terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Guaratinguetá está satisfeito em lutar apenas pelo título do interior

Amigos, eu estive no último final de semana na cidade de Guaratinguetá. Comentei pelo PFC a derrota do Guaratinguetá (veja o mascote ao lado) por 3 a 1 para o Corinthians, sábado, no estádio Dario Rodrigues Leite, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Foi um jogo empolgante, equilibrado no primeiro tempo, mas com domínio total do Timão no segundo tempo, que mereceu conquistar os três pontos.

O Guaratinguetá tinha a intenção de sufocar o Corinthians na defesa e partir para o ataque. Tinha! Mas, com apenas 47 segundos do primeiro tempo, o volante Alê fez uma tremenda besteira, recuou mal a bola para o goleiro Jaílson, que foi obrigado a cometer pênalti em Jorge Henrique, que recebeu o presente e faria o gol.

Cristian fez a cobrança, Jaílton defendeu, a zaga do Guará vacilou, e Cristian entrou livre para marcar 1 a 0. Mesmo em desvantagem, o time da casa foi valente e, apesar de abandonar as jogadas pelo lado esquerdo, o seu ponto forte com Wellington Amorim e Ricardinho, o Guará chegou ao empate, com belo gol, em cobrança de falta, de Nenê: 1 a 1.

No final do primeiro tempo, o Guará recuou muito, o meio-campo do Corinthians encostou no ataque e Elias fez um golaço: 2 a 1. Eu esperava o Guaratinguetá atacando e partindo para o tudo ou nada no segundo tempo. Mas não foi nada disso que aconteceu. O time da casa não conseguiu escapar da forte marcação corintiana, sofreu o terceiro gol e poderia ter perdido por muito mais. Otacílio Neto cansou de perder gols, enquanto Morais acertou uma bola no travessão.

Eu conversei com o técnico Estevam Soares, que reconheceu a superioridade do Corinthians, principalmente no segundo tempo, e analisou corretamente que o Guaratinguetá mereceu a derrota. No clube, a diretoria e comissão técnica acreditam que a equipe vai brigar pelo título do interior. A vaga no G-4 é possível, mas todos entendem que será extremamente difícil de ser alcançada. Concordo! Entendo que o Guará não tem a menor chance de chegar entre os quatro primeiros colocados. Vamos ver!

Na avaliação do ex-zagueiro Eduardo, que, entre vários clubes, defendeu o Palmeiras, e nos últimos anos ocupa o cargo de gerente de futebol do Guaratinguetá, falta um lateral-direito de qualidade ao time. Ele lamentou a saída d Alex Silva, que foi muito bem no clube na temporada passada, e neste ano é reserva do Mirassol.

O Guaratinguetá não tem um lateral-direito de bom nível. Na partida contra o Corinthians, o volante Gil atuou no setor. Antes, o atacante Diego havia sido improvisado na posição, também sem brilho. A carência também acontece na ala esquerdo, onde o meia Ricardinho está quebrando o galho no setor.

A maior esperança do técnico Estevam Soares está sendo depositada no experiente artilheiro Luizão, que entrou no segundo tempo da partida contra o Corinthians. Ele é o grande trunfo da equipe para eliminar o Caxias, fora de casa, na primeira fase da Copa do Brasil (o time venceu o jogo de ida por 2 a 0, em casa), e enfrentar o Atlético-MG na segunda fase.

Quem está negociando com o Guaratinguetá é o zagueiro Roque Júnior. O jogador defendeu o Palmeiras na temporada passada e atualmente está sem jogar, se dedicando apenas ao seu clube, o Primeira Camisa, de São José dos Campos, que vai disputar a Quarta Divisão.

Nenhum comentário: