terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alex chega ao milésimo jogo como profissional

Nesta quarta-feira (19/2), no jogo entre Coritiba e J.Malucelli, no estádio Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense, o capitão Alex vai completar seu milésimo jogo como profissional. E para ele o seu jogo mais importante foi justamente há quase 19 anos, também pelo Paranaense.

``Sem a estreia não haveria nada disso. Não estaríamos falando do milésimo jogo. De repente eu nem teria iniciado no Coritiba. Não teria tido a oportunidade de ter ido para o Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e ter jogado na Seleção. De ter jogado na Turquia e ter passado um período na Itália. Então, para simbolizar os mil jogos é a estreia porque faz a abertura de tudo isso´´, lembrou Alex.

O primeiro jogo foi em 2 de abril de 1995 contra o Iraty. Alex foi lançado pelo técnico Paulo Cesar Carpegiani e o Coritiba venceu por 2 a 1, em partida realizada na cidade de Irati.

Recebendo homenagens do Coritiba, torcedores, amigos e imprensa, Alex faz um balanço da carreira.

``Valeu muito a pena. Essa média caiu um pouquinho porque teve aquele período de briga com o Parma entre 2000 e 2002, onde eu joguei menos. Foi o período em que eu passei pelo Flamengo. Passei um pouquinho pelo Palmeiras jogando em períodos curtos, sempre emprestado. Acredito que esse milésimo jogo, caso tivesse acontecido de uma maneira natural entre 2000 e 2002, já teria acontecido e essa média hoje poderia ser um pouco maior. Mas, mesmo com essa situação, eu joguei bastante e tive a sorte de ter poucas lesões. Nunca tive nenhuma lesão grave. O que me deixa mais satisfeito é que onde eu tive a oportunidade de jogar ajudei de alguma forma. Esses clubes me ajudaram bastante. Mas eu também consegui deixar a minha contribuição``, analisou Alex.

Em quase 19 anos sua média anual é de 52 jogos por ano.

Atualmente em atividade só há três atletas com mais de mil jogos como profissional. O galês Ryan Giggs, do Manchester United; o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo; e o meia Zé Roberto, do Grêmio. Alex sabe que é muito difícil atingir esta marca.

``Eu acredito que tem que ter um pouquinho de sorte também para não se lesionar. Muitas vezes, quem teve lesão grave, fica fora um período grande. Quem tem lesão, principalmente de joelho, perde aí no mínimo seis meses de carreira. Perde vários jogos e isso complica um pouco. Então eu tive essa sorte. Eu tive lesões, mas lesões pequenas ao longo da carreira. Nada que me tirasse por um tempo mais longo. E junto da minha sorte é de você poder estar sempre disputando a posição de titular. Disciplinarmente, tomar poucos cartões para não perder jogos. Não ter suspensões, que de repente o atleta é suspenso durante algum período e também perde jogos. E desses nomes, o Giggs já passou dos 40 anos, o Rogério Ceni e o Zé Roberto acredito que façam 40 anos este ano. São jogadores que iniciaram antes de mim e continuam jogando com toda a qualidade. E mesmo assim não tem tantos jogos a mais do que eu. Isso é interessante, é importante, é uma marca boa e é demonstração que fiz as coisas direito. E contei um pouquinho com a sorte para que pudesse chegar a este número no jogo de quarta-feira´´, festejou.
.
Alex retornou ao Brasil no final de 2012 após jogar oito anos no Fenerbahçe. Completar o milésimo jogo no clube que começou tem um grande significado para ele.

``Sim, é especial porque quando eu retornei para o Coritiba deixei bem claro que era o fechamento de um ciclo. Onde eu iniciei, fui para o Palmeiras e comecei a circular. E esse círculo se fecha no Coritiba. É claro que eu jamais posso deixar de agradecer ao Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, ao Parma e ao Fenerbahçe. As oportunidades que os treinadores me deram na Seleção Brasileira. Foram esses lugares, clubes e Seleção que me deram a chance de poder iniciar esse clico e terminar aqui no Coritiba. E os jogos passam por essas equipes. Equipes onde eu passei um bom período. Onde joguei bom número de jogos. Então realmente tenho que agradece-los sempre. Isso eu faço questão sempre que tenho a oportunidade de agradecer, porque realmente fui muito bem tratado. Com exceção ao Parma, onde eu sempre tive briga, nos outros lugares sempre fui bem tratado. E tirando o Flamengo, onde fiquei pouquíssimo tempo, foram apenas dois meses. Fenerbahçe, Cruzeiro, Palmeiras e o próprio Coritiba sempre me trataram muito bem. Eu pude jogar o meu futebol e dar a minha parcela de contribuição no período em que estive nesses times. O meu agradecimento é sempre grande. E a felicidade de poder estar completando no meu time se torna maior porque fecha um ciclo. Aquele ciclo que se iniciou em 1995 começa a ser encerrado a partir desse milésimo jogo com o Coritiba´´, finalizou Alex, que cita os cinco jogos que marcaram sua carreira.

1)    02/04/95 – Iraty 1×2 CORITIBA pelo Paranaense (Estreia)
2)    13/12/95 – CORITIBA 3×0 Atlético pela Série B (fez 1 gol e subiu )
3)    26/05/99 – PALMEIRAS 3×0 River Plate (fez 2 gols)
4)    06/12/03 – CRUZEIRO 5×2 Fluminense (fez 2 gols)
5)    22/04/12 – Galatasaray 1×2 FENERBAHÇE (de virada, com assistência de Alex na casa do adversário)

 Confira os números da carreira de Alex

Equipe                Jogos       Gols       Assistências
Coritiba               174           60            48
Palmeiras             241           78            56
Seleção Olímpica   19            8               1
Flamengo               12            3               0
Cruzeiro               121          64             61
Parma                      5             2              7
Fenerbahçe          378         185          162
Seleção Brasileira   49           12            11

TOTAL                999        412           346                        









Fonte: Fellegger

Nenhum comentário: