Em campo, a Ponte Preta enfrenta o Juventude, hoje, às 21 horas, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela Série B do Brasileiro, precisando vencer para continuar sonhando com o acesso à Primeira Divisão. Fora das quatro linhas, a Macaca contará com um reforço de peso em sua administração a partir de 2010: José Carlos Brunoro, especialista em marketing esportivo, vai prestar consultoria ao clube.
Brunoro foi atleta, técnico, dirigente e é presidente da Comissão de Futebol e Marketing Esportivo. Também foi diretor do departamento sul-americano de Esportes da Parmalat e o principal responsável pela implementação da parceria que reformulou o futebol do Palmeiras nos anos de 1990.
- O conhecimento e os contatos do Brunoro são amplamente reconhecidos e firmamos uma parceria para que ele nos oriente e nos ajude em todos os departamentos, do futebol profissional ao marketing. Ele fará um treinamento de nossos profissionais e nos dará uma análise profunda do que precisamos e podemos fazer para obter cada vez mais resultados positivos na Ponte Preta - afirmou o presidente pontepretano Sérgio Carnielli.
Ele ressalta que Brunoro – que inclusive ajudará na implementação do novo Centro de Formação de Atletas (CFA) alvinegro – já se reuniu com toda a diretoria pontepretana e inclusive apontou algumas direções que deverão ser aprofundadas e seguidas.
- Ele nos mostrou, por exemplo, que ter um ex-jogador como técnico de futebol amador não é o ideal, pois precisamos pensar na formação dos meninos como atletas e não só jogadores de futebol. Assim o técnico tem de ter conhecimentos mais amplos que incluam fisiologia, psicologia, etc - pontuou Carnielli, ressaltando que a Ponte já vem dando passos nesta direção, que inclusive foram elogiados pelo especialista.
- Ele ficou bastante impressionado com o Ponte-Imap, por exemplo. E no Departamento Amador já iniciamos as palestras de formação para os jogadores da base, que hoje já estão aprendendo tópicos como legislação esportiva, nutrição, fisiologia e outros - emendou o presidente da Ponte.
O presidente destaca que Brunoro fará o treinamento e indicará o que acredita ser necessário, mas caberá à Ponte Preta concretizar as mudanças.
- O Brunoro não irá determinar quem ocupará um cargo, por exemplo, mas nos dirá como o profissional precisa agir e qual é o perfil adequado. Ele dará a vara e dará a dica para pescar com mais eficiência, mas quem tem que pegar o peixe somos nós - comparou o presidente alvinegro.
Carnielli adiantou que espera mudanças na forma de trabalhar com os atletas profissionais. “Algo que já detectamos é que temos que melhorar muito o perparo emocional de nossos jogadores. A camisa da Ponte pesa, a torcida é muito exigente, por isso temos craques que renderam muito em seus times e que quando chegaram aqui simplesmente não mostraram o mesmo trabalho”.
Neste sentido, acrescentou Carnielli, os jogadores passaram por uma verdadeira prova de fogo no último jogo realizado no majestoso, contra o América-RN “O fato de alguns torcedores terem vaiado o tempo todo foi injusto, mas de certa forma nos ajudou. Ninguém pode achar justo vaiar um time que está vencendo por 3, 4 a 0, mas com isso os jogadores viram que precisam se concentrar no campo, independentemente do som que vem das arquibancadas”, completou.
MASP Parte IV. São Paulo SP.
Há um dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário