Para marcar o Dia Internacional da Mulher em 2023, o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lançou, nesta quarta-feira (8/3), a campanha #OJogoVirou no Twitter, com o objetivo de ressaltar as conquistas e vitórias - históricas e recentes - das mulheres no meio esportivo.
Jornalistas, atletas, influenciadoras e torcedoras participaram da ação e compartilharam seus testemunhos de como as mulheres estão conquistando seu espaço no universo futebolístico, relatando as vitórias nessa luta por mais direitos. A campanha começou pelo próprio perfil do Museu do Futebol, que publicou: “Como forma de punição, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) determinou que apenas mulheres e crianças assistissem o jogo Coritiba X Aruko. #OJogoVirou e o estádio acabou recebendo 9 mil torcedoras e crianças fervorosas na arquibancada”.
Em seguida, a ação atraiu milhares de mulheres, chegando aos assuntos mais comentados do Twitter, e reuniu vários tweets ao longo do dia, como o das Dibradoras: “#OJogoVirou em 2019 quando tivemos a oportunidade de trabalhar e vivenciar a Copa do Mundo Feminina na França e ter a certeza de que, a partir dali, o futebol feminino não iria mais retroceder”; e o de Ary Borges, ex-Palmeiras e atual jogadora do Racing Louville (EUA): “Pra galerinha do “ninguém liga pra futebol feminino”: #OJogoVirou quando ano passado várias torcidas quebraram recordes assistindo seus times feminino”.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Museu do Futebol realiza uma campanha digital em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Depois das ações #MeuRival e #CartãoVermelho, que falaram sobre a discriminação sofrida pelas mulheres no mundo dos esportes, a instituição optou por dar luz, desta vez, ao lado positivo desta luta, enaltecendo as conquistas das mulheres e mostrando que #OJogoVirou.
Futebol feminino no Museu do Futebol
O Museu do Futebol vem fortalecendo projetos relacionados ao futebol de mulheres desde 2015, quando realizou a ação “Visibilidade para o Futebol Feminino”. Um dos resultados da iniciativa foi a inclusão de mulheres e a história da proibição do futebol feminino no Brasil na exposição principal do museu, além do desenvolvimento de pesquisas e a realização de debates e cursos sobre o tema na programação cultural
Em 2019, a instituição trouxe à tona o tema novamente com a mostra “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, que contou como as mulheres tiveram de lutar para conquistar o direito ao jogo, a uniformes, e para estar em lugares como gestão, arbitragem, imprensa e até mesmo arquibancada. Em 2023, uma versão itinerante desta exposição foi montada e fez sua estreia em Araraquara, em janeiro. Ela fica em cartaz até abril na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Além disso, o Museu do Futebol investe, sobretudo, na digitalização de acervos históricos sobre a modalidade para poder perpetuar esta história.
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 6,08 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍCIO E PARCERIAS
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco BMG, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e EMS Farmacêutica. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Rádio CBN, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Museu do Futebol – Comunicação
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