Nesta segunda-feira, dia 1° de fevereiro, o Mogi Mirim Esporte Clube festeja mais um ano de existência. Fundado em 1932, o clube completa 78 anos de história. E para marcar a data, o seu estádio oficialmente muda de nome. De Papa João Paulo II para Romildo Vitor Borba Ferreira, uma homenagem do presidente Rivaldo Vitor Borba Ferreira ao seu falecido pai.
Motivos para comemorar a data não faltam. O principal deles é o fato de o Sapo ter dado a volta por cima nesta edição do Campeonato Paulista, depois de uma temporada ruim em 2009. Depois de cinco rodadas realizadas, o Mogi Mirim segue entre os líderes da competição, mostrando sua força e desbancando grandes equipes paulistas.
Embora complete 78 anos de existência, o Mogi Mirim Esporte Clube começou a conquistar seu espaço no cenário do futebol somente nos anos 80. Foi com a chegada de Wilson Fernandes de Barros à presidência, em 1981, que o clube cresceu.
À frente do Mogi Mirim por 27 anos – de 1981 a 2008, quando faleceu, Wilson Barros elevou o Sapo de mero coadjuvante da Terceira Divisão do Campeonato Paulista a integrante da elite do futebol estadual.
O acesso à Primeira Divisão aconteceu em 1985.
O time, que contava com jogadores como o “xerife” Chicão e Oscarzinho, chegou à elite no dia 11 de dezembro daquele ano. Foi com um empate por 1 a 1 com o Tanabi, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que o time conquistou o título da Segunda Divisão (Série A-2).
De lá para cá, o Mogi Mirim se firmou no futebol paulista. O ápice foi nos anos de 92 e 93, com o célebre “Carrossel Caipira”, liderado por Rivaldo, Válber e Leto. Naquele período, o elenco comandado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, conquistou em 1992 o título da Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista.
No ano seguinte, o Sapo venceu o Torneio Ricardo Teixeira.
Remodelado com a chegada do pentacampeão Rivaldo à presidência no final de 2008, o Mogi Mirim passou a investir nas categorias de base desde o ano passado. Em 2009, foram criadas as categorias sub-15 e sub-17 e reativada a equipe sub-20. Em menos de um ano de implantação das categorias de base, o elenco infantil já deu ao Sapo o primeiro título da era Rivaldo. A equipe sub-15 se sagrou campeã invicta da Copa da Associação Paulista de Futebol, em novembro de 2009.
Informações: assessoria de imprensa do Mogi Mirim
Museu da Inconfidência Parte I. Ouro Preto MG.
Há 48 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário