terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O grande desafio do Barueri no Paulistão, que vale como preparativo para o Brasileirão

O Grêmio Barueri (veja o mascote ao lado) tem um grande desafio na atual temporada. Depois de sucessivas conquistas nas divisões inferiores, quando teve cinco acessos consecutivos e ganhou os títulos da Terceira Divisão - A-3 (2005) e Segunda Divisão A-2 (2006), além do título do Interior no Paulistão do ano passado, o clube vem se preparando para ser a grande sensação em 2009.

A bem da verdade, o desafio do Barueri no atual Paulistão não será nada fácil. O clube pretende garantir a classificação para as semifinais, repetindo a proeza de Guaratinguetá e Ponte Preta na temporada passada. Nas primeiras rodadas, a equipe esteve sempre no G-4 ou próximo dele. Porém, com a derrota no último sábado, dentro de casa, para o Mirassol por 2 a 1, quando perdeu a invencibilidade na competição, a situação ficou um pouco mais complicada.

É claro que ainda faltam muitos jogos pela frente. O Barueri está na sétima colocação, com 13 pontos, mas a apenas um ponto da Portuguesa, a quarta colocada. Mas o seu próximo desafio será extremamente importante para o seu futuro na competição. No sábado, às 18h30, na Arena Barueri, o time da casa enfrenta o São Paulo, terceiro colocado, com 17 pontos.

A vitória diante do São Paulo, que provavelmente jogará com o mesmo time misto que disputou o clássico contra o Corinthians, no último domingo, pois na quarta-feira vai estrear na Libertadores, pode facilitar um pouco a vida do Barueri. Uma vitória em casa tem tudo para impulsionar na tabela o clube da Grande São Paulo, quem sabe até fazê-lo retornar ao G-4, e, principalmente, não deixar o Tricolor disparar no pelotão da frente, ao lado do líder Palmeiras e do vice-líder Corinthians.

Mas, ao mesmo tempo em que a vitória mantém o Barueri firme na luta pela classificação às semifinais do Paulistão, a derrota vai afastá-lo das primeiras colocações e tornar a caminhada ainda mais difícil. É tudo ou nada no próximo sábado, na Arena Barueri.

INOVAÇÃO COM TRÊS TREINADORES

O Barueri iniciou a temporada de 2009 sob o comando de três treinadores. Isso mesmo! São três cabeças pensando ao mesmo tempo na escalação do time, na maneira de parar os rivais e no esquema tático, entre outras tarefas. Toninho Moura, profissional experiente, que já comandou vários clubes do interior, fica sempre no banco de reservas.

Mas Toninho Moura tem a ajuda do ex-volante Luís Carlos Goiano, que também jogou em clubes do interior, como o extinto Novorizontino, foi campeão com as camisas do São Paulo e Grêmio, e vinha sendo auxiliar-técnico. Ao lado da dupla está Diego Cerri, ex-cartola do Barueri, que também passou a ditar o rumo do departamento de futebol, mas agora dentro de campo.

GRUPO FORTE

O Barueri tem a dupla ofensiva como o seu ponto forte. Pedrão, o artilheiro isolado do Paulistão, com sete gols, faz uma parceria de respeito com o habilidoso e driblador Thiago Humberto, revelado nas categorias de base do clube.

O goleiro Renê é seguro, enquanto os zagueiros Leandro Castan, com passagens pelo Atlético-MG e futebol sueco, e Daniel Marques, que atuou no Internacional-RS, Atlético-MG e Paraná, trazem tranquilidade ao sistema defensivo.

Experiência também não falta ao lateral-esquerdo Márcio Careca e ao volante Flávio, que jogaram em diversos clubes de ponta do futebol brasileiro, inclusive no Palmeiras. O último reforço contratado foi o lateral-direito Ricardo Lopes, campeão da Copa Sul-Americana com o Internacional na temporada passada.

As maiores provas de que o Barueri tem um elenco forte são as opções que os treinadores têm no banco de reservas. O goleiro Márcio, por exemplo, foi revelado pelo São Paulo, teve passagens pela seleção brasileira nas categorias de base, e já foi titular no Grêmio, Paulista, Paysandu e Ituano.

Bruninho e Pimetel lutam pela vaga de titular na lateral direita, que agora também conta com Ricardo Lopes. O meia Xuxa, a principal revelação do Mirassol na temporada passada, ainda não encontrou o seu espaço no time titular.

No ataque, Pedrão e Thiago Humberto não podem bobear. Os experientes Basílio, Val Baiano e André Neles lutam por posição, enquanto o garoto Luís, revelado nas categorias de base do Palmeiras, e Fernando também sonham com uma oportunidade.

DIEGO BARROS É AFASTADO DO FUTEBOL

O único motivo de tristeza no Barueri na atual temporada foi o afastamento do zagueiro Diego Barros. Com problemas cardíacos, o atleta vai aguardar um tempo para saber se poderá voltar a jogar futebol.

Depois de avaliações físicas e médicas minuciosas, com a finalidade de minimizar lesões e quaisquer outros problemas de saúde ao grupo, os atletas, desde as categorias de base, passam por baterias de exames para avaliação da parte cardiológica e músculo esquelética, além de exames de sangue.

Durante as avaliações iniciais do departamento médico, foi detectada alteração nos exames de Diego Barros. Ele foi submetido ao ecodoplercardiograma, que não mostrou alterações significativas, e ao teste ergométrico, sendo evidenciada arritmia leve durante o repouso que desaparecia após esforço durante o exame.

Diante dessa situação, o médico solicitou o Holter, que mostrou as mesmas arritmias, porém ainda sem diagnóstico definido. Assim que foram evidenciadas tais alterações, o atleta foi afastado de qualquer atividade física.

Foi solicitada uma ressonância magnética cardíaca, que é o exame “padrão ouro” nestes casos, buscando-se detectar alguma alteração, e o laudo da ressonância mostrou displasia arritmogênica de ventrículo direito. É um mal congênito de origem provavelmente familiar, que pode levar a arritmias graves, aumentando o risco de morte súbita.

O atleta, por conta disto, permanecerá afastado de atividades físicas pelo prazo mínimo de seis meses, quando deverá fazer novos exames e reavaliação. Porém, é indefinido o fato se poderá exercer atividade desportiva competitiva novamente. Entretanto, o atleta fará acompanhamento cardiológico periódico a fim de analisar a evolução da doença.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Além de tentar se transformar na grande sensação do Campeonato Paulista na atual temporada, o Barueri também prepara o elenco para debutar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Em princípio, a meta é manter a base do atual elenco e conseguir reforços de nível.

Um dos atletas que poderá defender o Barueri no Brasileiro é o lateral-direito Cafu, que chegaria ao clube para jogar no meio-campo. As negociações prosseguem.

Nenhum comentário: