quarta-feira, 29 de maio de 2013

Matonense festeja 37 anos querendo brilhar na Quarta Divisão do Paulista

A Sociedade Esportiva Matonense, clube de futebol profissional da cidade de Matão, interior de São Paulo, completou 37 anos de fundação na ultima sexta-feira (24/5). O time foi uma das sensações do Paulistão no final da década de 90, mas atualmente amarga a retomada pelo sucesso na Quarta Divisão, onde a Águia Azul sonha com voos mas altos.

Fundado em 1944, o São Lourenço Atlético Clube foi o primeiro time profissional de Matão, quando disputou a  Terceira Divisão, equivalente a Quarta Divisão nos anos de 1967 e 1968. Em 1976, a cidade era representada no campeonato de futebol amador do Estado pela Sociedade Esportiva Bambozzi, time patrocinado pela indústria que lhe emprestava o nome.

Ainda em 76, o time conquistou o titulo da competição e o direito a vaga na Quarta Divisão do campeonato paulista de profissionais. Os diretores da indústria instalada na cidade, com sua lógica de empresários, ponderaram que o profissionalismo exigiria mais investimento e atenção, desviando trabalho e esforços administrativos para uma atividade que não era o principal objetivo da empresa.

Alguns esportistas de Matão concluíram que era a oportunidade de recolocar o futebol da cidade no cenário do futebol profissional. Sem contar com o apoio da indústria, no dia 24 de maio de 1976, o grupo de esportistas liderados pelo então prefeito, Celso de Barros Perches, se reuniu no Sindicato dos Metalúrgicos e fundou a Sociedade Esportiva Matonense - SEMA.

Além do prefeito Celso Perches, participaram dessa memorável reunião Luiz Antonio Giliolli, Antonio Geraldo Pinotti, Leônidas "Quito" Pereira, Evaristo Mingorance, Oscar Moraes, Euripedes Soares, João Ferreira, Cleber Baldassi, Hugo de Stefani, Olavo Picchi, Álvaro Arroyo e Duvílio Cavichiolli entre outros.

O azul e branco foram às cores escolhidas para o uniforme do time, as mesmas cores que representam o município e o primeiro presidente eleito foi Horácio Caíres.

O time era formado pela base da equipe da Bambozzi, sendo a grande maioria dos jogadores da cidade, trabalhavam nas indústrias e treinavam após o serviço. Não existiam salários, pequenos bichos para os poucos atletas que eram de fora. A prefeitura cedia o estádio municipal Hudson Buck Ferreira, então com capacidade para mil espectadores e o transporte para os jogos fora. Para as demais despesas como pagamento de taxas à Federação Paulista de Futebol, compra e manutenção do material esportivo, a diretoria se virava com pequenas rifas e, na maioria das vezes, colocava dinheiro do seu próprio bolso.

A Matonense estreou no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1977, equivalente a Quarta Divisão, divisão que o clube disputou até 1979. A partir de 1980, conforme reformulação da Federação Paulista de Futebol, o campeonato paulista passou a contar com apenas três divisões; Primeira (atual A-1), Segunda (atual A-2) e Terceira Divisão (atual A-3).

A Matonense levou sorte com a mudança, subiu um degrau na divisão de acesso passando a disputar a Terceirona, divisão que o clube disputou até o ano de 1990. Em 1990, como vice - campeã da equivalente Terceira Divisão do estadual, a Matonense conquistou o direito de disputar a Divisão Intermediaria de 1991, atual A-2, onde o clube disputou por três temporadas, 1991, 1992 e 1993.

Se na reformulação ocorrida na década de 80 a Matonense se deu bem, em 1994, conforme a nova mudança no Campeonato Paulista, o time de Matão desceu duas divisões, passando a integrar a recém-criada Série B1-A, equivalente a Quarta Divisão.

Como campeã da Série B1-A em 1995 e acesso a Série A-3, campeã da Série A-3 em 1996 e acesso a Série A-2, campeã da Série A-2 em 1997 e acesso a Série A-1, a Matonense conquistou três títulos e três acessos consecutivos, saltando da Quarta Divisão para o grupo de elite do Paulista.

Após cinco temporadas no Paulistão, de 1998 a 2002, o clube foi rebaixado a Série A-2. Mesmo com a queda a torcida manteve o apoio e, em 2003, o time quase voltou à elite, mas em 2005 a Matonense foi rebaixada a Série A-3 e, no ano seguinte, em 2006, rebaixada da A-3 para a Quarta Divisão.

Depois de realizar uma péssima campanha na Quarta Divisão de 2007, o clube licenciou-se em 2008 e retornou em 2009 na disputa da Quarta Divisão sem obter sucesso.

Em 2013, sob o comando de um grupo de empresários da cidade, intitulado de GAM (Grupo de Apoio à Matonense), o time ganhou grandes investimentos e até o momento vem sendo uma das forças do Grupo 3 da primeira fase da competição, despontando como candidato a uma das vagas a Série A-3 de 2014.



Por Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: