sexta-feira, 17 de maio de 2013

Audax festeja nove anos com vaga na Primeira Divisão do Paulista


Nesta sexta-feira (17/5), o Audax São Paulo Esporte Clube completou nove anos de história. O clube foi fundado no dia 17 de maio de 2004, com as categorias Sub-15 e Sub-17. A primeira partida oficial da equipe profissional aconteceu no dia sete de abril de 2007. E no dia 28 de abril de 2013, conquistou o tão sonhado acesso a elite do futebol paulista. São nove anos de grandes conquistas, desenvolvendo talentos, conquistando títulos e formando cidadãos.

O Audax São Paulo Esporte Clube foi fundado no dia 17 de maio de 2004. A partir do dia 17 de julho de 2011, no jogo de estréia da Copa Paulista, o Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) entra em campo com novo nome, escudo e uniforme. O clube passa a se chamar Audax. A mudança parte com o objetivo de aproximar o time ainda mais dos torcedores.

Nos primeiros anos, disputou seus jogos no Estádio Hermínio Espósito, na cidade de Embu das Artes. Depois de passagens pelo Estádio do Pacaembu e Rua Javari, atualmente manda seus jogos no Estádio Nicolau Alayon (Comendador Souza), em São Paulo.

No ano de 2006, o clube firmou uma parceria com o Juventus para disputar a Série A-1 (Primeira Divisão) do Campeonato Paulista, ficando com a oitava colocação da competição. No ano seguinte, a equipe participou da Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Futebol, como Pão de Açúcar Esporte Clube.

A primeira partida oficial dos profissionais foi em sete de abril de 2007, contra o Jabaquara, empatando em 2 a 2, gols de Wellington e Denílson. Neste mesmo ano, o clube também participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de ter conseguido chegar até as finais do Campeonato Paulista Sub-15 e 17.

Em 2008, foi o Campeão Paulista da Série B do estadual, garantindo acesso à Série A-3 (Terceira Divisão). No mesmo ano, a equipe Sub-17 sagrou-se  Campeã Paulista. No ano seguinte ficou entre os quatro primeiros e subiu para a Série A2. Em 2012, o Audax torna-se Vice-Campeão da Copa Paulista e Campeão Paulista Sub-15.

Já em 2013, a equipe Sub-17 conquistou o título Brasileiro Sub-17, em Promissão, ao vencer o Internacional-RS por 4 a 0. A equipe juvenil do Audax realizou a melhor campanha de toda a história da competição. E no dia 14 de fevereiro de 2013, o Audax tem seu primeiro atleta convocado para vestir a amarelinha. O atacante Danilo Mariotto foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17 no XV Campeonato Sul-Americano da categoria, na Argentina.

O Audax é o novo caçula da elite do futebol paulista. O clube da capital paulista conquistou o tão sonhado acesso para a primeira divisão do Campeonato Paulista, no dia 28 de abril de 2013, no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo e vai disputar a Primeira Divisão em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

AUDAX ENTRA EM CAMPO

O nome escolhido mostra mais aderência com os conceitos do futebol como esporte que representa uma paixão nacional.

``O nome Audax remete ao seu significado em latim: audacioso, ousado, arrojado e corajoso – atributos que marcam grandes esportistas e gestores´´, explica Fernando Solleiro, presidente do clube.

Esses valores são compartilhados pelo time que tem como meta disputar as principais divisões do futebol nacional. Além de chegar à elite, a equipe busca ocupar uma posição relevante entre os torcedores.

``Se não formos o time principal, que sejamos a segunda opção no coração dos brasileiros´´, declara Solleiro.

A mudança do nome ocorre oito anos após o lançamento do projeto social que levou à criação do time de futebol. Desde 2003, o clube forma e prepara atletas. Os jogadores são incentivados a finalizar o curso superior e aos que não atendem aos requisitos para atuarem profissionalmente como atletas profissionais, tem a oportunidade de trabalharem no próprio clube ou no Grupo Pão de Açúcar.

Entre os atletas que já passaram pelo clube, vale destacar o volante Paulinho, do Corinthians; o zagueiro Bruno Uvini, do Nápoli; o lateral esquerdo Juninho, do Palmeiras; o atacante Bruno Andrade, do Sint Truiden, da Bélgica; entre outros talentos.

PROGRAMA SUPERBOLA

Em 25 de junho de 2003, foi lançado o programa social SuperBola e que deu origem ao Audax. Idealizado por Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Fernando Solleiro, presidente do Audax e José Carlos Brunoro, ex-diretor executivo do Audax e atualmente no Palmeiras, a ação social teve como foco de atuação, meninos carentes de 13 a 17 anos, com oportunidades de desenvolvimento na área educacional e esportiva. Realizado em São Paulo, o programa elegeu como pilares a carreira no futebol e no varejo.

A seleção inicial foi feita através de um campeonato de futebol. Batizado de SuperCopa e dividido por fases. A pré-condição para a participação da seleção e dos programas era que o jovem estivesse matriculado em uma instituição de ensino. Uma equipe de “olheiros” composta por ex-craques de futebol, fazia a seleção dos meninos durante a realização das peneiras e dos campeonatos. Em sua primeira edição, realizada no ano de 2003, a SuperCopa contou com a participação de mais de 72 mil inscritos para 70 vagas disponíveis.

ESTRUTURA AUDAX

O Centro de Treinamento Audax, situado no bairro Real Parque - Morumbi, em São Paulo, possui mais de 50 mil m² e conta com quatro campos de futebol com medidas oficiais, arquibancada, campo de futebol society, alojamentos, departamentos de fisiologia, fisioterapia, departamento médico, academia, salas de estudo, projeção e recreação, piscina coberta e aquecida, rouparia, vestiários e espaço de lazer (quiosque).

Os atletas que integram as equipes de futebol têm assistência médica e odontológica, seguro de vida, aulas de inglês, ajuda de custo para aqueles que não são profissionais, vale-transporte para aqueles que não residem no centro de treinamento. Os garotos que moram no centro de treinamento são matriculados em escolas públicas próximo ao CT e dispõem de vans para levá-los e buscá-los nas escolas.

Nenhum comentário: