Somatório de seguidores no Instagram, Tik Tok, X e Facebook foi considerado
Na última terça-feira (2/4), as fases de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana começaram com sete times brasileiros em cada uma das competições. Na última década, os clubes do país têm sido predominantes em participações em finais dos dois torneios e também mostram ampla vantagem em relação ao alcance nas redes sociais.
Em levantamento exclusivo do site Apostagolos, o número de seguidores nas plataformas Instagram, Tik Tok, X (antigo Twitter) e Facebook foi analisado e um ranking com o número total das quatro redes foi feito. No top-10, são sete clubes do Brasil, com os "intrusos" argentinos Boca Juniors e River Plate, além do equatoriano Barcelona de Guayaquil.
O Flamengo lidera o ranking com alcance de 51 milhões de contas nas redes sociais. O segundo é o Corinthians, que soma 34 milhões. Em seguida aparece a dupla Boca e River, praticamente empatados com 27 milhões. O São Paulo fecha o top-5 com alcance de 19 milhões (veja o ranking dos 20 primeiros no quadro acima).
Líderes em seguidores por país
Depois de Flamengo, Corinthians e São Paulo, Palmeiras (17 milhões), Grêmio (10 milhões), Atlético Mineiro (10 milhões), Cruzeiro (nove milhões), Fluminense (oito milhões), Internacional (7 milhões) e Botafogo (5 milhões) compõem a lista dos 10 clubes brasileiros com mais seguidores nas principais redes sociais.
Quanto aos argentinos, depois da dupla Boca e River, o próximo a aparecer no ranking é o San Lorenzo, na 20° posição geral, com total de quase três milhões de seguidores. Em seguida, o Racing aparece com dois milhões e o Talleres, com o mesmo número aproximado, fecha os cinco primeiros.
Os peruanos Alianza Lima e Universitario chamam atenção no ranking geral, ocupando a 13° e 14° posição, respectivamente, cada um com mais de cinco milhões de seguidores. O time colombiano mais bem posicionado é o Millionarios, em 16°, com 4,5 milhões de seguidores. No Chile, a equipe com maior alcance é o Colo-Colo, em 17°, que soma pouco mais de quatro milhões de seguidores. O uruguaio com maior alcance é o Peñarol, em 22°, com quase três milhões. O Cerro Porteño é o primeiro entre os paraguaios, 27° no ranking, com 1,7 milhões. O Bolívar lidera entre os bolivianos, 32° geral, com 1,4 milhões. O Caracas é o time venezuelano mais popular das redes, com total de quase 800 mil seguidores somados.
Times brasileiros com mais seguidores nas competições Sul-Americanas
1° Flamengo - Total: 51,034,841
2° Corinthians - Total: 34,292,622
3° São Paulo - Total: 19,691,460
4° Palmeiras - Total: 17,994,588
5° Grêmio - Total: 10,881,162
6° Atlético Mineiro - Total: 10,418,627
7° Cruzeiro - Total: 9,354,052
8° Fluminense - Total: 8,041,601
9° Internacional - Total: 7,356,870
10° Botafogo - Total: 5,132,371
*Soma dos seguidores nas páginas oficiais dos times no Instagram, Tik Tok, X e Facebook
Top-20 geral de times com mais seguidores nas competições sul-americanas em 2024
1° Flamengo - Total: 51,034,841
2° Corinthians - Total: 34,292,622
3° Boca Juniors - Total: 27,549,748
4° River Plate - Total: 27,205,627
5° São Paulo - Total: 19,691,460
6° Palmeiras - Total: 17,994,588
7° Grêmio - Total: 10,881,162
8° Atlético Mineiro - Total: 10,418,627
9° Barcelona Guayaquil - Total: 10,266,938
10° Cruzeiro - Total: 9,354,052
11° Fluminense - Total: 8,041,601
12° Internacional - Total: 7,356,870
13° Alianza Lima - Total: 5,853,409
14° Universitario - Total: 5,584,289
15° Botafogo - Total: 5,132,371
16° Milionarios - Total: 4,594,071
17° Colo-Colo - Total: 4,251,647
18° Fortaleza - Total: 3,663,554
19° Athletico Paranaense - Total: 3,657,590
20° San Lorenzo - Total: 2,864,299
*Soma dos seguidores nas páginas oficiais dos times no Instagram, Tik Tok, X e Facebook
Sobre o Apostagolos
Apostagolos é, desde 2014, um website dedicado às apostas esportivas, notícias de esportes e igaming no Brasil. Trazemos para você todas as novidades sobre o mundo das apostas esportivas e esportes mundiais.
O proprietário do Apostagolos é a empresa Better Collective. A Better Collective é um grupo global de mídia de apostas esportivas que fornece plataformas que capacitam e aprimoram a experiência de apostas para fãs de esportes e iGamers.