segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Clubes mantém regulamento da Série A2 do Paulista em 2025, mas agora escolhem se querem jogar dentro ou fora de casa o primeiro duelo dos mata-matas


Os 16 clubes que disputarão o Campeonato Paulista da Série A2 em 2025 estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (11/11), no Pacaembu, junto com o presidente Reinaldo Carneiro Bastos e o departamento técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) para definirem o regulamento da competição. Quase tudo foi mantido em relação ao torneio de 2024, mas, a partir dos mata-matas, os times com melhores campanhas escolherão se jogarão dentro ou fora de casa.

Na primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista, os clubes continuarão jogando em turno único, ou seja, 15 rodadas. Ao término, os oito primeiros colocados garantirão classificação às quartas de final, com os dois últimos sendo rebaixados para a Série A3.

A novidade é que nas quartas de final (os quatro primeiros), nas semifinais (os dois times com melhores campanhas) e na final (o de melhor campanha) poderão escolher, antes de iniciar a fase das competição, se pretendem jogar dentro ou fora de casa a primeira partida.

``Foi decisão dos clubes a manutenção do regulamento de 2024 para o torneio de 2025, com apenas a decisão de escolherem jogar dentro ou fora de casa os clubes com melhores campanhas nas fases decisivas da Série A2 do Campeonato Paulista´´, explicou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.

Jorge Macedo, diretor executivo da Ferroviária (mascote acima), que teve dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro e vai jogar a Série B em 2025, anunciou que foi do clube de Araraquara a ideia de colocar em votação o direito de escolher jogar dentro ou fora de casa nas fases decisivas da Série A2.

``A ideia partiu da Ferroviária. Por exemplo, às vezes você faz o segundo jogo em casa, nas quartas de final, e já tem em seguida uma viagem desgastante para jogar fora nas semifinais. Qual o sentido disso? Se eu puder escolher, posso fazer o jogo em casa outra vez nas semifinais e evitar a viagem. Todos os clubes concordaram e acrescentamos esse detalhe no regulamento de 2025´´, disse Jorge Macedo, chateado apenas com o veto em outra ideia proposta pelo clube de Araraquara.

``Queríamos que dois empates desse a classificação para o clube de melhor campanha nos mata-matas e nada de decisão nas cobranças de pênaltis. Fizemos uma campanha muito melhor que o Juventus, neste ano, e fomos eliminados nos pênaltis após dois empates. Claro, fazia parte do regulamento, mas entender ser injustos por termos mais pontos, mais gols feitos. E tentamos mudar. Mas, infelizmente, na votação a maioria escolheu que dois resultados iguais permanecerá a disputa por pênaltis´´.

Nas quartas de final, o 1º colocado encara o 8º, o 2ª x 7º, o 3º x 6º e o 4º x 5º. Nas semifinais, os quatro vencedores serão divididos entre o clube com a melhor campanha, contra o com a quarta melhor campanha. E o segundo contra o terceiro.

A Série A2 do Campeonato Paulista vai começar no dia 15 de janeiro.


CLUBES E TREINADORES DA SÉRIE A2


Capivariano - Elio Sizenando

Ferroviária - Júnior Rocha

Grêmio Prudente - Sérgio Guedes

Juventus - Sérgio Soares

Ituano - indefinido

Linense - Thiago Gomes

Oeste - Lelé

Portuguesa Santista - indefinido

Primavera - Fernando Marchiori

Rio Claro - André Gaspar

Santo André - Gilson Kleina

São Bento - Roberto Fonseca

São José - Moacir Júnior

Taubaté - Alberto Félix (foto acima)

Votuporanguense - Rogério Corrêa

XV de Piracicaba - Moisés Egert 

Nenhum comentário: