Mesmo com as visitas em grupo ainda suspensas por conta da pandemia de Covid-19, o Museu do Futebol vai continuar atendendo escolas e instituições com interações educativas exclusivas – agora, em encontros online. Com agendamento prévio, as turmas poderão interagir com os educadores e aprender mais sobre as disciplinas que estão estudando a partir de conhecimentos do universo do futebol.
Assim, as aulas ganham uma extensão por meio de uma atividade lúdica, apoiando o processo de aprendizado. Localizado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.Para que a atividade seja mais proveitosa para cada grupo, o professor ou responsável pela turma informa, na hora da inscrição, quais os temas que estão sendo trabalhados em sala de aula. Os educadores do Museu então fazem roteiro personalizado, específico para cada atendimento. Disciplinas como Geografia, História, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa são apenas alguns dos exemplos que podem ser trabalhados pela equipe multidisciplinar de educadores – todos profissionais com ensino superior, com formações variadas. Com esse formato, escolas de qualquer parte do país poderão fazer atividades educativas com o Museu do Futebol.
Os atendimentos acontecerão de terça a sexta pela plataforma Google Meets. Às terças-feiras, serão duas sessões às 15h, e de quarta a sexta uma sessão às 10h e outra às 15h. Cada atividade terá duração de 1h a 1h30, a depender da disponibilidade da turma, que pode ter até 25 pessoas. Para que a atividade seja realmente interativa, todos os participantes devem entrar na sala virtual com câmeras ligadas.
SERVIÇO
Interações educativas para escolas
Terças às 15h (duas sessões)
Quartas, quintas e sextas às 10h e às 15h
*Os horários podem ser flexibilizados para turmas de Educação de Jovens e Adultos.
Gratuito
Inscrições: https://museudofutebol.org.br/interacao-educativa-online/
COVID-19
Museu do Futebol reabriu no dia 15/10, totalmente adaptado para funcionar com segurança enquanto durar a pandemia de coronavírus. A capacidade foi reduzida e o acesso está sendo feito exclusivamente mediante aquisição antecipada de ingresso com hora marcada, mesmo por quem tem direito a gratuidade. É obrigatório o uso de máscara e há totens de álcool gel em vários pontos do percurso. Os equipamentos interativos foram adaptados para funcionar com comandos a partir do celular dos visitantes, evitando toque em botões e telas. Por enquanto, as visitas em grupos seguem suspensas.
Para saber mais, acesse: http://museudofutebol.org.br/covid-19/
#CULTURAEMCASA- A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
http://dados.museudofutebol.org.br/
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Evonik, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Andra Materiais Elétricos e Grupo Luminae Energia. Tem a Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, UOL, Guia da Semana e Dinamize como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura do Governo Federal, ProAC/ICMS e PRO-MAC.