Jogo beneficente com a participação de MC Daniel e Gabigol acontece no próximo dia 23 no Estádio Bruno José Daniel
Fonte e foto: Tática
Informativo diário com notícias, curiosidades, bastidores, contratações, demissões e classificações. Os times pequenos e médios do interior de São Paulo, Capital, Grande ABC e Grande São Paulo são priorizados. Mas jamais esquecerei dos outros Estados e de clubes e jogadores brasileiros no futebol internacional!
A oitava edição do Parceiros do Bem foi um sucesso na cidade de Itanhaém. O jogo beneficente organizado pelo jornalista Odinei Ribeiro, no último sábado (9/12), no campo do Ivoty, conseguiu arrecadar mais de seis mil brinquedos, que serão distribuídos nos dias 23, 24 e 25 de3 dezembro para crianças de famílias carentes da cidade natal do narrador dos canais Globo.
``Fico muito feliz por conseguir reunir vários dos amigos que fiz em minha trajetória no jornalismo esportivo, ajudando a tornar o Natal das famílias da minha cidade um pouco mais feliz. Quero agradecer a todos os que compareceram, fizeram doações e de alguma maneira contribuíram para o Parceiros do Bem´´, declarou Odinei.
HAT-TRICK DE CAMANDUCAIA
Apesar do gramado pesado em razão da chuva que caiu no fim de semana no Litoral Sul, o bom público que compareceu ao campo do Grêmio Ivoty pôde assistir a um confronto de alto nível técnico, em que o time Branco venceu o Vermelho pelo placar de 4 a 3.
O destaque foi Camanducaia, atacante vice-campeão brasileiro de 1995 com o Santos, que marcou três gols para a equipe vencedora. O treinador Sergio Soares completou o marcador. Marcos Assunção, Teca e Jesus descontaram para os colorados.
Também participaram do Parceiros do Bem os ex-jogadores Richarlyson, Elder Campos, João Paulo e Bruno Agnello e os cronistas esportivos Rogério Assis, Sérgio Xavier, Walmir Lopes e Luiz Ademar, entre diversos outros convidados especiais.
Foto: Ivan Storti - Fonte: Tática
Em dezembro do ano passado, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, se despedia para brilhar na eternidade. E para marcar um ano da partida do maior jogador de futebol de todos os tempos, o Museu do Futebol vai realizar no sábado (16/12), no Auditório Armando Nogueira, o evento Pelé: um ano de eternidade. Será um debate sobre o Rei Pelé e sua importância, seguido do lançamento do livro Entende? - 10 crônicas sobre Pelé, escrito pelo jornalista Franklin Valverde.
Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Após o debate, a partir das 16 horas, acontecerá uma tarde de autógrafos de Entende? - 10 crônicas sobre Pelé, de Franklin Valverde. O livro reúne dez crônicas que narram momentos em que a figura de Pelé esteve presente em sua vida. São histórias que refletem sentimentos, emoções, alegrias e também tristezas.
Pelé: um ano de eternidade
Data: 16 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 15h
Local: Auditório Armando Nogueira
Gratuito
O estacionamento é em via pública e funciona pelo sistema da Zona Azul. Um cartão de R$ 6,08 vale por três horas
Próximos às estações Paulista (Linha 4 - Amarela) e Clínicas (Linha 2 - Verde)
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIO E PARCERIAS
A temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Fonte: assessoria de imprensa do Museu do Futebol
``Fiquei muito feliz quando surgiu o interesse do Rio Branco, pois além de atuar por esse clube de tradição, é a oportunidade de retornar ao futebol paulista. Estou bastante motivado e preparado para ajudar o clube a alcançar seus objetivos´´, declarou o meio-campista, que também atuou na base do Goiás e do Vila Nova e possui em seu currículo os títulos dos campeonatos Mineiro e Brasileiro Sub-20 pelo Galo, conquistados respectivamente nos anos de 2019 e 2020.
Diretor da BL Sports, empresa com sede em Santos, que gerencia a carreira do atleta, Beto Lopes não poupou elogios ao novo reforço do Tigre, que é apontado como um dos fortes concorrentes ao acesso no estadual.
Marquinhos Pedroso tem vasta experiência internacional, tendo atuado por cinco temporadas no futebol europeu, além de duas passagens na MLS. No Brasil, defendeu tradicionais clubes como Grêmio, Guarani, Figueirense e Vila Nova. Por este último, jogou o Campeonato Brasileiro da Série B nesta temporada.
O novo reforço rubro-verde já deu seu recado na chegada à Portuguesa.
``É clube de muita tradição e precisamos fazer valer esse nome. Será um ano muito importante, chego para entregar tudo e junto com o grupo fazer um grande Campeonato Paulista´´, afirmou Marquinhos Pedroso.
NOME COMPLETO: Marcos Garbellotto Pedroso
DATA DE NASCIMENTO: 04/10/1993
POSIÇÃO: lateral-esquerdo
ALTURA: 1,76m
PESO: 76kg
Fonte e foto: assessoria de imprensa da Lusa
``É sem dúvida um dos grandes projetos da minha carreira e encaro com muito profissionalismo. É um projeto para ser vencedor. A diretoria quer que seja assim e a gente também´´, disse Paulo Gomes, anunciado como novo treinador do Tricolor na última quarta-feira (29).
``Estou muito grato pela escolha do Botafogo. O clube fez sua pesquisa, o trabalho de casa e também fiz o meu. Estou imensamente agradecido pela oportunidade e saibam que estou aqui para fazer o máximo possível para o Botafogo ter sucesso. Sou apaixonado pela seleção brasileira de 1982, fã dos jogadores brasileiros e amplo conhecimento do futebol brasileiro. Sigo jogos das Séries A e B do Brasileiro para estar sempre atualizado. Tenho um auxiliar técnico competente, com qualidades, muitas subidas de divisão, tem conhecimento profundo no futebol brasileiro´´, acrescentou o treinador citando Alexandre Faganello.
Na primeira entrevista no comando do Pantera, Paulo Gomes afirmou também que gosta de trabalhar com jogadores que tenham vontade de ganhar.
``Vamos buscar jogadores que venham com ambição. Nós queremos ganhar e os jogadores que chegarem precisam ter vontade de ganhar. Quem é ambicioso quer sempre ganhar. Por isso, precisa trabalhar mais que os outros para ganhar sempre´´, afirmou o novo comandante botafoguense, que comentou sobre trabalhar com atletas das categorias de base.
Para contribuir com o “Parceiros do Bem”, basta levar ao campo do Grêmio Esportivo Ivoty um brinquedo novo ou usado, mas em bom estado. A doação poderá ser feita no dia do jogo diretamente no local, que fica na Rua Uruguai, s/n, no Bairro de Ivoty, em Itanhaém.
Os telespectadores pediram e seu desejo se tornará realidade: nos dias 9 e 10 de dezembro, o Museu do Futebol exibe uma seleção de camisas de times de várzea recebidas pelo Bom Dia São Paulo, da TV Globo. São 30 peças selecionadas entre as mais de 100 que o telejornal ganhou e mostrou no ar ao longo do ano, representando vários bairros da capital paulista e outras localidades da grande São Paulo.
A ocupação As Camisas que a Várzea Veste: do Bom Dia São Paulo ao Museu do Futebol acontece no foyer do museu, com acesso gratuito, das 9h às 17h. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Tudo começou como uma brincadeira entre os apresentadores Alessandro Jodar e Rodrigo Bocardi no bloco de notícias de esportes do ‘Bom Dia São Paulo’.
``Tudo aconteceu muito rápido. A gente abriu espaço para que as pessoas nos enviassem fotos vestindo as camisas de seus times de várzea. Logo em seguida, já houve quem perguntasse qual era nosso endereço para mandar a camisa e, de repente, estavam chegando dezenas delas na TV. Foi incrível!´´, conta Alessandro Jodar.
