quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Botafogo faz intercâmbio com garotos do Benin e Cazaquistão

O Botafogo Academy, um dos maiores projetos de intercâmbio futebolísticos do Brasil, se prepara para receber duas novas turmas de meninos estrangeiros, que passarão a temporada 2014 em treinamentos no Centro de Treinamentos Manoel Leão, em Ribeirão Preto.

Em março, desembarcam no Brasil 22 jovens, entre 14 e 16 anos, do Benin e mais quase 30 do Cazaquistão. Será a segunda turma de beninenses a participar do projeto, já que, entre 2010 e 2011, uma delegação de meninos do país africano esteve em treinamentos no CT botafoguense.

Na última semana, uma comitiva do Botafogo Academy, composta pelo técnico Tiago Kosloski, pelo preparador físico André Souza, e pelo gerente executivo do projeto, Maurício Penha, esteve em Cotonou, capital do Benin, para selecionar os garotos que virão ao Brasil.

A participação do Benin no projeto é fruto de parceria firmada entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), entidade governamental ligada ao Ministério das Relações Exteriores, e o Governo do Benin. Em 2011, o Ministro da Juventude, Esporte e Lazer do país africano, Safiou Idrissou, visitou Ribeirão Preto, para conhecer de perto a estrutura disponibilizada pelo Botafogo Academy.

Além dos beninenses, 30 garotos do Cazaquistão também chegam a Ribeirão Preto. Será a sexta temporada dos cazaques no projeto botafoguense. Os meninos estavam de férias em seu país, desde dezembro último, e retornam para o último ano de treinamento da turma, já que em 2015 outra safra de jovens cazaques será selecionada para um novo ciclo de três anos.

Atualmente, o Botafogo Academy hospeda cerca de 30 jovens chineses, que já participam do intercâmbio a mais de quatro anos. São garotos de 15 e 16 anos. No ano passado, um grupo de chineses encerrou o ciclo de três anos em Ribeirão Preto e já retornou à China para defenderem clubes profissionais.

``Hoje, o projeto Botafogo Academy é um dos maiores, se não for o maior, do Brasil em formação de jogadores estrangeiros. Temos uma estrutura muito boa e os resultados mostram a evolução destes meninos desde a chegada em Ribeirão Preto. Praticamente metade da seleção sub-17 do Cazaquistão é composta por jogadores formados em nosso projeto. Já recebemos uma delegação do Haiti e vários jogadores que estiveram aqui fazem parte de seleções de base haitiana. A parceria firmada entre a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, e o Governo do Benin vem ratificar o nosso trabalho´´, destaca Maurício Penha, gerente executivo do Botafogo Academy.





Foto e fonte: Divulgação/Agência Botafogo

Nenhum comentário: