A Portuguesa Santista apresentou na última quinta-feira (4/4) o elenco que disputará o Campeonato Paulista da Quarta Divisão. Em coquetel realizado no Restaurante Quinta da XV, no Centro Histórico de Santos, a diretoria da Briosa e sua parceira, a Kourusport Marketing Esportivo aproveitaram para divulgar também o novo uniforme, as novas mascotes oficiais e as ações de marketing do time, como o programa Eu Sou Torcedor, o novo site oficial, a TV Briosa e a utilização das mídias sociais como forma de divulgar a agremiação santista.
Com plantel totalmente renovado em relação ao ano passado, a diretoria investiu na experiência. Trouxe o zagueiro bicampeão brasileiro pelo Santos, Preto, o meia-atacante Edson Pio e boa parte do elenco vice-campeão paulista do ano passado pelo São Vicente, como o goleiro Clebão, o zagueiro Natan e os atacantes Esquerda e Epifânio. A lista ainda conta com os goleiros Haílson e Vinícius, os laterais Vítor, Jean e Bruno, os zagueiros Guilherme e Willian, os meias Lucas, Ânderson, Mike, Rodolfo e Jussan e os atacantes Matheus e Stanly.
``Nosso objetivo é devolver a Briosa ao lugar que lhe é de direito, que é a elite do futebol paulista. Sendo assim, em 2015, nosso planejamento prevê o clube disputando ao menos a Série A-2 (Segunda Divisão)´´, disse Wladimir Mattos, presidente do patrocinador.
Mattos admitiu o sonho de fazer a Portuguesa disputar a primeira divisão no ano de seu centenário, mas alerta que o ponto forte do projeto consiste em estruturar o clube de tal forma que o time nunca mais venha a precisar de ajuda.
``Não adianta subir de divisão em um ano e descer no outro. Prefiro ter estrutura e time competitivo em uma Série A-2 do que um candidato a rebaixamento na A-1, por exemplo´´, explicou.
Na sequência, ao lado do repórter Evandro Morais e do plantonista JC Batera, o narrador Marcelo Furtado explicou a importância das opções de transmissão, que permitirá ao ouvinte acompanhar as partidas pela Rádio Cacique (1.510 AM) e pela web rádio do site oficial da Briosa, uma das novidades em 2013.
``Desta forma, os torcedores mais tradicionais poderão continuar levando seus radinhos ao estádio, enquanto os torcedores mais antenados ao mundo virtual pode acompanhar a partida pelo site. E isso é maravilhoso´´, disse.
Animado com o projeto, Furtado se mostrou muito confiante no desempenho do time neste ano.
``A gente sabe que, quando a Kourusport investe em um clube, é para vencer. Comprovamos isso no ano passado, quando, em uma situação bem mais complicada, a empresa suou a camisa e fez o São Vicente subir à Série A-3 e disputar sua primeira final estadual em toda a história. Isso só alimenta ainda mais nossa expectativa´´, justifica.
Outro que se mostrou animado é o vice-presidente regional da Federação Paulista de Futebol (FPF), Orlando Rollo.
``O time está no caminho certo. Estou gostando de ver a seriedade e o trabalho apresentado nesta fase de preparação. Tanto a Portuguesa quanto a Kourusport estão de parabéns pela parceria e pelo trabalho. Acredito que a Briosa fará um papel bonito no Campeonato Paulista´´, enaltece.
Para Rollo, tal expectativa se dá pelo elenco e pelas condições do clube.
``O elenco está excelente, assim como a estrutura. A diretoria trouxe jogadores experientes, como é o caso do Preto, e mesclou com atletas novos. A equipe tem tudo para fazer um excelente ano´´, conclui.
Ações de Marketing
A presença da Portuguesa Santista na internet não se limitará à Rádio Briosa. Com seu site oficial (portuguesasantista.com.br) totalmente reformulado e modernizado, o clube também apresentou seu canal no Youtube, a TV Briosa (youtube.com/tvbriosa) e suas contas nas redes sociais Twitter (twitter.com/briosaoficial) e Facebook (facebook.com/briosaoficial), onde o clube fará promoções e interação com a torcida principalmente durante as transmissões dos jogos.
Segundo o gerente de Tecnologia e Comunicação, Thiago Santos, a utilização destas ferramentas são importantes para que o clube saiba se está agradando ou não em tempo real.
``Isso gera uma grande responsabilidade, mas também um retorno instantâneo. A internet, principalmente pelas mídias sociais, é o canal mais direto que um clube pode ter com seu torcedor´´, explica.
Entre as web atrações, estão o conteúdo exclusivo da Rádio Briosa, com 30 minutos de informações pré-jogo e mais 30 após a partida, e os bastidores de cada partida na TV Briosa, onde o trabalho vai a mostrar o dia a dia dos jogadores.
``Informar o torcedor, saber que ele entra no site para saber as notícias e interage com o time através das redes sociais, tudo isso é uma conquista. Nosso objetivo é profissionalizar cada vez mais a Portuguesa, colhendo os frutos dentro e fora de campo´´, revela.
Houve tempo, ainda, para o lançamento das Cachopitas, que serão as mascotes da equipe. Composta por duas meninas, a dupla de mascotes mirim estará presente em todos os jogos da Briosa. As Cachopitas foram apresentadas junto ao novo uniforme do time, que contou com um desfile de modelos para o lançamento do manto rubro-verde que será usado durante a temporada 2013.
Eu Sou Torcedor
O evento contou também com o lançamento do programa Eu Sou Torcedor, que visa fidelizar as torcidas e aproximá-las a seus clubes. O programa dispõe de cinco tipos de planos anuais: Mirim (gratuito), Prata (R$ 50,00), Ouro (R$ 60,00), Diamante (R$ 75,00) e Corporativo (combo – 10% de desconto). Todos oferecem descontos em estabelecimentos associados e dão entrada gratuita a qualquer jogo da Portuguesa Santista.
O que difere cada plano são os brindes que cada sócio ganha; com destaque para o sócio-torcedor diamante, que ganha uma camisa oficial e uma cadeira com seu nome no estádio. Assim como a torcida, as empresas que quiserem associar sua marca ao programa só precisam se cadastrar no site http://portuguesasantista.eusoutorcedor.com.br e oferecer algum benefício a clientes que tiverem a carteira de sócio.
Representante do Eu Sou Torcedor, Calucho Jamelli afirma que tanto a torcida quanto o clube só têm a ganhar com a novidade.
``É uma forma de unir o Marketing à paixão do torcedor e favorecer o clube´´, disse.
Segundo ele, as empresas que se cadastrarem também ganharão com a publicidade.
``Elas terão sua marca estampada em nosso site. Além disso, o torcedor associado que quiser qualquer tipo de serviço vai procurar uma empresa cadastrada no programa, pois sabe que terá algum tipo de vantagem ou desconto. Temos este programa em oito clubes e mais de 100 marcas associadas´´, enaltece.
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