segunda-feira, 17 de março de 2025

Museu do Futebol realiza evento para profissionais e criadores que promovem o futebol de várzea da capital paulista


"Do blog às redes sociais: a evolução digital na várzea" tem entrada gratuita e vai reunir personalidades da várzea. As inscrições estão abertas e o evento acontece no dia 22 de março.


O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove no dia 22 de março o evento Do blog às redes sociais: a evolução digital na várzea, dedicado especialmente às pessoas que trabalham pela divulgação do futebol de várzea em São Paulo, desde profissionais da imprensa a criadores de conteúdo independentes. Com nomes fortes e representativos do futebol varzeano da capital, a atividade tem o objetivo de reforçar a importância de quem atua nos bastidores para divulgar o esporte. 

O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita, mas para participar é necessária a inscrição via Sympla. As primeiras pessoas que se inscreverem ganham um kit do Museu do Futebol: um exemplar do livro "Na ponta das canetas", com crônicas sobre futebol de várzea, e uma caneca exclusiva, feita especialmente para profissionais de imprensa. Para receber os brindes, é preciso comparecer ao evento.  

A programação começa às 10h com dois jogos de X1, que é uma partida de futebol entre dois jogadores, um contra um, em uma área pequena ou minicampo. Os atletas Helber Jr. x Paiva e Dreew x Loloh, se enfrentam nas partidas, que terão a super narração ao vivo de Ron, conhecido como a "Voz da Várzea". 

Em seguida, às 11h, rola um bate-papo com a participação do público, com feras da várzea apresentando os agentes deste contexto, que utilizam de diversos recursos para difundir a várzea. Carlão Carbone, comunicador pioneiro da várzea, Dadinho Casarão (Movimento Paz na Várzea), Karol (Olhos das Arquibancadas), Carlinhos Terrível (social media do Cidade Tiradentes), Diego Viñas e Alberto Luiz dos Santos (curadores da exposição Vozes da Várzea), farão parte da conversa. 

O momento promove também um encontro entre comunicadores e comunicadoras para trocarem experiências, contatos e assim fortalecer esta rede de comunicação. Ao final do debate, os participantes do evento têm entrada gratuita para conhecer a exposição Vozes da Várzea ao lado dos curadores Diego Viñas e Alberto Luiz dos Santos, quando também poderão aproveitar para gravar conteúdos para seus canais.  


SERVIÇO: 

Do blog às redes sociais: a evolução digital na várzea 


Data: 22 de março 

Horário: 10h às 13h 

Local: área externa do Museu do Futebol 

Inscrições, aqui. 


PROGRAMAÇÃO 

 

10h | Jogos de X1 com narração ao vivo de Ron, a "Voz da Várzea" 

Helber Jr x Paiva 

Dreew x Loloh  


11h | Bate-papo com:  

Carlão Carbone - Pioneiro da comunicação na várzea 

Dadinho Casarão - Movimento Paz na Várzea 

Karol “Olhos das Arquibancadas” 

Carlinhos Terrível - Social Media do Cidade Tiradentes 

Diego Viñas e Alberto Luiz dos Santos - curadores da exposição Vozes da Várzea  


+ Visita gratuita à exposição Vozes da Várzea 

Uma oportunidade de conhecer a exposição do Museu do Futebol que faz homenagem ao futebol varzeano de São Paulo e ainda gravar um conteúdo especial para o seu canal. 


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Rede e Goodyear; apoio do Grupo Zanchetta, Farmacêutica EMS, Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

Nenhum comentário: