quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Livro Araras e seus craques do futebol chega ao segundo volume

O jornalista Nilson Zanchetta Junior, atualmente na Rádio Central e Portal Futebol Interior de Campinas, lançará no dia 19 de dezembro, no Clube Ararense, na cidade de  Araras, no interior de São Paulo, o volume II do livro Araras e seus craques do futebol.

A obra registra a trajetória de mais 11 jogadores nascidos em Araras e que fizeram sucesso na carreira como os goleiros: Privati e Marola, os laterais: Edinho e Paulo Sales, o zagueiro: Campagnollo, os meias: Marquinho Coxinha e Wilson Zanon e os atacantes: Tim Viola, João Paulo, Luan e Wilson. Além de Israel, que é considerado filho adotivo da cidade, por ter nascido em Ipuiuna-MG e escolhido Araras para morar.

O livro traz ainda a história de três árbitros ararenses: Douglas Marcucci, Jeimes Wilie Catini e Vinicius França, além de seis Estádios de futebol da cidade, que fazem parte da história do esporte ararense: Hermínio Ometto, Engenho Grande, São Joaquim, Jerônimo Ometo, Joel Fachini e Oratório Dom Bosco.

O primeiro livro lançado em 2007 foi um sucesso e até hoje ele se encontra a venda pela internet no site livrariapontesfutebol.com.br. Nesta obra estão registradas as histórias de Veloso, Marinho, Bernardi, Lica, Nelson Quintiliano, Miranda, Danilo Sacramento, Riza, Sorato, Ailton Lira, Fabiano e o também filho adotivo de Araras, Roberto Carlos. Além de uma breve resenha sobre os times da cidade.

Noite de autógrafo

Durante o lançamento do livro, dia 19 de dezembro, às 20:00, no Clube Ararense, o autor Nilson Zanchetta Junior estará autografando as obras. Para prestigiar o evento basta adquirir um livro ao preço de R$ 20,00 na entrada principal do Clube Ararense, na Rua José Bonifácio.

Todos os homenageados e familiares estarão no evento, que deverá receber ainda autoridades, empresários e jogadores do passado e da atualidade, entre eles Evair e Claudecir (Palmeiras), Alexandre (São Paulo), Aílton Lira e Juari (Santos) e Célio Silva (Corinthians).

``Quem quiser participar do evento basta adquirir o livro e ficar a vontade na festa. Quero receber o máximo de gente possível para mostrar o quanto esses jogadores foram e ainda são importantes para a cidade de Araras, isso não pode ser esquecido. Tenho certeza que será mais um momento inesquecível na minha carreira´´, explica o jornalista Nilson Zanchetta Junior.

Uma surpresa está programada para todos os atletas e árbitros homenageados no livro. A dupla sertaneja Alex e Gustavo, sensação do interior de São Paulo, fará grande show para os convidados. A TV Opinião de Araras vai fazer ampla cobertura ao vivo com a participação dos apresentadores Ronaldo Bueno e Mauricio Hernandes.

Os jogadores do livro:

Privati: Foi o Jogador que mais vestiu a camisa na história do União São João de Araras, ficou 908 minutos sem sofrer gol e no início da carreira trocou o trabalho de operário na Usina São João para se tornar um goleiro profissional. No final dos anos 80 precisou emprestar um par de luvas para o consagrado goleiro Zetti, num jogo entre União São X Palmeiras, no Estádio Engenho Grande.

Silvio Roberto Marola: Foi um goleiro espetacular. Jogando pelo União São João sofreu um gol olímpico do craque Neto do Corinthians e um de trás do meio campo do zagueiro Denilson do Bangu, o gol é considerado até hoje o mais bonito da história do Bangu-RJ. Marola é ídolo no Noroeste de Bauru.

Campagnollo: Foi um zagueiro viril e de muita personalidade, fez sucesso no Noroeste de Bauru. Pelo Taubaté recusou dinheiro para perder uma decisão de campeonato. Por pouco não jogou no Corinthians e no Palmeiras, as duas vezes ele foi indicado por Nelsinho Batista.

Paulo Sales: Foi um lateral direito velocista. Foi campeão duas vezes no mesmo dia jogando pelo União São João, no ano de 1996. Todas as vezes que enfrentou o União São João por outras equipes nunca perdeu, foi assim pelo Ceará, CRB e Mirassol. Atuou uma partida ao lado do tetracampeão Bebeto e se não fosse a imposição do empresário, Paulo Sales teria jogado na Europa.

Edinho: Um dos melhores jogadores que Araras revelou para o futebol. Começou a carreira no União São João como ponta direita, foi recuado para a lateral pelo técnico Jair Picerni. Na nova posição foi um monstro. Ídolo na Portuguesa, onde cruzava sempre com perfeição, sendo o responsável pelo sucesso do atacante Paulinho Maclaren. Jogou também no São Paulo e Inter-RS. Recusou proposta do Flamengo por se considerar muito caipira. Edinho é avesso à entrevistas. É torcedor do Santos, apesar de nunca ter jogado no time de Vila Belmiro.

Wilson Zanon: Foi um craque, jogou na Ponte Preta e no Vasco. Foi o primeiro ararense a vestir a camisa da Seleção Brasileira e ainda deixou o astro Paulo Roberto Falcão no banco de reservas. Precisou encerrar a carreira precocemente por causa de uma lesão no joelho causada por um jogador do Botafogo de Ribeirão Preto. Na época a Ponte vencia o jogo, a torcida gritava olé e o volante Mario resolveu atingi-lo. Até mesmo o craque Sócrates foi prestar um apoio a Zanon no vestiário da Macaca. Após encerrar a carreira foi trabalhar em Laboratório de Remédios, sofreu um grave acidente de carro, ficou entre a vida e a morte.

Marquinho Coxinha: Foi um meio campista habilidoso, autêntico camisa 10. Lamenta não ter sido mais bem aproveitado no União São João, time do seu coração. Atuou com sucesso no Velo Clube, Lemense, Pirassununguense, Taubaté e Nacional-SP. Foi auxiliar técnico de Lula Pereira em campanhas vitoriosas no União São João, Botafogo-SP e América-MG.

Tim Viola: Participou de um jogo épico pelo Circulista de Araras, na cidade de Poços de Caldas, quebrando uma invencibilidade de 57 jogos da Caldense. No aspirante do Santos treinava ao lado de Pelé, sendo inclusive um dos convidados do Rei do futebol para o primeiro casamento dele com a Rose, em 1966. Foi o primeiro ararense a jogar fora do País. Atuou no América de Cali da Colômbia e Filadélfia dos Estados Unidos.  Em todos os times em que jogou, deixou sua marca de artilheiro.

João Paulo: Atacante de porte físico avantajado. Fez história no Paulista de Jundiaí, foi titular na campanha do time vice-campeão estadual de 2004. Fez um gol importante na semifinal contra o goleiro Marcos do Palmeiras. Na Europa fez muitos gols, especialmente no futebol suíço, onde também perdeu um pênalti numa decisão de campeonato.

Luan: Luan foi uma das últimas revelações de impacto do União São João de Araras. Recusou as drogas para se dedicar ao esporte. Foi campeão no Palmeiras e Cruzeiro. Teve que conviver com a furia da torcida do Palmeiras. Marcou três gols em único jogo no Rogério Ceni do São Paulo. Atualmente joga nos Emirados Árabes.

Wilson: Atacante goleador. Teve dificuldade na infância. Antes mesmo de chegar ao profissional do União foi negociado com o Corinthians, onde foi rebaixado. Foi artilheiro no Sport-PE, jogou a Libertadores pelo Paulista de Jundiaí. Jogou no Genoa da Itália e atualmente é ídolo no Vegalta Sendai do Japão. Na infância passou dificuldades e hoje desfruta do luxo que o futebol lhe proporcionou.

Israel: Filho adotivo de Araras. Um dos maiores artilheiros do União São João. Marcou gols importantes, jogou no Coritiba. No auge da carreira se envolveu em um grave acidente, que resultou na morte do amigo Osias, por isso, não atuou em times grandes como: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, que na época disputavam a sua contratação.

Sobre o autor
É impossível falar em jornalismo esportivo no interior de São Paulo e não mencionar o jornalista Nilson Zanchetta Junior. Sua história começou em 2002, quando se formou radialista no colégio Senac em Limeira. Mais tarde em 2006 concluiu o curso de comunicação social, habilitação em jornalismo no Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA Faculdades de Limeira. Como complemento participou do curso de telejornalismo investigativo da Rede Globo e ECA/USP.

Natural de Araras, cidade localizada a 170 KM no interior de São Paulo, é um apaixonado por Rádio, TV e futebol nessa mesma ordem. É torcedor de um time só, o União São João. Na sua terra natal trabalhou nos principais veículos de comunicação, Rádio Clube, Fraternidade AM, Jornal Tribuna do Povo e Grupo Opinião. Foi também correspondente de Araras para o Jornal Lance! de São Paulo.

Deixou Araras em 2008 para ser um dos principais repórteres da Rádio Central AM 870 de Campinas. Emissora especializada em futebol, onde já cobriu jogos memoráveis de Guarani e Ponte Preta. Com um jeito irreverente e preciso na descrição das jogadas, ganhou o bordão de ‘A alegria do Rádio’. Na emissora também é produtor e apresentador de programas esportivos.

Além da Rádio Central, é coordenador da Rádio Futebol Interior, principal emissora WEB de futebol do Brasil. Na carreira, Nilson Zanchetta Junior contabiliza passagens por emissoras tradicionais como: Rede Família, Canal Oito, VTV/Rede TV,  TVB/SBT e TVB/Record.

O livro tem o apoio cultural de:
City Bar Lanches, Higa Atacadista, Helptech Indústria de Plástico, Lastro Corretora de Câmbio, Rivera Móveis para escritório, Usina São João, UNAR, Botequim BR11, Body Factor Suplementos Alimentares, Vereador Bonezinho, Sayão FC, Instituto Salomé, Construtora Hexagono, Laminação de Metais Paulista, Zeni Acabamento & Construção, Fazendas Aldo Della Coletta, Escritório Universal do Miqueira, Auto Escola Belvedere,  Novo Tempo Empreendimentos e Incorporações, Arapet, Dispel Empilhadeiras, Gráfica e Editora Topázio,, Clube Ararense, Soluzsom e Salgateria.com.


Serviço:
O que: Lançamento do volume II do livro Araras e seus craques do futebol
Assunto: Jogadores nascidos em Araras e que fizeram história neste esporte
Editora: Topázio
Presença: homenageados do livro, jogadores famosos do passado e do presente
Quando: 19 de dezembro, às 20 horas
Show: Dupla sensação do interior de SP, Alex & Gustavo
Onde: Clube Ararense
Endereço: Rua José Bonifácio, 432, centro, Araras-SP

Nenhum comentário: