segunda-feira, 14 de abril de 2008

Balanço da Terceira Divisão (Série A-3)

Faltam três rodadas para encerrar a fase de classificação do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A-3) e a disputa pelas sete vagas que restam para completar o G-8 esta empolgante. Apenas o Linense está classificado, enquanto o União Barbarense (veja o mascote) está quase lá. Daí para baixo a chapa vai ferver até a última rodada, pois 12 times brigam por seis vagas na segunda fase, a dos quadrangulares decisivos.

A missão mais espinhosa é a do tradicional XV de Piracicaba, que esta na décima quarta colocação com 20 pontos, três a menos que o Oeste Paulista, oitavo colocado com 23. O time de Piracicaba tem dois compromissos fora de seus domínios, pega o desesperado Independente, em Limeira, precisando vencer pra respirar, o Oeste, em Presidente Prudente, que sonha com a vaga, e depois recebe em casa o Força, que se não vencer na próxima rodada começa a flertar com o rebaixamento.

Com situação não tão menos complicada, Força e Nacional têm 21 pontos e jogos teoricamente difíceis. A equipe de Caieiras encara o Votoraty (em Votorantin) e São Bernardo, que briga pela almejada classificação, e o XV, em Piracicaba, que pode chegar à última rodada precisando da vitória e complicar a vida do Força.

O Nacional joga fora com o desesperado Taubaté e também contra a Itapirense brigando pra chegar, e fecha em casa a sua participação contra o Flamengo, de Guarulhos, que a esta altura do certame deverá estar qualificado, pois é o terceiro hoje com 29 pontos, porém tentando ficar entre os quatro primeiros para poder decidir em casa na sexta e última rodada dos quadrangulares.

A Itapirense só depende dos seus resultados para garantir a vaga, mas tem partidas complicadas diante do Flamengo, em Guarulhos, o Nacional, em Itapira, e por último, quem sabe o já rebaixado União de Mogi das Cruzes.

A Francana, outra tradicional equipe interiorana que já foi líder da competição, estaria fora da segunda fase hoje. Para carimbar o passaporte necessita derrotar em casa o Oeste (confronto direto pela vaga), Palmeiras B e depois medir forças com o já classificado Linense, em Lins.

A missão do Oeste Paulista, oitavo também com 23 pontos, é detonar a Francana, em Franca, o XV, em casa ,e o Votoraty, fora. Haja transpiração para fazer estes resultados. O Votoraty, que contabiliza três resultados ruins em seqüência, joga contra o Força em casa, Penapolense fora, e o Oeste, em Presidente Prudente, o que convenhamos não é empurrar bêbado na ladeira.

Com 24 pontos, o Osvaldo Cruz enfrenta o Palmeiras B e São Carlos fora e fecha em seu estádio contra o Penapolense. O São Carlos, com 25 pontos, joga duas como visitante, contra União Mogi e Taubaté, que brigam para não cair, e em casa contra Osvaldo Cruz.

O São Bernardo, com 26 pontos ganhos e ostentando a quarta colocação, encara o Linense e o Força como visitante, e encerra em casa diante do Santacruzense. Tarefa mais relax tem o Flamengo, que só precisa de uma vitória em três jogos, a Itapirense e o União Mogi, em casa, e o Nacional, na Capital.

O Penapolense decide a sua sorte enfrentando na seqüência a União Barbarense, em Santa Bárbara, Votoraty, em Penápolis, e Osvaldo Cruz fora. A única certeza é que o campeonato da A-3 vai bombar até a última rodada da primeira fase, no dia 4 de abril.

Confira alguns números da competição:

MELHORES ATAQUES
Linense - 40 gols
Penapolense - 33
União Barbarense - 32

MELHORES DEFESAS
Flamengo e São Bernardo - 15 gols sofridos
Linense e União Barbarense - 19

EQUIPES MAIS FALTOSA
União Barbarense - 363 faltas
Linense - 347
São Carlos - 340

ARTILHEIROS
Fausto (Linense) - 14 gols
Ney Mineiro (Votoraty) - 13
Neto Mineiro (SantaCruzense) - 12

MELHORES MÉDIAS DE PÚBLICO

Linense - 1958 pagantes por jogo
Itapirense - 1531
União Barbarense - 1520


Colaboração: Wagner Guimarães

Nenhum comentário: