O Museu do Futebol funciona normalmente na sexta-feira da Paixão e no domingo de Páscoa. Na segunda-feira, feriado de Tiradentes, fica fechado para manutenção
Um feriado prolongado está chegando e o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, é o melhor destino para quem pretende curtir momentos descontraídos vivendo a história do futebol. Aberto na sexta da Paixão (18/4) e domingo de Páscoa (20/4), o público pode contar com uma programação extensa que inclui visita à exposição temporária, Vozes da Várzea, que está em seus últimos dias, e à nova exposição principal, que foi renovada em julho do ano passado .
Algumas atividades especiais fazem parte das opções de diversão, como o Encontro de Colecionadores de Figurinhas, exibição de filme O Corintiano, com Mazzaropi, e atividades educativas, em uma programação planejada para atender toda a família.
Confira a programação:
18 de abril (sexta-feira)
11h e 14h – Visitas educativas
Para tornar a visita mais completa neste feriado, o Museu do Futebol oferece visitas acompanhadas do time do educativo. Elas acontecem em dois horários: 11h e 14h e o visitante poderá viver uma experiência única, conhecendo as histórias e emoções que fizeram o futebol brasileiro ser tão apaixonante e conhecido no mundo inteiro. O passeio dura cerca de 1h e 30, começa pela mostra temporária “Vozes da Várzea” e depois parte para a exposição principal. As vagas são limitadas a 20 pessoas e acontecem por ordem de chegada. O ponto de encontro é a sala Grande Área.
14h - Exibição do filme “O Corintiano”
Será exibido em parceria com o Museu Mazzaropi, o filme “O Corintiano”. Com o carisma irresistível de Mazzaropi, piadas atemporais e cenas hilárias, o longa é uma homenagem à cultura popular brasileira e ao amor por um time. A comédia gravada em 1966 conta a história de Mané, um barbeiro que é torcedor fanático do Corinthians e mora em um bairro pobre, onde vive discutindo com os vizinhos e com a filha que deseja ser bailarina. Entre os palcos do filme, está o Pacaembu, estádio histórico onde está localizado o Museu do Futebol. Para assistir ao filme, não é necessário inscrição é só comparecer na Sala Zona Mista, onde ocorre a transmissão.
19 de abril (sábado)
9h às 14h – Encontro de Colecionadores de Figurinhas
O Museu do Futebol promove encontros de colecionadores dos mais diversos tipos de objetos ligados ao futebol: figurinhas, botões, camisas, chuteiras, cachecóis, mini craques, tabelas, entre outros. Neste sábado, ocorre o Encontro de Colecionadores de Figurinhas na área externa, conhecida como foyer. A atividade é gratuita e aberta ao público, principalmente aos interessados em completar álbuns de figurinhas e amantes do futebol.
10h30 às 16h - Espaço Dente de Leite
A primeira infância também tem seu cantinho no Museu do Futebol, com o espaço Dente de Leite, que tem atividades lúdicas e estimula o brincar entre bebês e crianças de até 3 anos. O cantinho convidativo para esse público fica montado na Sala Zona Mista.
11h e 14h – Visitas educativas
11h - Atividade Educativa | Quebra – Camisa
Quebra – Camisa é mais uma atividade comandada pelo time educativo do Museu do Futebol. Trata-se de um quebra-cabeça em que a criança poderá montar o layout de sua camisa encaixando peças com cores diversas.
20 de abril (domingo)
10h30 às 16h - Espaço Dente de Leite
11h e 14h – Visitas educativas
14h - Atividade Educativa | Quebra – Camisa
Últimos dias da exposição temporária Vozes da Várzea
O feriado pode ser a última oportunidade para o público visitar a exposição temporária Vozes da Várzea, que termina no dia 27 de abril. A Mostra apresenta o protagonismo do futebol amador paulista e, de uma forma democrática e atemporal, retrata a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo, por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
SERVIÇO - MUSEU DO FUTEBOL
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu.
Horário: 9h às 18h (entrada até às 17h)
Valores: R$ 24 (inteira), R$ 12 (meia)
Grátis para Crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria ou on-line
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Rede e Goodyear; apoio do Grupo Zanchetta, Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura — Lei Rouanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário