sexta-feira, 10 de maio de 2013

Elosport, de Capão Bonito, da Quarta Divisão, completa 20 anos


O Elosport foi fundado na cidade de Capão Bonito, interior do Estado de São Paulo, no dia 10 de maio de 1993. A combinação entre verde, azul e branco é rara no futebol mundial, mas se transformou em uma das principais características do time que jamais alterou suas cores, que eram as mesmas da construtora Elotec, de Irineu Rodrigues Gonzáles, fundador e atual presidente do clube.

Nos três primeiros anos de existência o time participou apenas de competições amadoras, quando conseguiu conquistar dois títulos. Em 1994, foi campeão da Liga de Tatuí e, no ano seguinte, levantou a taça de campeão do torneio regional promovido pela Liga Sorocabana de Futebol (Lisofu).

Em 1996, o Elosport participou novamente da competição da Lisofu, mas não repetiu o desempenho.
Com uma estrutura enxuta, o Galo do Sul, como carinhosamente é conhecido, possui o estádio Dr. José Sidney Cunha com capacidade para 5.170 pessoas, o qual conta com pista de atletismo, cabine de imprensa, alojamentos e refeitório.

Num projeto ousado o Elosport veem estruturando um Centro de Treinamento, que propiciará uma melhor preparação da equipe e que está localizado a aproximadamente sete quilômetros do Centro de Capão Bonito.

Profissionalização

Em 1997, o clube se profissionalizou, filiou-se à Federação Paulista de Futebol e participou da extinta Série B1-B do Campeonato Paulista, equivalente à Quinta Divisão do estadual. Até 2000, o time disputou a mesma divisão e, em 2001, quando o nome da competição foi alterado, o Elosport passou a disputar a Serie B-3, equivalente à sexta divisão do estadual.

Em 2001 conseguiu o acesso e ganhou o direito de disputar a Série B-2. Em 2002, o time não repetiu o mesmo desempenho e na 15ª colocação da competição foi rebaixado à Série B-3.

O Elosport livrou-se do rebaixamento e disputou a Série B-2 de 2003 e, como terceiro do grupo 2, o time classificou-se para o octogonal final da competição. O time ficou na quarta posição quando apenas os dois primeiros colocados conquistaram acesso a B-1.

Em 2004, o time licenciou-se e nos dois anos seguintes disputou apenas os campeonatos das categorias de base organizados pela Federação Paulista de Futebol. Em 2005, o Elosport disputou as categorias Sub 15, Sub 17 e Sub 20 e em 2006, apenas o Sub 15 e Sub 17.

Em 2007, a equipe profissional voltou às atividades e disputou a Série B do campeonato paulista, atual Segunda Divisão, equivalente à quarta divisão do estadual. Neste ano o time foi eliminado na segunda fase da competição.

Na primeira fase da Série B de 2008, o Elosport participou do grupo 6, ao lado do Campinas, Red Bull Brasil, Saltense, Capivariano, Roma de Itapetininga, Primavera e Sumaré. O time ficou na quinta posição, quando apenas os quatro primeiros se classificavam para segunda fase.

Em 2009, o time classificou-se para segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista como primeiro colocado do grupo 4. A torcida se empolgou com os grandes resultados e esteve presente em massa no estádio José Sidney da Cunha, em Capão Bonito.

Na segunda fase, o time liderou o grupo 10 e terminou a fase como primeiro colocado com 15 pontos. Na terceira fase, o time não repetiu as grandes atuações das fases anteriores e foi eliminado como ultimo colocado do grupo 13. No final do ano, a equipe de base sagrou-se campeã do Campeonato Paulista Sub 20 da Segunda Divisão.

Na Segunda Divisão de 2010, o Elosport classificou-se para segunda fase como terceiro colocado do grupo 4. Como segundo colocado do grupo 8 o time avançou para terceira fase da competição, mas novamente o time não repetiu as mesmas atuações das fases anteriores e foi eliminado como ultimo colocado do grupo 15.

Em 2011, o time disputou apenas a primeira fase da Segunda Divisão, sendo eliminado como oitavo e último colocado do grupo 4. No ano seguinte, em 2012, o Elosport também não passou da primeira fase da Segunda Divisão, sendo eliminado como quinto e penúltimo colocado do grupo 4.

O time estreou no grupo 5 da Segunda Divisão de 2013 perdendo em Capão Bonito para o Cotia por 2 a 1, mas, na segunda rodada, o Elosport foi até Porto Feliz e goleou o Desportivo Brasil por 4 a 0.

A equipe soma três pontos e pela terceira rodada da competição, às 10 horas deste domingo (12/5) encara o Taboão da Serra, no estádio José Sidney da Cunha, em Capão Bonito.



Por Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: