Futebol, Linguagem e Arte: é sobre esse tema que o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – participa de duas lives do Centro Cultural Brasil-Moçambique. A programação se inicia nesta sexta-feira, dia 28, às 11 horas (horário de Brasília) com participação de Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol para falar sobre “Museu do Futebol: origem, pesquisa e perspectivas”.
A conversa abordará as origens da instituição e a estruturação da pesquisa e do Centro de Referência, procurando destacar esse futebol como uma potente expressão da cultura brasileira.
No dia 18 de setembro, também às 11h, o bibliotecário Ademir Takara conversará sobre os “Livros de Futebol no Brasil: pesquisa e edição”.
O Seminário Futebol, Linguagem e Artes pretende mostrar um panorama do futebol brasileiro no âmbito da pesquisa, linguagem, arte, memória e edição. As entrevistas serão realizadas por Gustavo Cerqueira Guimarães, doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG, e têm duração de 1 hora. Os conteúdos serão divulgados nas páginas oficiais do CCBM e da FuLiA/UFMG, revista sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG, hospedadas no Facebook.
Link para a live https://www.facebook.com/CentroCulturalBrasilMocambique
Sobre o Museu do Futebol - O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#culturaemcasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
http://dados.museudofutebol.org.br/
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário