quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Jorge Fossati, técnico do Al Sadd, fala do confronto contra o Barcelona

A missão é quase impossível. Mas Jorge Fossati, técnico do Al Saad, analisa o confronto contra o poderoso Barcelona, considerado o melhor time do mundo na atualidade. O confronto pelas semifinais do Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira (15/12), às 8h30 (de Brasília), no Japão. Quem vencer encara o Santos na decisão.

``O Barcelona tem três ou quatro jogadores que são os diretores da orquestra: Messi, Xavi e Iniesta. Talvez possamos colocar no mesmo nível o Busquets, no meio. Mas se você olha ao redor deles vai encontrar jogadores fantásticos. Para mim, o que não tem sido bem colocado, até agora, é pensar que o Barcelona é só um monte de individualidades. Eles têm um funcionamento de time que é a grande diferença dos demais. Se você compara com o Real Madrid, por exemplo, fazendo uma seleção entre eles, para formar um time, vai ter muitas dúvidas de quem colocar em cada posição. E vou falar mais, até acho que o Real tem maior quantidade de individualidades fantásticas. Então por que não ganha? Por que o Barcelona se impõe com autoridade? O que influencia mais é o funcionamento de equipe. Na hora de ter a posse de bola, mas também na hora de recuperá-la. Se eu tivesse que dizer qual o aspecto mais importante que o Barcelona tem como time, não diria um, mas dois: a posse de bola, sempre com a ideia de esperar o momento adequado para te “enfiar a faca”, mas também a agressividade e a movimentação para recuperar a bola, e não deixar nunca o time adversário gostar do jogo. Jogar contra o Barcelona não é colocar marcação individual no Messi, ou algo assim. Tem é de controlar o time deles. Então, o problema é um pouco maior´´, analisou Fossati.

Desafio

``Quando você vai para uma batalha, tem de saber com que armas você conta. Se o time adversário tem míssil, bomba de tudo quanto é tipo e você tem uma faca, tem que saber utilizar a faca, e procurar usar a única arma que tem. Agora, isso todos os times têm procurado fazer, mas só alguns conseguem. Às vezes, inclusive, ajudado pelo fato de o adversário não estar no seu dia. Por isso seria zebra. Se fosse uma coisa normal, não. Mas hoje, com humildade, falando do Al Sadd ganhar do Barcelona, seria zebra´´.

De que forma encarar o Barça

``Acho que a gente tem que pensar, em primeiro lugar, com humildade. Quando você vai fazer alguma coisa na vida, tem que saber quais são as tuas qualidades e procurar potencializar isso, dependendo do desafio que tem pela frente. Hoje, em nível de clubes, não há desafio mais difícil que enfrentar o Barcelona. Porque ele é considerado, e bem, o melhor time do mundo. Então, qual o desafio mais difícil que enfrentar o melhor do mundo? Olhar para eles com humildade, mas isso não quer dizer olhar como uma coisa impossível de obter. Se não acontece a vitória, não se pode também desmoronar, se sentir um fracassado. Mas é sair para o jogo pensando em ter muita ordem, disciplina tática e respeito pelo rival, e também acreditando nas poucas chances que se tem. Pensar que são noventa minutos e não seria a primeira vez no futebol que acontece uma zebra. Para resumir, é isso que a gente tem que procurar´´.

Foto: Trato.TXT

Nenhum comentário: