela contratação do jogador Thiago Maia. A prática de contratar sem capacidade financeira real (ou escolher contratar novos atletas ao invés de quitar as dívidas antes) coloca em risco a sustentabilidade do mercado, gerando impunidade e desestimulando o cumprimento de obrigações.
Nesse cenário, o transfer ban se mostra como medida apta a dar efetividade. Clubes que regularizam suas dívidas têm a possibilidade de suspender a penalidade, reforçando um modelo de incentivo que premia práticas financeiras responsáveis. Dessa forma, a medida não atua apenas como punição abstrata, mas como um mecanismo corretivo e preventivo, estimulando o planejamento sustentável e a disciplina econômica no futebol.
Além do aspecto financeiro, a disciplina traz benefícios indiretos ao futebol e fortalece a credibilidade do mercado esportivo brasileiro, evitando prejuízos a atletas e demais instituições envolvidas. Portanto, o transfer ban se consolida como ferramenta prática e necessária diante de um cenário em que a justiça tradicional não garante rapidez ou eficácia na cobrança de dívidas. Para o futebol nacional, sua aplicação consistente representa um passo importante na busca por integridade financeira e credibilidade, alinhando práticas locais às normas globais do esporte.
*João Antonio de Albuquerque e Souza é atleta olímpico, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Direito e Justiça Social pela UFRGS. Atualmente, é Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) e sócio fundador do escritório Albuquerque e Souza. Com expertise em Direito Civil, Trabalhista e Desportivo, sua atuação abrange temas como contratos e responsabilidade civil.
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Confira a tabela com dias, horários e locais das oitavas de final do Campeonato Paulista Sub 20 - Primeira Divisão
Foram definidas as datas, horários e locais das partidas de ida e volta da terceira fase (oitavas de final) do Campeonato Paulista Sub-20 Série A (Primeira Divisão). As 16 equipes que seguem vivas na disputa pelo título da categoria jogarão em turno e returno no dias 19 e 26 de setembro com partidas acontecendo na parte da manhã e da tarde.
Conforme o regulamento, as equipes que vencerem no placar agregado das duas partidas avançam às quartas de final da competição. Em caso de empate ao final dos dois confrontos a vaga será decidida na disputa de penalidades.
Clique aqui e confira a tabela da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20:
Começa nesta sexta-feira a disputa por vagas na final da Copa Paulista
Comercial, Grêmio Prudente, Primavera e XV de Piracicaba definem os finalistas da Copa Paulista nos dias 27 e 28 de setembro
Estão definidas as datas das partidas de ida e volta das semifinais da Copa Paulista Sicredi 2025. Os primeiros duelos estão marcados para os dias 19 e 20 de setembro e os confrontos decisivos estão previstos para os dias 27 e 28.
Os detalhes foram definidos em conselho técnico realizado na manhã desta segunda-feira (15) no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol. Comercial, Grêmio Prudente, Primavera e XV de Piracicaba seguem vivos em busca do título da competição.
Conforme o regulamento do torneio, as quatro equipes remanescentes se enfrentarão em jogos de ida e volta com o vencedor no placar agregado de cada confronto avançando à grande final da competição. Em caso de igualdade ao final das duas partidas a vaga será decidida na disputa de penalidades.
Confira as datas, horários e transmissões dos confrontos:
Jogos de ida
19/09, 20h - Comercial x XV de Piracicaba - Ulisses TV
20/09, 17h - Grêmio Prudente x Primavera - YouTube Paulistão
Jogos de volta
27/09, 18h - XV de Piracicaba x Comercial - Ulisses TV
28/09, 15h - Primavera x Grêmio Prudente - YouTube Paulistão
Inovação: FPF estreia novo 'Desafio de Vídeo' no futebol brasileiro
Tecnologia inédita no Brasil, que permite ao treinador solicitar revisão, será usada nas semifinais da Copa Paulista Sicred
A Federação Paulista de Futebol estreará nas semifinais da Copa Paulista Sicredi uma ferramenta de arbitragem inédita no Brasil: o Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte ao Futebol.
O "Desafio de Vídeo" funciona de forma diferente do VAR tradicional. Em vez de árbitros de vídeo monitorando todas as jogadas, caberá ao treinador de cada time solicitar revisões quando acreditarem que houve erro claro em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou um caso de cartão aplicado ao jogador errado.
Para isso, ele faz o gesto girando o dedo no ar e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir deste gesto, o árbitro principal vai até a área de revisão, na beira do gramado, para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.
Assim como no VAR, caberá ao árbitro de campo manter ou alterar a decisão. Cada time tem direito a duas solicitações por partida, e, se estiver certo na revisão, não perde o pedido utilizado.
Diferentemente do sistema tradicional de VAR, não há árbitros de vídeo. A ferramenta consiste em uma cabine na beira do gramado e um operador de replay. Os únicos lances que são revisados automaticamente pelo quarto árbitro, sem a necessidade de pedido dos treinadores, são os gols ou as cobranças das eventuais disputas por pênaltis para definir o vencedor.
``Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial´´, diz o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
A introdução do Football Video Support faz parte da estratégia global da FIFA de ampliar o acesso a tecnologias de arbitragem de vídeo, especialmente em competições com menos recursos financeiros e estruturais.
Diferentemente do VAR, que exige uma grande equipe de árbitros de vídeo e várias câmeras, o FVS foi desenhado para contextos mais simples, em que é possível oferecer suporte técnico adicional aos árbitros. A ideia é democratizar o uso da tecnologia, permitindo que torneios de diferentes portes também possam se beneficiar de revisões em lances decisivos.
A estreia do "Desafio de Vídeo" reforça o histórico caráter inovador da Federação Paulista de Futebol. Somente em 2025, a FPF foi pioneira no Brasil no uso do impedimento semi-automático e do Sistema Multiball, que estrearam no Paulistão Sicredi, e na câmera do árbitro, utilizada pela primeira vez no Paulistão Feminino Sicredi.
domingo, 14 de setembro de 2025
sábado, 13 de setembro de 2025
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Mesmo após derrota em casa, goleiro Gabriel segue confiante na classificação do Oeste na Copa Paulista
Rubrão encara o XV neste sábado em Piracicaba na volta das quartas de final
O sábado (13/9) será decisivo para as pretensões do Oeste na Copa Paulista. Às 18 horas, o clube de Barueri, que vem se fixando na cidade de Osasco, enfrenta o forte XV de Piracicaba, no Estádio Barão da Serra Negra, no jogo de volta das quartas de final.
Apesar da derrota na cidade de Osasco por 1 a 0 na partida de ida, o goleiro Gabriel segue confiante na luta pela classificação às semifinais. E lembra o que aconteceu na etapa anterior.
``Nas oitavas também perdemos para a Portuguesa Santista em Osasco, mas conseguimos reverter ganhando por 2 a 0 em no estádio Ulrico Mursa, em Santos. Respeitamos o XV e sabemos que a missão será bastante difícil, mas treinamos forte durante a semana e acredito que a história poderá se repetir amanhã (sábado) em Piracicaba´´, declarou o atleta revelado na base da Ponte Preta e que conta com gestão de carreira da BL Sports.
Fonte: Tática
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Milene Domingues debate sobre a pressão do futebol em evento no Butantã Shopping
Fut Encontro reúne personalidades do esporte, da comunicação e da cultura para discutir os desafios dentro e fora de campo
O futebol é paixão, mas também é cobrança, superação e resistência. Em torno desse universo, o Butantã Shopping, administrado pelo Carrefour Property e localizado em frente à estação São Paulo–Morumbi da linha amarela do metrô, promove nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, no Piso 1, mais uma edição do Fut Encontro. Desta vez, o tema em debate é “Pressão no Futebol”, abordando como atletas, profissionais e torcedores lidam com as exigências que envolvem o esporte mais popular do Brasil.
Para comandar a roda de conversa, o evento reúne nomes de diferentes áreas que trazem olhares complementares sobre o assunto. Entre os convidados estão Milene Domingues, embaixadora do futebol feminino, Cassio Barco, jornalista do Canal Goat e da Fifa+, e Fábio Simplício, ex-atleta com passagem por grandes clubes como São Paulo, Parma, Palermo e Roma.
Também participam da roda de conversas o poeta e escritor Victor Rodrigues, que também é slammer atuante na cena literária contemporânea, além de Professor Guerra, conhecido por iniciativas ligadas à saúde e bem-estar, como o Sampa Saúde em Movimento, e o jornalista André Mendes.
O Fut Encontro se consolida como uma arena de debates sobre a importância do futebol na sociedade, reunindo diferentes olhares e experiências que vão além das quatro linhas. A proposta é promover uma resenha franca, repleta de histórias, análises e reflexões sobre como a pressão impacta carreiras, performances e também o olhar do público sobre o jogo.
``O Fut Encontro é um espaço de troca e de experiências que traduzem a grandeza do futebol. A cada edição buscamos trazer temas que unem informação, emoção e debate, valorizando diferentes perspectivas em torno do esporte´´, destaca Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Butantã Shopping.
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição, e a atividade também vale como complemento para estudantes de cursos ligados à comunicação e ao esporte.
Serviço:
Evento: Fut Encontro - Bate-papo sobre futebol no Butantã Shopping
Data: 12 de setembro
Horário: 19h
Local: Piso 1 do Butantã Shopping
Entrada: Gratuita, sem necessidade de inscrição
Endereço: Av. Prof. Francisco Morato, 2718 - Butantã, São Paulo - SP, 05512-300
Sobre o Butantã Shopping
O Butantã Shopping é o primeiro shopping do Grupo Carrefour, administrado e comercializado pela unidade de negócios Carrefour Property. Inaugurado em 3 de maio de 1994, o empreendimento tem como âncora principal o Hipermercado Carrefour, além de Daiso, Lojas Americanas, Praia Hall, Preçolândia, Renner e Smart Fit Academia. O shopping leva o nome do bairro em que está localizado, a oeste da cidade de São Paulo, próximo aos bairros do Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Andrade, Campo Limpo, Jardim Guedala, Vila Sônia e Jardim Previdência, bem como dos municípios de Osasco, Taboão da Serra e Cotia. O Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia, composto por 310 imóveis próprios que somam mais de 14 milhões de m2.
Sobre o Carrefour Property:
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 17 milhões de m² de área de terreno e mais de 430 imóveis próprios. Atualmente, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers — incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Juntas, essas operações somam mais de 400 mil m² de área bruta locável (ABL).
Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
terça-feira, 9 de setembro de 2025
CBF divulga a tabela das semifinais da Série D
Com a definição dos quatro clubes que subiram para Série C (Inter de Limeira-SP, Barra-SC, Maranhão-MA e Santa Cruz-PE), a diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (9/9) a tabela detalhada das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro.
O Barra-SC enfrentará o Inter de Limeira, no sábado (13), às 16h, na Arena Barra, em Itajaí (SC). Já o Maranhão receberá o Santa Cruz, no Castelão, em São Luís (MA), no dia seguinte, domingo (14), às 16h.
Os confrontos da volta já estão agendados. Inter de Limeira x Barra-SC será no dia 20 de setembro, um sábado, às 16h, no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP). Santa Cruz x Maranhão ocorrerá no mesmo dia, mas às 19h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).
Decisivo diante do Guarani, Bruno Lopes possui números positivos pela Ponte Preta
Atacante possui quatro gols marcados e uma asistencia na atual temporada
No último derby campineiro, a Ponte Preta venceu por 1 a 0 o rival Guarani e iniciou muito bem a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Resultado que contou com mais uma bela atuação do atacante Bruno Lopes, responsável pela assistência para o gol, que culminou no triunfo da Macaca.
O passe para o tento anotado por Jonas Toró comprova apenas a grande fase vivida pelo atacante desde que chegou ao Moisés Lucarelli, depois de ter defendido as camisas de Amazonas e Maringá na temporada passada.
Afinal de contas, o homem de frente conta agora com cinco participações em gol em 21 jogos disputados.
Superando por exemplo o desempenho do ano passado quando teve quatro participações ofensivas ao longo de todo 2024.
Os números do atacante ganham ainda mais relevância ao verificar que ele foi titular em apenas cinco dos 11 jogos disputados pela Ponte Preta na Série C. Atualmente, Bruno Alves é também o segundo jogador que mais balançou as redes dos adversários na competição nacional vindo do banco de reservas, com dois tentos anotados.
Foto: Divulgação / Ponte
segunda-feira, 8 de setembro de 2025
domingo, 7 de setembro de 2025
sábado, 6 de setembro de 2025
Reinier, Andreas Pereira, Willian e mais: confira os velhos conhecidos que voltam ao Brasil nesta janela de transferências
Prazo para novas contratações se encerrou nesta terça-feira (2); entenda principais desafios e precauções para readaptação ao futebol brasileiro
A segunda janela de transferências do futebol nacional, que se encerrou na última terça-feira (2/9), foi marcada pela volta de diversos atletas conhecidos do público brasileiro. De jogadores que estavam no Oriente Médio a países dos grandes centros da Europa, a lista de repatriados abrange atletas que se notabilizaram ou foram campeões jogando no Brasil.
Alguns dos nomes que estavam na Europa são: Reinier, transferido do futebol espanhol para o Atlético-MG; Arthur Melo, emprestado pela Juventus ao Grêmio; Andreas Pereira, negociado pelo Fulham junto ao Palmeiras; e Willian, ex-Corinthians que estava no Fulham e fechou com o Grêmio para a sequência da temporada.
Uma das tendências da atual janela de transferências, entretanto, também foi a busca por velhos conhecidos que estavam longe dos grandes centros. Do futebol árabe, por exemplo, voltaram Vitinho, ex-Flamengo e contratado pelo Corinthians; Vina, que se destacou pelo Ceará e retorna ao Vozão; e Alexander, campeão da Libertadores com o Fluminense e contratado pelo Atlético-MG.
Ainda no Oriente Médio, a liga do Catar também perdeu atletas para o futebol brasileiro, como Romarinho, ex-Corinthians contratado pelo Vitória, e Thiago Mendes, formado no São Paulo e negociado com o Vasco na atual janela de transferências.
Principalmente no caso dos atletas que estavam atuando fora dos grandes centros do futebol mundial, a volta ao Brasil pode exigir cuidados a mais no âmbito da preparação para retornar a uma liga com maior número de jogos. O atacante Vitinho, por exemplo, ressaltou as diferenças entre as ligas ao ser apresentado pelo Corinthians:
``O ritmo aqui é alucinante. Na Arábia, tem tempo para treinar, se recuperar e se preparar para o próximo jogo. Aqui não é desse jeito. Estou na expectativa muito grande de começar a jogar, mas preciso de um tempo´´, afirmou à época o atacante, que ainda não atuou por 90 minutos desde a volta ao Brasil.
Quem também corrobora com o tema é Túlio Horta, COO e Head de Operações da Volt Sports Science, plataforma de saúde e serviços para atletas de futebol de elite, ao analisar os diversos fatores que devem guiar a preparação do atleta ao ingressar em uma nova liga.
``A adaptação do atleta a qualquer mudança de liga requer cuidados específicos, uma vez que em cada país as competições têm suas particularidades do ponto de vista de intensidade, dinâmica de jogo e até mesmo cultura local. Isso obviamente se reflete em aspectos da preparação diária que esse atleta precisará ter, pensando em maximizar sua saúde e performance, o que inclui também uma rotina de trabalhos específicos fora do CT e cuidados gerais com a saúde´´, explica.
``Por isso, a preparação para adaptação à nova liga deve levar em conta aspectos como o calendário, tempo de recuperação entre as partidas, clima e o modelo de jogo dos clubes - se a demanda física é maior, se é um estilo de jogo que favorece muito embate entre os atletas, entre outros fatores. Além disso, se adaptar a uma cultura diferente nunca é uma tarefa fácil. Mudança de ambiente requer uma competência de adaptabilidade muito grande e fatores ligados a comunicação e inteligência emocional também entram nesse cuidado´´, complementa.
Fonte: Press FC