segunda-feira, 1 de julho de 2019

De olho na final da Copa América, Brasil defende tabu contra Argentina no Mineirão


Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (2/7), às 21h30, no Mineirão, o Gigante da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), pela semifinal da Copa América. 
Nas quartas de final, a seleção canarinho eliminou o Paraguai, nos pênaltis, em Porto Alegre (RS), após empate sem gols no tempo normal. Já os Hermanos, com gols de Lautaro Martínez e Lo Celso, deixaram para trás a Venezuela com vitória por 2 a 0, no Maracanã, no Rio.

Quem passar de fase fará a final do torneio com o vencedor da outra semifinal entre Peru e Chile, que se enfrentarão na quarta-feira (3), às 21h30, na Arena do Grêmio.

Depois de 12 anos, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar pela Copa América. A última vez que mediram forças pelo torneio foi na final da edição de 2007, disputada na Venezuela. Naquela oportunidade, a seleção brasileira, dirigida pelo técnico Dunga, com gols de gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, venceu os argentinos por 3 a 0, no Estádio Pachencho Romero, em Maracaibo, e sagrou-se campeã.


Tabu

No Mineirão, palco do duelo desta terça-feira, os Canarinhos jamais perderam para a Argentina. Ao longo da história, o Brasil encarou o rival cinco vezes no Gigante da Pampulha, com quatro vitórias e um empate.

Retrospecto geral

Na história do maior Clássico das Américas, Brasil e Argentina se enfrentaram 105 vezes, desde 1914. O retrospecto é equilibrado, com pequena vantagem para os brasileiros. São 41 vitórias canarinhas, contra 38 da albiceleste, além de 26 partidas que terminaram empatadas. O Brasil fez 163 gols e sofreu 160.

Em duelos pela Copa América, os Hermanos levam vantagem no retrospecto. Foram 32 partidas, com 15 vitórias da AFA, contra nove dos Canarinhos e oito empates. A Argentina marcou 52 gols e sofreu 38.

Último encontro


No último duelo entre as duas seleções, com gol de Miranda, aos 47 minutos do segundo tempo, o Brasil derrotou a da Argentina por 1 a 0, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, em partida amistosa preparatória para a Copa América 2019.



Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: