A partir desta semana, o Museu do Futebol abre as portas gratuitamente para visitação da exposição temporária Futebol de Brinquedo
A partir desta semana, o público não paga nada para visitar a exposição temporária Futebol de Brinquedo, em cartaz no Museu do Futebol. É isto mesmo: de terça a domingo, das 9h às 18h, todas as pessoas poderão acessar de graça a mostra, que propõe um mergulho afetivo na história dos brinquedos analógicos inspirados no esporte mais popular do Brasil. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
O Museu do Futebol está atualmente passando por uma grande obra de renovação de sua exposição principal, que voltará com novidades no primeiro semestre de 2024. Até lá, ela fica fechada à visitação. Mesmo assim, o passeio continua valendo: para conferir a imponência da fachada do Estádio do Pacaembu e garantir uma selfie no mais conhecido cartão postal esportivo de São Paulo e visitar a Futebol de Brinquedo, que apresenta itens raros e inusitados que fizeram parte da infância de muita gente.
Fazem parte da mostra peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão. Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.
Além da visitação gratuita na Futebol de Brinquedo, o Museu do Futebol oferece uma programação cultural variada na área externa. São atividades organizadas pelo time do educativo e também brincadeiras como futmesa, futebol de botão e outras atividades. Para saber a programação completa, acesse aqui e também o Instagram do Museu do Futebol.
Por que o Museu está em obras?
O Museu do Futebol e sua exposição principal foram inaugurados em 2008 e desde, então, este será o primeiro grande processo de renovação. Para ficar ainda mais emocionante, tecnológico e diverso a renovação, atualização da exposição principal vai acontecer por seis meses. As mudanças envolvem a atualização do parque tecnológico, a reformulação da expografia, com a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo.
Um dos destaques será a maior presença do futebol de mulheres, dos torcedores e de outros “futebóis” – ou seja, modalidades e práticas diversas protagonizadas por pessoas comuns, em todo o Brasil. Além disso, o museu passa a reverberar temas que se tornaram prementes no mundo do futebol nas duas últimas décadas, como a diversidade, a inclusão e a questão racial.
SERVIÇO:
Museu do Futebol – Exposição Futebol de Brinquedo
Em cartaz até abril de 2024
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Entrada GRATUITA
O estacionamento é em via pública e funciona pelo sistema da Zona Azul, um cartão custa R$ 6,08/ três horas
Próximos às estações Paulista (Linha 4 - Amarela) e Clínicas (Linha 2 - Verde)
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIO E PARCERIAS
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Futebol de Brinquedo fica em cartaz até abril e conta com patrocínio máster do Banco Bmg, com patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com apoio da Cabot – todos por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.