quinta-feira, 16 de julho de 2020

FPF define regras da Copa Paulista de 2020, com 32 clubes, e início em setembro


Em Resolução da Presidência nº 010/2020, assinada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e  encaminhada para os clubes participantes das Séries A1 (Primeira Divisão), Série A2 (Segunda Divisão) e Série A3 (Terceira Divisão), foi informada as diretrizes para a disputa da Copa Paulista 2020. A competição está prevista para iniciar em setembro e terá 32 equipes.

O campeão da Copa Paulista terá direito de escolher a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil em 2021. O vice-campeão ficará com a vaga restante.

Em princípio, as vagas serão assim distribuídas: os 
12 primeiros colocados da Série A1, os 11 melhores da Série A2 e os nove primeiros colocados da Série A3. O clube que não tiver interesse em participar será substituído dentro da sua divisão, até o preenchimento da vaga.

Um detalhe significativo é que, ao contrário das temporadas anteriores, em virtude da longa paralisação no futebol paulista por conta da pandemia do coronavírus, a o departamento técnico da 
FPF tirou o item que impedia que um clube rebaixado de participar da competição.

O período de disputa será definido após conhecer as datas liberadas pelo Governo do Estado de São Paulo para os jogos das Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. A Segunda Divisão, tudo indica, que será iniciada na primeira quinzena do mês de agosto. E o objetivo é que a Terceira Divisão seja disputada paralelamente com a Copa Paulista.

A partir de agora, os clubes que pretendem disputar a Copa Paulista, terão prazo até o final do mês de julho para confirmar a sua participação. Assim, a partir de agosto, será possível elaborar o protocolo para retomada das atividades e encaminhar para o Governo do Estado de São Paulo para exames, treinos e início da competição.


Nenhum comentário: