sexta-feira, 20 de abril de 2012

Juninho Paulista faz balanço da campanha do Ituano

Na reapresentação do elenco do Ituano, que terminou o Paulistão ocupando a 14ª colocação com 20 pontos, o administrado do clube, o ex-jogador Juninho Paulista, conversou com o grupo e fez uma avaliação da participação na competição. O clube não conseguiu vaga na Série D do Brasileiro e também está fora da briga pelo título do Interior.

``Não tivemos um começo de campeonato bom. Mas ao longo da competição a equipe mostrou reação. Batemos no fundo do poço e reagimos. Logo subimos e não teve aquele desespero da última rodada, com perigo de cair. É claro que depois que a gente trouxe o Roberto e seu auxiliar Eduardo, e alguns jogadores, eles acrescentaram mais qualidade. E gerou expectativa maior. Mas ainda tropeçamos em alguns resultados. Aprendemos mais coisas nesse campeonato. Eu acredito que o Ituano está evoluindo a cada ano´´, disse Juninho.

Após a conversa, o elenco foi dispensado para as férias. Os atletas voltarão somente no dia 21 de maio para a disputa da Copa Paulista, que deverá iniciar dia 15 de julho.

No segundo semestre, o Ituano só terá a Copa Paulista como compromisso.

``Vai ser diferente do ano passado ,quando ficaram bastantes jogadores do Paulista. Não é essa a intenção nesse semestre. A intenção é trabalhar com jovens. Tivemos jogadores da base que subiram para o profissional e não foram aproveitados. Tenho a expectativa de que eles sejam aproveitados na Copa Paulista para vê-los em ação. Nós os vimos em treinamento. Mas treino é uma coisa e jogo é outro´´, explicou Juninho.

A moleca do Ituano será testada justamente na Copa Paulista.

``A Copa Paulista vai servir de laboratório para que possamos ver o potencial dos jovens e dar ou não continuidade aqui dentro do clube´´, emendou o ex-jogador.

O zagueiro Leo, o lateral Severo e os atacantes Marcão e Murilo, que disputaram o Paulista sub 17 no ano passado, já estão integrados ao profissional. Quanto ao elenco, existem jogadores que foram contratados somente para o Paulistão. Outros que se destacaram no Ituano com contrato longo e que estão sendo pretendidos por equipes que vão disputar o Brasileiro. O gestor Juninho Paulista tem um plano.

``Depende de cada caso. Mas a maioria, se não 100% deles, sairá por empréstimo para um clube de Série B. Para que eles possam jogar em nível de competição elevada. Para que, caso não sejam negociados ao final desse semestre, voltem e disputem o Campeonato Paulista do ano que vem pelo Ituano´´, contou o gestor.

Quanto ao técnico Roberto Fonseca a ideia é a mesma.

``O Roberto deve ter outros planos. A minha verba foi reduzida no segundo semestre. Não consigo arcar com salários altos. Por conta disso vai ser difícil a permanência dele no segundo semestre. Agora, tanto a comissão técnica, quanto alguns jogadores
e a base, eu espero manter. Eu já tenho uma base com jogadores contratados. E os jogadores que tinham contrato até maio, alguns deles eu realmente pretendo trazê-los de volta o ano que vem. A gente já está fazendo esse planejamento e a comissão técnica faz parte desse planejamento´´, explicou Juninho Paulista, que determinou um foco maior na categoria sub 17.

O auxiliar Doriva, o preparador físico Diego e o preparador de goleiros Paulo
Sérgio vão trabalhar com o juvenil no Campeonato Paulista.

``É uma função momentânea. Eu quero mostrar a metodologia de trabalho que a gente tem no profissional. O sub 11 e o sub 13, nós fizemos uma parceria com a Prefeitura.
Tem um comando de escolinha. Mas no sub 15 permanece o Zé Rubens e no sub 17 o Doriva. Implantando a filosofia do profissional. São termos táticos, técnicos de disciplina e conduta´´, finalizou Juninho Paulista.

Nenhum comentário: