segunda-feira, 15 de julho de 2024

Museu do Futebol leva exposição "Brincar de Futebol - Fotografias" para a Oficina Oswald de Andrade


A exposição exibe imagens do 1º Concurso de Fotografia do Museu do Futebol, realizado em 2023


O Museu do Futebol sai do seu espaço e promove uma exposição de fotografias na Oficina Cultural Oswald de Andrade. De julho até 3 de agosto, entra em cartaz Brincar de Futebol – Fotografias, que é o resultado do 1º Concurso de Fotografia realizado pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. 

O tema do concurso e da exposição foi inspirado na exposição temporária Futebol de Brinquedo, que ocupou o Museu do Futebol de outubro de 2023 a junho de 2024. 

Para o concurso, foi proposto que fotógrafas e fotógrafos mergulhassem no universo lúdico da relação de crianças e adultos com o futebol como mais do que um esporte, mas uma paixão que atravessa o país de ponta a ponta justamente por seu caráter de diversão, socialização e imaginação.   

Na exposição o público visitante poderá ter a experiência em viajar pelo Brasil por meio de imagens de brincadeiras com o futebol que convidam o espectador a enxergar a beleza da espontaneidade que a interação com a bola traz. 

A exposição é uma ação do Programa Conexões Museus SP, realização do Sistema Estadual de Museus – SISEM - SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.   

Sobre a Oswald de Andrade 

Localizada no Bairro do Bom Retiro, o Edifício Oswald de Andrade está sediado num espaço histórico inaugurado em 1905. No local são realizadas diversas atividades de formação e difusão que abordam diferentes linguagens artísticas como artes cênicas, artes visuais, audiovisual, gestão cultural, espetáculos de dança e teatro, exposições, literatura, moda e música. O Edifício Oswald de Andrade pertence à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. 

 A visitação é gratuita, de segunda a sexta das 10h às 22h e sábado, das 10h às 20h. 

Exposição “Brincar de Futebol – Fotografias 

Local: Oficina Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP 

Horário de visitação: segunda a sexta das 10h às 22h e sábado, das 10h às 20h. 

Gratuito 


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL    

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. Suas salas expositivas instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.   

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.      


PATROCINADORES E PARCEIROS   

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Série D: 21 times garantidos na segunda fase. Faltam 11 vagas na última rodada. Inter de Limeira classificada!

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sede da final da Copa América, Miami se destaca como ótimo destino para eventos esportivos


Empresário brasileiro que atua nos EUA avalia impacto das competições esportivas na Flórida


Miami foi selecionada para sediar a final da competição entre Argentina e Colômbia neste domingo (14/7), às 21h, no Hard Rock Stadium. A cidade ensolarada norte-americana recebeu também outras duas partidas da fase de grupos (Uruguai 3 x 1 Panamá e de Peru 0 X 2 Argentina).  

Para Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária fundada por brasileiros que atua na Flórida há 30 anos, Miami tem sido um excelente destino para eventos esportivos.

``A final da Copa América não é a única grande conquista de Miami. A cidade é uma das sedes dos GPs de Fórmula 1 pelos próximos anos, conta com os premiados jogadores de futebol Messi e Luís Suárez no Inter Miami e receberá a Copa do Mundo em 2026. O clima agradável da região, ensolarado na maior parte do ano, as instalações esportivas modernas e bem equipadas, capazes de receber eventos de grande porte, como o Hard Rock Stadium, além do plus que é a diversidade cultural e turística de Miami, são fatores que explicam o porquê de Miami ter sido escolhida como palco desses grandes eventos´´, explica Daniel. 

Daniel relata como eventos esportivos proporcionam grandes impactos para Miami e toda a Flórida.

``Ser palco de competição como a Copa América, por exemplo, trará bons frutos já agora, em 2024. Estes acontecimentos não apenas impulsionam os segmentos de turismo e entretenimento, mas também realçam o valor da cidade diante do aspecto de investimentos e movimentam a economia da região´´, comenta Ickowicz. 

Outro exemplo notável de como os eventos esportivos impactam na economia local é a chegada é a construção de um novo estádio que está sendo construído pelo Inter Miami. Conforme informações disponíveis no site oficial do "Miami Freedom Park", estima-se que o empreendimento contribuirá com aproximadamente 40 milhões de dólares em impostos anuais para a cidade, para o condado de Miami-Dade e escolas públicas locais e o estado da Flórida. Espera-se ainda que cerca de 15 mil empregos sejam criados, tanto de forma direta quanto indireta. 

Além de Miami, a Flórida teve Orlando como outra sede dessa edição da Copa América. Já os outros estados que receberam o torneio são: Nevada, North Carolina, Kansas, Missouri, Georgia, Jersey, Texas, Califórnia e Arizona. 







Fonte e foto: LB Comunicação

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Museu do Futebol reabre em São Paulo com novas experiências e maior representatividade


Exposição principal aborda temas contemporâneos e históricos que reafirmam o futebol como parte da identidade nacional



Uma história viva, que apresenta o futebol como parte inseparável da identidade cultural brasileira. A partir de 12 de julho será possível vivenciar esse novo e emocionante capítulo do Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Renovado para ser mais diverso, inclusivo e ainda mais divertido, o museu dedicado ao fascínio pelo esporte ganhou novos conteúdos e salas, mais recursos de acessibilidade, itens raros e curiosos, vídeos, fotos e atrações inéditas.

As obras do novo Museu do Futebol começaram em novembro de 2023, mas a concepção do projeto teve início há mais de dois anos. As discussões e empenho de múltiplas equipes envolveram o licenciamento de mais de 1,5 mil imagens, a criação, revisão e tradução de 136 novos textos, produção de mais de 60 vídeos e aquisição de centenas de equipamentos – entre computadores, monitores, câmeras e projetores. Profissionais de pesquisa, audiovisual, expografia e comunicação participaram do projeto coordenado pelos curadores Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A iniciativa teve direção artística e projeto expográfico de Daniela Thomas e Felipe Tassara e comunicação visual de Jair de Souza.

``A reabertura do Museu do Futebol celebra nossa rica história futebolística e abraça a diversidade e a inclusão. Este espaço renovado oferece uma oportunidade única para todas as gerações se conectarem com as raízes do esporte que molda nossa identidade nacional. Com novas tecnologias, experiências interativas e uma maior representatividade do futebol feminino, o Museu se torna um ponto de encontro para todos que compartilham a paixão pelo futebol e pela cultura brasileira´´, ressalta a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema - todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

``É um investimento importante do Governo de São Paulo e dos patrocinadores para a cultura, proporcionando a atualização e renovação deste museu muito querido da população paulista e muito visitado por turistas nacionais e internacionais´´, diz Renata Motta, diretora executiva do Museu do Futebol.

Entre 2022 e 2023, o Museu do Futebol recebeu mais de 675 mil pessoas. Desde a inauguração, em 2008, a instituição já somava mais de 4,7 milhões de visitantes.

``Estava tudo certo, o público continuava visitando e gostava, mas o futebol e a sociedade mudaram muito desde a abertura da instituição, em 2008, e sentimos a necessidade de incorporar essas transformações´´, explica Marcelo Duarte. ``Também tínhamos o desafio de atrair o público jovem que, em geral, ainda enxerga os museus como um reduto de antiguidades´´, completa.

Para encarar o desafio, o trio de curadores formou conselhos com personalidades ligadas ao esporte; um grupo de jovens e a própria equipe técnica da instituição contribuíram com sugestões. A partir dessa troca de ideias o projeto ganhou corpo.

``Mantivemos o espírito do Museu e incorporamos tecnologias e experiências para deixá-lo ainda mais moderno e atraente para todos os públicos´´, conta Marcelo.

Experiências inéditas

Entre as novidades do Museu está a Sala Raízes. Mais de 100 fotografias e um filme produzido pelo cineasta Carlos Nader podem ser conferidos no espaço, que possui um telão multimídia composto de 17 monitores. “É um grande mergulho histórico e apaixonante pelo período em que o Brasil elevou o futebol a um valor cultural muito significativo", descreve o curador Leonel Kaz. 

´´A Sala Raízes mostra a celebração do povo brasileiro, entre as décadas de 1930 e 1950, quando o Brasil olhou para si e surgiram valores novos da cultura nacional – na pintura com Portinari, na literatura com Drummond, assim como na música, no teatro e outras importantes manifestações´´, completa.

Com interatividade e tecnologia, o novo espaço oferece uma experiência que ressalta como o futebol transcende as fronteiras do esporte para se tornar um fenômeno cultural.

Gol da igualdade

A Sala das Origens, que conta a trajetória do esporte desde o século XIX e segue até os anos 1930, é um dos espaços reformulados que passa a contemplar com mais ênfase o futebol feminino. Entre os grandes marcos dessa história está o decreto assinado por Getúlio Vargas, em 1941, que vetou a prática da modalidade por mulheres. A justificativa era de que o esporte seria “incompatível com as condições de sua natureza”. O veto durou quatro décadas.

As primeiras informações sobre o futebol de mulheres foram incluídas na exposição principal do Museu em 2015. Agora, no percurso atualizado, há mais conteúdos inéditos coletados e cedidos por jogadoras, técnicas e jornalistas esportivos.

A curadora e diretora técnica Marília Bonas explica que o Museu é hoje um hub do futebol feminino e está em equilíbrio com o que a instituição oferece sobre a modalidade masculina.

``O empenho em trazer à tona a história do futebol de mulheres e de jogadoras como Marta e Formiga tornou o Museu uma das fontes de pesquisa mais abundantes sobre o tema´´.

Na exposição renovada, foram incluídas na Sala das Origens imagens raras que mostram mulheres brasileiras jogando futebol a partir de 1920 – por enquanto, os registros mais antigos de que se tem notícia.

Na Sala das Copas, por exemplo, o futebol feminino ocupa quatro módulos – Defesa, Drible, Contra-Ataque e Gol – que exaltam a história e a resistência femininas entre 1941 e 1988 - período que vai da proibição da modalidade até a realização do Primeiro Torneio Experimental da China, em 1998, que antecedeu a criação oficial da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. Além disso, foram incluídas na Sala todas as Copas femininas desde 1991, junto com as masculinas.

``Nesta sala, uma das mais queridas do público, incluímos imagens inéditas, pesquisadas e cedidas por pioneiras do futebol feminino no Brasil´´, conta Marília.

Outra novidade é um vídeo protagonizado pela jogadora Marta. Projetada em uma tela de tamanho natural, a rainha do futebol se despede do público ao fim do percurso de visitação. Em português, espanhol e inglês a atacante convida todos a retornarem e, por fim, agradece na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A projeção é como um espelho do vídeo de boas-vindas com Pelé, na entrada do Museu, desde a inauguração em 2008.

O Pelé que nos habita

A nova Sala Pelé é totalmente dedicada ao Rei do Futebol e promete emocionar quem o viu jogar e surpreender aqueles que não tiveram essa oportunidade. Considerado o atleta do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional, sua trajetória é contada com imagens cativantes do jogador. A curadoria explora ainda a relação do rei com outros jogadores em campo. A camisa vestida por Pelé na final da Copa de 1970 contra a Itália ganha a companhia de outro exemplar raro – o uniforme usado pelo jogador em uma partida em homenagem à rainha Elizabeth II, da Inglaterra, pela Seleção Paulista.

Para o curador Leonel Kaz, a sala é um dos pontos altos da nova experiência.

`´Faz meio século que ele parou de jogar e segue muito significativo na memória brasileira do futebol, pois o Pelé nos habita, representa o desejo, o instinto, uma forma de alcançar uma vitória, em todos os sentidos´´.

Experiências futebolísticas

Os visitantes do Museu do Futebol encontrarão possibilidades interativas e gameficadas na nova sala Jogo de Corpo. As atividades, por meio da movimentação corporal, exploram elementos de uma partida de futebol como a troca de passes, precisão e velocidade.

``Essa sala já existia, mas ganhou atenção especial e foi aprimorada´´, conta Marcelo Duarte. ``Percebemos que atividades como o Chute a Gol agradavam e isso nos levou a propor outras práticas futebolísticas”, explica o curador. "É um momento para descontração, de interação entre a família e os amigos´´.

Em parceria com a Globo, a Sala Dança do Futebol permite aos visitantes escolher vídeos que documentam situações memoráveis do futebol brasileiro. Gols históricos, comemorações inesquecíveis, defesas e dribles que desconcertam o adversário são parte do menu.

``Cabiam outros gols no Museu e essa sala vai apresentar muitos deles, de um jeito diferente, moderno e lúdico. O público vai conferir jogadas espetaculares´´, observa Marcelo.

As jogadas incríveis vêm de diferentes estados brasileiros, tanto de campeonatos masculinos quanto de femininos.

O seu, o meu, o nosso Pacaembu

Um dos palcos mais importantes do futebol nacional, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que celebrou 84 anos em abril, não poderia ser esquecido no processo de renovação do Museu.

``Agora contamos a história do estádio da forma como ele merece´´, celebra Marcelo Duarte em referência ao espaço intitulado Almanaque da Bola.

A sala reserva um vídeo especial de nove minutos sobre o estádio, além de maquetes táteis e assentos extraídos do Pacaembu. Outra curiosidade que anima os envolvidos no projeto é a reabertura das portas que conectam o Museu ao gramado do estádio, permitindo o acesso e a contemplação por visitantes.

Almanaque da Bola substitui a antiga sala Números e Curiosidades, agora com novas tecnologias e interação, como desafios e testes sobre temáticas relacionadas a questões contemporâneas do esporte, como visibilidade das modalidades adaptadas para pessoas com deficiência e o problema do racismo. Informações em linguagem simples e visualmente atraentes são oferecidas com recursos de acessibilidade.

Outra novidade é que as ilustrações da Almanaque passam a representar homens e mulheres, de diferentes tons de pele. De acordo com a curadora e diretora técnica Marília Bonas, esse processo indica uma mudança de paradigmas. “Antes, a comunicação visual trazia apenas imagens de homens, em preto e branco. Eram os mesmos corpos, como se fosse um padrão. Nessa renovação temos outras cores, silhuetas, diferentes gêneros, pessoas com deficiência… Afinal, o futebol é para todas e todos”, afirma.

Nova geração

A história recente do futebol brasileiro é abordada na instalação O Brasil no Mundo. Vídeos com depoimentos de jogadores que passaram por clubes fora do país mostram como os brasileiros são reconhecidos no exterior. “Mostra como o Brasil tem exportado 'pé de obra' para diversos países”, explica Duarte.

Alguns visitantes solicitavam mais objetos na exposição, mesmo sendo o espaço majoritariamente dedicado a acervos audiovisuais experiências interativas. O pedido foi atendido. “Temos uma vitrine que será modificada de tempos em tempos com peças significativas. Iniciamos com a chuteira que o Neymar usou em 2016 e uma medalha de ouro de Mizael Conrado, do futebol de 5, modalidade praticada por pessoas com deficiência visual".

PATROCINADORES DO PROJETO DE RENOVAÇÃO

O projeto de renovação da exposição principal do Museu do Futebol, desenvolvido entre novembro de 2023 e julho de 2024, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e conta com patrocínio do Banco Bmg e Grupo Globo; apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.

Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.

PATROCINADORES E PARCEIROS DA TEMPORADA 2024

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

SERVIÇO

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - SP

Abertura: 12/07

Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).

Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)

https://bileto.sympla.com.br/event/96110/

Grátis para crianças até 7 anos 

Grátis para todos às terças-feiras 

Entrada gratuita para todos nos dias 12, 13 e 14/7

Saiba mais: www.museudofutebol.org.br


 

14ª rodada da Série B: Santos reassume liderança. América é vice, com Vila Nova e Sport retornando ao G4.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Heitor Roca completa um ano de estreia pelo São José, festeja marca e foca em classificação na Série D


Contratado em 2023, Heitor Roca completou, na última terça-feira (2/7), um ano do seu primeiro jogo pelo São José. O lateral-esquerdo estreou em duelo fora de casa com a Portuguesa Santista, na rodada de abertura da Copa Paulista.

Depois daquela partida com a Briosa, Heitor ajudaria a Águia do Vale a alcançar feitos importantes. Na Copa Paulista, seria vice-campeão, campanha que garantiu o São José nesta Série D — e marcou o retorno da equipe a uma competição nacional após 24 anos.

``Feliz por completar o meu primeiro ano vestindo essa camisa. O São José possui projeto sério, é clube formado por pessoas trabalhadoras, e me sinto honrado por fazer parte disso. Seguimos em busca dos nossos objetivos na temporada´´, destacou o atleta, de 26 anos.

No grupo 7 da Série D, o São José chega embalado para a reta final da primeira fase. A equipe vem de vitória fora de casa sobre a Inter de Limeira, por 2 a 1, e a três rodadas do fim, segue com chances de classificação.

``A nossa equipe vem de grande resultado fora de casa. Continuamos focados em manter o bom nível de atuação nessa reta final. Já estamos com as atenções voltadas para o próximo desafio e seguimos em busca da classificação, jogo a jogo´´, concluiu Heitor Roca, presente em 10 das 11 partidas que a Águia do Vale disputou neste Brasileirão.


O São José volta a campo no sábado (6), quando visita o Santo André. As duas equipes vão se enfrentar no Estádio Bruno José Daniel, às 15h, pela 12ª e antepenúltima rodada da primeira fase do Grupo 7 da Série D.







Foto: Henrique César - Fonte: AV

Presente em todos os jogos do São Bernardo na Série C, Romisson foca em duelo decisivo contra o líder Botafogo-PB


O São Bernardo conquistou importante vitória na última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro ao superar o Athletic, fora de casa, pelo placar de 4 a 1. Com o resultado, a equipe paulista assumiu a terceira colocação na tabela de classificação com 21 pontos e segue firme em sua caminhada para a segunda fase..

``Infelizmente tivemos um tropeço inesperado dentro de casa, mas nossa equipe não se abalou e fizemos grande partida contra o Athletic, fora de casa. Conquistamos vitória maiúscula e que nos deu mais confiança para seguir firme na competição´´, analisou o meia Romisson.


Presente em todos os jogos da equipe na competição, todos como titular, Romisson foca no duelo da próxima segunda-feira (8/7), às 20 horas, dentro de casa, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, contra o líder e invicto Botafogo-PB.

``Temos mais uma decisão pela frente na próxima semana. O Botafogo-PB é uma das equipes que estão brigando na parte de cima da tabela e isso torna o jogo ainda mais importante. Um bom resultado nos colocaria numa situação bastante interessante para alcançarmos nosso primeiro objetivo, que é a classificação´´, finalizou o jogador.






Fonte e foto: AV

Museu do Futebol exibe camisa que Pelé usou em jogo com a presença da Rainha Elizabeth II


Não era fim de campeonato, mas a partida de 10 de novembro de 1968, em Maracanã lotado, entrou para história. No campo, Pelé defendia o time da Federação Paulista de Futebol contra a seleção do Rio de Janeiro. Na tribuna de honra, a Rainha Elizabeth II assistiu ao jogo e viu o Rei do Futebol marcar um dos três gols que garantiram a vitória aos paulistas. A camisa que Pelé usou naquela partida é uma das novidades do acervo do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo de São Paulo. O espaço reabre ao público em 12 de julho, com entrada gratuita.  

