Hoje, 2 de abril, o Guarani Futebol Clube, da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, completa 103 anos de existência. Fundado em 1911 nas cores verde e branco, o seu nome de batismo foi dado em homenagem a uma das obras mais conhecidas do maestro e compositor campineiro Carlos Gomes.
Apesar da crise em que vive atualmente nada tira o brilho de um passado de glórias de uma das mais tradicionais equipes do interior de São Paulo, conhecida em todo Brasil. O Bugre foi o segundo time a conquistar o direito de disputar o Paulistão através da lei de acesso.
Entre tantas outras conquistas do Guarani destacam-se a de campeão do Campeonato Brasileiro de 1978, campeão da Taça de Prata de 1981 (atual Série B), vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1986 e 1987, vice-campeão do Campeonato Paulista de 1988 e de 2012.
O Bugre, que em toda sua historia cedeu inúmeros jogadores à Seleção Brasileira, também participou de três edições da Taça Libertadores da America, sendo a sua melhor participação no ano de 1979, quando ficou com a terceira colocação do torneio.
O Guarani tem estádio próprio, o Brinco de Ouro da Princesa, construído após ampla campanha de arrecadação de fundos feita entre seus torcedores e inaugurado em maio de 1953, hoje com capacidade para mais de 30 mil torcedores.
O Bugre encerra sua participação na Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista de maneira melancólica, sem chances de conquistar acesso a elite do próximo ano. No dia 24 de abril, o Guarani estreia no Grupo 2 da Serie C do Brasileiro diante do São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.
Pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira , o Guarani enfrenta o Santa Rita, no Estádio Olival Elias de Morais, na cidade de Boca da Mata, no estado de Alagoas.
Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)
20 anos de Jogos Perdidos
Há 9 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário