A Vila Operária Clube Esporte Mariano, mais conhecido como VOCEM, de Assis, foi fundado por religiosos marianos da cidade de Assis, interior de São Paulo em 1954. O time grená entrou para profissionalismo em 1978 e logo ganhou popularidade estadual.
Mas foi o ano de 1984 que marcou na história do Clube Mariano. O time disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, atual Série A-2, e com elenco muito forte, que ficou conhecido como o Esquadrão da Fé, o time de Assis, então orientado pelo técnico Walter Zaparolli, chegou muito próximo da elite do futebol paulista.
A equipe se classificou entre as quatro melhores equipes do campeonato para as disputas do Quadrangular Final, que garantia apenas duas vagas ao Paulistão de 1985. O VOCEM entrou como um dos favoritos ao acesso e disputou contra o Paulista, Noroeste e União Barbarense. Mas o time acabou não repetindo as grandes atuações das fases anteriores da competição, terminou como quarto colocado, e deu adeus ao sonho.
Depois de disputar 19 edições do Estadual da FPF, em 2002, o time despediu-se do profissionalismo quando disputava a extinta Série B-3, a Sexta Divisão. Reorganizado em 2013, depois de 14 anos retornou ao cenário do futebol profissional no ano seguinte, na Quarta Divisão do Campeonato Paulista, popular Segundona.
Na reestreia em 2014, o VOCEM se classificou como terceiro colocado do Grupo 1 da primeira fase, com 14 pontos conquistados. Mas o time não repetiu as boas atuações na segunda fase da Segundona e foi eliminado como ultimo colocado do Grupo 11.
Na temporada atual, o time grená perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista da Quarta Divisão depois que empatou fora de casa, sem gols, com o Tanabi, no ultimo domingo. Mesmo assim, o Esquadrão da Fé está invicto e segue líder do Grupo 1 com 10 pontos.
Às 10 horas do próximo domingo, pela quinta rodada da chave, o VOCEM receberá antigo rival no Estádio Tonicão, em Assis, o Bandeirante, de Birigui.
Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário