Enquanto 87% dos brasileiros têm interesse por clubes internacionais, apenas 3% dos fãs estrangeiros consideram clubes do Brasil como seus favoritos, segundo o Global Fan Report
A globalização do futebol trouxe novos desafios para os clubes brasileiros, que estão lutando para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo. Embora 87% dos brasileiros demonstrem interesse por clubes estrangeiros, com 21% tendo um time de outro país como principal, somente 3% dos fãs de futebol de fora do Brasil consideram um clube nacional como o seu favorito. Esses dados, revelados no Global Fan Report encomendado pela Chiliz e realizado pelo CLV Group, destacam a disparidade entre a presença global de clubes brasileiros e outras grandes ligas, como a Premier League e La Liga.
O futebol brasileiro, historicamente um celeiro de talentos e palco de grandes conquistas, enfrenta dificuldades para competir globalmente. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, é considerado como favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais, enquanto ligas como a espanhola e a inglesa lideram o ranking com 41,70% e 20,35%, respectivamente.
A pesquisa também mostra a força que as ligas internacionais têm no considerado “país do futebol”. A liga espanhola é a favorita de 41,7% dos brasileiros, seguida pela inglesa (20,35%), a portuguesa (8,52%) e a americana (5,86%). Quando se trata de clubes, os brasileiros preferem gigantes como Real Madrid e Barcelona como mostra o ranking abaixo.
Os Top 10 clubes estrangeiros preferidos pelos brasileiros incluem:
Real Madrid – 30,48%
Barcelona – 16,05%
Manchester City – 5,71%
Paris Saint-Germain (PSG) – 5,44%
Liverpool – 4,49%
Chelsea – 3,67%
Manchester United – 3,54%
Bayern de Munique – 2,99%
Milan – 2,45%
Porto – 2,45%
Em contraste, clubes brasileiros como Santos (0,56%), São Paulo (0,40%) e Flamengo (0,33%) têm pouca penetração entre os fãs globais, ficando muito atrás de clubes europeus e até de outros mercados emergentes.
Além disso, os fãs brasileiros, em sua maioria, acompanham de perto os jogos de seus times estrangeiros favoritos. A pesquisa revelou que 20,54% dos torcedores assistem a todos os jogos, enquanto 58,50% assistem à maioria das partidas. Esses números reforçam o engajamento significativo dos brasileiros com clubes de fora, apesar de suas conexões locais.
Quando perguntados sobre os fatores que influenciam seu apoio a times estrangeiros, os brasileiros citaram os seguintes aspectos:
História e tradição do time – 63,50%
Desempenho atual do time – 53,65%
Jogadores e técnicos individuais – 52,54%
Cultura e valores do clube – 36,95%
Influência de familiares ou amigos – 20,69%
Treinador – 10,51%
Além disso, 34,36% dos brasileiros afirmaram que estão mais interessados em um time estrangeiro do que em um clube do próprio país, o que pode refletir um afastamento progressivo das equipes nacionais.
``O futebol brasileiro, apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para ganhar notoriedade e envolvimento no cenário global. Muito se deve a barreiras de acesso, seja por distribuição, idioma, cultura e mesmo por questões geográficas. Outros setores também já passaram por isso e a tecnologia teve um papel fundamental nesse movimento de globalização, no futebol não deveria ser diferente. Por isso, ao adotar tecnologias inovadoras, como Fan Tokens e plataformas digitais de engajamento, os clubes têm a oportunidade de se conectar com torcedores em todo o mundo, construindo comunidades digitais vibrantes e explorando novas fontes de receita. Essa transformação também pode colocar os clubes do Brasil em um lugar de mais destaque no cenário esportivo mundial´´, afirma Bruno Pessoa, country manager do Grupo Chiliz no Brasil.
O papel da tecnologia e das plataformas digitais no engajamento de fãs
O Global Fan Report também revela que a tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência dos torcedores. Quase 90% (89,90%) dos torcedores brasileiros afirmam que as plataformas digitais e a tecnologia melhoram significativamente sua interação com os clubes. Isso se aplica especialmente a programas de fidelidade, acesso a ingressos para fãs globais e votações significativas que fazem com que os torcedores sintam que têm uma voz ativa no clube.
Além disso, 90,28% dos torcedores acreditam que os clubes poderiam fazer mais para aprimorar o relacionamento com seus fãs, o que aponta para uma oportunidade clara de inovação, especialmente para os clubes brasileiros que buscam expandir sua presença global. A plataforma Socios.com, por exemplo, já atraiu usuários que seguem não apenas seus times favoritos, mas também outros clubes ao redor do mundo, com 92% dos usuários recentes acompanhando múltiplos times.
``Os dados do Global Fan Report mostram que os torcedores brasileiros sentem que a tecnologia melhora sua interação com os clubes. Isso reforça a necessidade dos times brasileiros investirem em plataformas digitais que ofereçam ainda mais experiências e ações para os torcedores. Com essas ferramentas, os clubes podem estreitar laços com seus fãs e expandir sua presença global, especialmente em mercados onde ainda têm pouca visibilidade´´, completa Pessoa.
Sobre o Global Fan Report da Chiliz
O Global Fan Report da Chiliz foi realizado para analisar o panorama global de torcedores de futebol e identificar tendências de interesse e lealdade entre fãs ao redor do mundo. A pesquisa revelou que a maioria dos fãs estrangeiros ainda prefere clubes das ligas europeias, como a espanhola e a inglesa, enquanto os clubes brasileiros enfrentam desafios significativos para alcançar o mesmo nível de reconhecimento.
Foram questionados mais de 8.000 torcedores de futebol ao redor do mundo pelo CLV Group, empresa de dados e insights para esporte, mídia e entretenimento, no Reino Unido, EUA, Brasil, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Itália, sobre seu apoio a times estrangeiros.
SOBRE O GRUPO CHILIZ
O Grupo Chiliz é a casa do SportFi. Sua infraestrutura é impulsionada pela Chiliz Chain, a primeira blockchain Layer-1 compatível com EVM para esportes e entretenimento, alimentada pelo token nativo Chiliz (CHZ). Mais de 80 Fan Tokens das maiores entidades esportivas do mundo fornecem a porta de entrada para o ecossistema Chiliz. Seu produto principal na Chiliz Chain, a plataforma Socios.com, hospeda uma comunidade global de mais de dois milhões de usuários, tornando-se o maior produto web3 voltado para o consumidor não centrado em finanças/comércio em termos de base de usuários. O Grupo possui parcerias com inúmeras marcas, incluindo gigantes do esporte mundial como FC Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester City, Juventus, S.S.C. Napoli, Inter de Milão, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, A.S. Roma e grandes equipes de Fórmula 1.
Fonte: Sherlock Communications
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