O “Jogo da Rainha”, como noticiaram alguns jornais da época, terminou em 3 a 2 para os visitantes e, pelo feito, Pelé recebeu os parabéns da monarca britânica. Anos mais tarde, em 1997, ela o condecorou com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico. A camisa foi cedida por Cássio Brandão, fundador da rede de colecionadores Alambrado Futebol e Cultura. 

A camisa 10 usada pelo jogador ficará exposta na Sala Pelé, junto a outra camisa histórica, a da final do tricampeonato mundial, em 1970, que já fazia parte do acervo do Museu. Além dessas peças, o visitante também encontra fotos e vídeos da trajetória do esportista e outros nomes importantes da modalidade no Brasil. No Museu do Futebol, Pelé também ocupa outro importante espaço, logo na entrada. Uma tela em tamanho natural projeta um vídeo em que o jogador dá as boas-vindas para os visitantes.  

Renovado 

O Museu reabre após passar por mudanças significativas em todo o espaço. Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo. A curadoria é de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual por Jair de Souza.  

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo. Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema apoiaram a iniciativa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.   


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
- Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes dezesseis anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé. 

Nesses dezesseis anos de funcionamento, o Museu acumula quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área. 


PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

SERVIÇO  

Museu do Futebol   

Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - SP   

Abertura: 12/07   

Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).   

Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)   

Grátis para crianças até 7 anos    

Grátis para todos às terças-feiras    

Entrada gratuita para todos nos dias 12, 13 e 14/7   


Saiba mais: www.museudofutebol.org.br   





Foto: Nilton Fukuda 


Em crescimento na Série D, Jeferson Lima projeta duelo com o Santo André como final para o São José


Vem aí mais uma rodada da Série D do Campeonato Brasileiro com mais um confronto estadual para o São José. Na saga de recuperação em busca de uma vaga na próxima fase para seguir sonhando com o acesso para a Série C, a Águia do Vale do Paraíba agora se prepara para encarar o Santo André, fora de casa.

É o terceiro confronto com equipes de São Paulo consecutivo. E o retrospecto recente é bom. A Águia do Vale venceu a Inter de Limeira fora de casa na última rodada, por 2 a 1, e antes havia empatado sem gols com o Água Santa. Um dos destaques da equipe nos últimos compromissos, Jeferson Lima sabe bem como tratar o duelo com o Ramalhão.

``Estamos falando durante toda a semana da preparação que temos que tratar como final de campeonato, não tem jeito. As últimas rodadas foram boas, somamos quatro pontos e chegamos mais perto do grupo de classificação. Agora não podemos parar´´, afirmou o jogador, já com 20 jogos pelo São José no ano.


Jeferson Lima, no entanto, sabe que do outro lado também tem equipe que quer a classificação. O Santo André é o quinto colocado do grupo, com 14 pontos, enquanto o São José vem logo atrás, com 12.

``É só olhar a tabela e a classificação que está tudo aberto ainda, temos chances e queremos classificar. Por isso é final agora contra o Santo André, precisamos do resultado positivo. É jogar os 90 minutos com atenção máxima e respeitando eles. Vamos fazer de tudo pela vitória´´, finalizou o meio-campista de 27 anos.

Santo André e São José medem forças neste sábado (6/7), às 15h, no estádio Bruno José Daniel, na cidade de Santo André, pela 12ª rodada do Grupo A7 da Série D.







Foto: São José / Divulgação - Fonte: AV

11ª rodada da Série C: Botafogo-PB é o novo líder. CSA empurra Confiança para ZR. São Bernardo goleia!