29 GOLS - Fausto (Linense) / Kléber Pereira (Santos)
28 - Alex Mineiro (Palmeiras)
27 - Vandinho (Avaí/Flamengo)
25 - Túlio (Vila Nova)
24 - Keirrison (Coritiba)
Pelos critérios do Prêmio Friedenreich, são válidos os gols marcados em Campeonatos Estaduais da primeira divisão, Copa do Brasil, Brasileiro das Séries A, B e C, Taça Libertadores e Copa Sul-americana. Fausto elogia a premiação e não esquenta a cabeça por não estar na disputa. Mas gosta de lembrar que tem o mesmo número de gols de Kléber Pereira.
- Antes a divulgação no futebol do interior de São Paulo era maior. Os grandes clubes também tinham muitos olheiros, que indicavam as contratações dos principais jogadores. Mas, infelizmente, isso já não acontece mais - lamenta Fausto.
Fausto anota todos os gols que já marcou ao longo de sua carreira. Sem pesquisar em seu caderno, ele garante que já fez mais de 250. O atacante iniciou a carreira nas categorias de base do América, de São José do Rio Preto, onde ficou de 95 a 98. Mas se profissionalizou em 99, no Linense, da cidade de Lins, local em que nasceu e mora até hoje, e clube que na oportunidade estava retornando ao futebol profissional.
Em 2001 e 2002, Fausto defendeu o Sertãozinho e ajudou o clube subir da Quarta para a Terceira Divisão do Paulista. Já em janeiro de 2003, os gols do artilheiro chamaram a atenção do Aschassenburg , da Segunda Divisão da Alemanha, onde ficou durante três anos.
- Era um clube pequeno, que lutava para não ser rebaixado na Alemanha. Mas fiz muitos gols e no futebol alemão consegui ganhar um bom dinheiro, que me deu condições de comprar a minha casa própria em Lins - recorda Fausto.
O retorno futebol brasileiro ocorreu no segundo semestre de 2005, quando defendeu o Uberlândia, de Minas Gerais. Porém, de janeiro a maio de 2006, Fausto atuou no Rodos, da Segunda Divisão da Grécia.
- Eu não tenho empresário. Decido sozinho o meu futuro. Os dirigentes indicam minha negociação, eu viajo, acerto salário e faço a minha parte. E a minha vantagem é que tenho passaporte italiano, o que facilita a minha transferência para clubes europeus - conta o artilheiro.
'MUITO PRAZER, FAUSTO!'
NOME: Fausto Luís Momente Silva
POSIÇÃO: Atacante
IDADE: 27 (12/12/1980)
PESO E ALTURA: 83KG / 1,82m
CLUBE: Linense
Assim que retornou da Grécia, Fausto defendeu o Anápolis, de Goiás, até dezembro de 2006. Em seguida, ele retornou para o Linense, onde está há um ano e meio.
- No ano passado, eu fui o vice-artilheiro da Terceira Divisão, com 14 gols. Mas, neste ano, fiz 25. Renovei o meu contrato até novembro de 2009 e se não aparecer nenhum clube interessado na minha contratação, eu vou atuar na Copa Paulista. O campeão da competição vai disputar a Copa do Brasil, que é uma grande vitrine - diz Fausto.
E no que depender dos números do atacante do Linense, o clube que estiver precisando de um artilheiro deve ficar atento. Neste ano, Fausto fez 29 gols em 29 partidas disputadas. Isso mesmo! A sua média é de um gol por jogo.
Clique aqui e assista a alguns gols de Fausto
O atacante afirma que é um jogador com presença marcante dentro da área. Canhoto e com facilidade para bater forte na bola, Fausto garante que está sempre bem colocado.
- Eu chuto forte, principalmente de perna esquerda. E tenho facilidade no cabeceio. Gosto de ficar dentro da área. Se me acionarem, como fazem no Linense, tenho condições de fazer muitos gols - promete o artilheiro.
Um comentário:
EU FAUSTO LEONEL BORGES GOSTARIA DE VER VOÇE FAUSTO JOGANDO COM A CAMISA 9 DO PALMEIRAS, QUE ESTÁ PRECISANDO DE MAIS UM CENTROAVANTE. VOU FALAR DE VC PARA ALGUNS AMIGOS MEUS QUE TEM CONTATO COM OS DIRIGENTES DO VERDÃO. VALEU UM ABRAÇO
Postar um comentário