``A gente sempre reforça que o Bom Dia São Paulo é feito por quem assiste. E a galera do futebol de várzea, aquele futebol que é pura paixão pelo esporte, pegou na hora. A turma participa com camisa, cartas, fotos. É uma satisfação imensa receber tudo isso. Em meio a tantas notícias cotidianas, esse é um espaço de cultura de bairro, de mostrar como as pessoas estão se divertindo e confraternizando nos campos de futebol por aí. É muito lindo´´, ressalta Rodrigo Bocardi.
A coleção já passou de 100 itens e mais caixas chegam todas as semanas. Junto com os uniformes, os times enviam cartas contando sua história e pedindo para que os apresentadores digam no ar o nome dos bairros que representam. À medida em que a coleção crescia, os telespectadores começaram a interagir na internet sugerindo que as camisas fossem exibidas no Museu do Futebol.
``Foi como ser convocado para a seleção, como se o público nos colocasse em campo para buscar essa grande conquista de ver a várzea mostrar sua força no Museu do Futebol´´, diz Jodar.
``Tem sido lindo acompanhar essa paixão das pessoas pelo time do bairro, dos amigos ou até mesmo da família. Dá para ver que é tudo feito na base do amor, carinho e sentimento de confraternização. É uma aula da várzea para muitos times profissionais´´, reforça Bocardi.
Para a ocupação, foram escolhidas 30 camisas, agrupadas em sete temas: Os Brabos, As Minas, os Zoeiros, De Todo o Canto, Sem Igual, Todas as Cores e Histórico. A ideia é que a seleção represente várias regiões da cidade, times masculinos, de mulheres e de pessoas LGBTQIAP+, origens diversas e também a variedade estética dos uniformes, que abusam das cores e da criatividade. Além dessas, o ‘Bom Dia São Paulo’ criou uma camisa especial do programa para compor a ocupação.
Além da ocupação com as camisas, no dia 9 (sábado) haverá um bate-papo sobre o futebol de várzea na cidade de São Paulo, a partir das 14h. A roda de conversa tem a participação de Dennis Queiroz, comerciante e um dos atletas mais vitoriosos do futebol de várzea paulista; Maria Amorim, idealizadora da Liga Feminina de Futebol Amador, do Projeto Social Futvida e também atleta e dirigente do futebol de várzea; e Everton Apolinário, pesquisador do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, e ele também atleta da várzea. A mediação será do apresentador Alessandro Jodar. A conversa acontece no auditório do Museu do Futebol, também com entrada gratuita.
A várzea em uma série de reportagens
Uma série de reportagens especiais também fará parte da ocupação As Camisas que a Várzea Veste: do Bom Dia São Paulo ao Museu do Futebol. Na semana anterior à ocupação, de 4 a 8 de dezembro o ‘Bom Dia São Paulo’ exibe cinco matérias sobre o futebol de várzea paulistano, abordando diferentes aspectos desta prática.
A equipe do BDSP vai mostrar o crescimento do futebol feminino na várzea e como ele vem se transformando em ferramenta do empoderamento de mulheres; o processo de criação e produção de camisas para os times; além de resgatar a história da modalidade: pouca gente se dá conta, mas o primeiro jogo de futebol oficialmente realizado no Brasil, em 1895, aconteceu na área então chamada de Várzea do Carmo, organizada por ninguém menos do que Charles Miller.
Foi à beira do rio Tamanduateí, na região hoje conhecida como Parque D. Pedro II no centro de São Paulo, que ele organizou a partida entre os trabalhadores da São Paulo Railway e da Gaz Team – vencida pelos funcionários da ferrovia por 4 x 2. Por muito tempo, as várzeas dos rios se mantiveram como espaços livres para a prática do futebol amador mas, à medida em que a cidade foi crescendo e se transformando em megalópole, estes campos foram sumindo – mas a cultura da várzea continua com força total, reunindo comunidades em torno do futebol.
Camisas de várzea exibidas também no Metrô
No Metrô, camisas de dezenove dos mais tradicionais times de várzea do futebol paulista serão expostas, a partir do dia 9 de dezembro, no Espaço Cultural da estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha. A mostra "As camisas que a várzea veste - do estúdio do Bom Dia São Paulo para os trilhos do Metrô" é promovida pela Linha da Cultura do Metrô, em parceria com a TV Globo e o Museu do Futebol. Mensalmente, a Linha da Cultura do Metrô promove um vasto repertório de atividades artísticas nas estações com o intuito de democratizar a cultura e melhorar a experiência de viagem dos passageiros. A exposição ficará em cartaz em Itaquera até o dia 14 de janeiro e pode ser conferida durante o horário de funcionamento do Metrô, das 4h40 à meia-noite.
SERVIÇO
As Camisas que a Várzea Veste: do Bom Dia São Paulo ao Museu do Futebol
Ocupação
9 e 10 de dezembro (sábado e domingo)
9h às 17h
Área externa do Museu do Futebol
Bate-papo
9 de dezembro (sábado)
14h às 15h30
Auditório Armando Nogueira
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
Pacaembu - São Paulo/SP
O estacionamento é em via pública e funciona pelo sistema da Zona Azul, um cartão custa R$ 6,08/ três horas.
Próximo às estações Paulista (Linha 4 - Amarela) e Clínicas (Linha 2 - Verde)
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIO E PARCERIAS
A temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Fonte: assessoria de imprensa do Museu do Futebol
Aos 27 anos, Romisson valorizou a sua continuidade no São Bernardo.
``Estou muito feliz pela minha renovação. Cheguei aqui em 2021 e desde então sempre fui muito bem acolhido por todos. São mais de 50 jogos pelo Bernô e quero aumentar ainda mais esse número, pois é um clube que tenho carinho enorme. Agradeço a todos que sempre confiaram em meu potencial e seguirei fazendo o meu melhor para ajudar na busca dos objetivos´´, ressaltou o volante, que já passou por Londrina, Guarani e Vitória.
Com faturamento anual girando na casa dos R$120 bilhões, o mercado de apostas esportivas no Brasil vem crescendo rapidamente. Segundo dados do Datahub, o setor teve um aumento de 360% entre 2020 e 2022, com 239 novas empresas abertas e, somente no primeiro trimestre de 2023, foram 60 novas empresas. Sem dúvida, este grande crescimento tem recebido muita atenção da mídia, sobretudo a TV.
Recente pesquisa realizada em São Paulo, pela empresa de Inteligência de Mídia, a Tunad, revelou que as inserções no setor de Apostas Esportivas em TV tiveram um aumento 50% nas inserções comparando o 2º trimestre com o 1º trimestre de 2023. O 3º trimestre cresceu 33% versus o 1º trimestre. Apesar do 3º trimestre ter um volume um pouco menor de inserções que o 2º trimestre, a pressão de mídia se estabiliza em um patamar bastante superior ao início do ano e ao ano anterior. No total, mais de 88 mil anúncios na TV foram patrocinados pelas empresas participantes da pesquisa.
Das dez marcas que mais anunciaram em TV no 3º trimestre de 2023, as três que mais se destacaram no período foram Sportingbet, com mais de 8 mil anúncios; Betano, com mais de 6 mil, e Bodog, com mais de 2 mil. Também participaram as marcas EstrelaBet com 2.011 inserções; Betfair.net (1.792); Esportes da Sorte (1.547); Cartola Pro (1.237); Betsul (1.059); Betnacional (1.007) e Pokestars, com 639 veiculações.
O termo "uplift" é utilizado para quantificar o aumento no volume de buscas no Google por uma marca, originado pelas inserções publicitárias na televisão. Esse aumento é calculado comparando a média de buscas nos 5 minutos precedentes à inserção com os 10 minutos seguintes, considerando como impacto do anúncio tudo que excede a média habitual. Nessa análise, a Sportingbet sobressaiu com um "uplift" médio de 542 buscas por inserção televisiva, ultrapassando a Betano com uma média de 466. Logo atrás, a Bodog apresentou 446, a EstrelaBet alcançou 386 e a Betfair.net obteve um uplift de 309.
O levantamento foi realizado por meio de um sofisticado sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV desenvolvido pela empresa que consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching. Além disso, é realizado cruzamento dos dados para identificar se esses anúncios tiveram impactos em algum indicador específico, como as buscas por palavras-chave no Google, por exemplo.
``Atualmente, conseguimos auditar aleatoriamente os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú e São José do Rio Preto. Além de diversos canais de PayTV, como AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery, ESPN, Fox/Star, FX ,Globo News,GNT,Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel, dentre outros. “Porém, para clientes, conseguimos customizar a busca e monitorar a maioria das praças no Brasil´´, explica Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.
Para acessar a pesquisa basta clicar em: bit.ly/3N7bKz1
Não é à toa que o zagueiro Luiz Felipe já é considerado um dos principais jogadores do Al Ittihad e do estrelado futebol saudita. Em menos de três meses vestindo a camisa do clube, o brasileiro naturalizado italiano se transformou em peça-chave do time.
O reconhecimento vem acontecendo não só por parte da torcida e da comissão técnica, mas também da imprensa. Prova disso é a de que o defensor foi eleito para a seleção da quinta rodada da Liga dos Campeões da Ásia, após ajudar os Tigres a vencerem, fora de casa, o AGMK e garantirem, de forma antecipada, a classificação às oitavas de final do torneio.
Feliz pelo reconhecimento, Luiz Felipe agradeceu a nomeação.
``Ser eleito para a seleção da rodada da principal competição de clubes do continente asiático é algo que me deixa muito feliz, principalmente por ter sido no jogo que garantiu a nossa classificação de forma antecipada, que era o nosso principal objetivo. Além disso, o torneio conta com jogadores de altíssimo nível e isso só demonstra que estou fazendo bom trabalho´´, afirmou.
``Fico contente também por estar ajudando o clube. Me sinto cada vez mais entrosado com meus companheiros. Fui super bem recebido por todos e isso facilita demais no dia a dia. Os clubes da Liga Saudita investiram pesado para melhorar, ainda mais, o nível da competição e fiz a escolha certa de vir pra cá. O Al Ittihad montou excelente time e tenho certeza de que poderemos conseguir coisas boas na temporada´´, completou.
Até agora, Luiz Felipe atuou em 15 jogos com a camisa do Al Ittihad, sendo 14 como titular. E ajudou o time a garantir a vaga antecipada na Liga dos Campeões da Ásia e também a figurar entre os primeiros colocados do Campeonato Saudita. Atualmente, o time está em quarto lugar, com 28 pontos.
Com 26 anos, Luiz Felipe brilhou durante cinco anos pela Lazio, onde fez 144 jogos, marcou dois gols, deu três assistências e conquistou três títulos: duas Supercopas da Itália (2017/18 e 2019/20) e uma Copa da Itália (2018/19). Antes, para ganhar experiência, ainda defendeu o Salernitana.
Na última temporada, o atleta manteve o alto nível vestindo a camisa do Betis em 34 ocasiões, tanto é que foi eleito para o time de revelações do Campeonato Espanhol, sendo elogiado por sua força, quantidade de duelos ganhos, interceptações, desarmes e alto índice de acerto de passes.
No Brasil, o jogador iniciou sua trajetória nas categorias de base do Colina Atlético, time da sua cidade natal, Colina, no interior de São Paulo. Aos 14 anos, foi para o Ituano, onde terminou sua formação e chegou ao profissional. Destaque do Galo de Itu no Paulista e na Série D do Brasileiro, foi comprado pela Lazio, em 2016, quando tinha 19 anos.
Em 2022, depois de atuar nas seleções de base do Brasil, Luiz Felipe resolveu aceitar o convite para se naturalizar italiano e foi convocado por Roberto Mancini. No dia 14 de junho, disputou seu primeiro jogo pela Azurra, contra a Alemanha.
Foto: Al Ittihad/Divulgação - Fonte: Triple