quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pela primeira vez cidade de Itapira terá representante na Segunda Divisão do Paulista


Na cidade de Itapira, interior do Estado de São Paulo, foi fundada no dia 24 de março de 1947, a Sociedade Esportiva Itapirense. Logo no ano de sua fundação, disputou sua primeira competição oficial, o campeonato paulista futebol amador do interior do Estado, competição instituída pela Federação Paulista de Futebol.

A Esportiva manda seus jogos no estádio municipal de Itapira, Coronel Francisco Vieira, em Itapira, popularmente chamado de Chico Vieira. O estádio tem esse nome desde a primeira metade do século XX, pois foi o Coronel Francisco Vieira (proprietário de muitas terras no município, atuando também na política na época), cedeu as terras para sua primeira construção, nas proximidades do Juca Mulato. Depois mudou-se para o lugar atual e foi reinaugurado de 24 de outubro de 1965 com o mesmo nome.

Profissionalismo inseguro

Em 1954 a Federação Paulista de Futebol criou a Terceira Divisão do estadual (atual Série A-3) e foi nesse ano que a Esportiva Itapirense ingressou no cenário do futebol profissional como um dos integrantes da Terceirona. Após a competição, o time abandonou o futebol profissional e depois de dois anos de recesso, em 1957 o time voltou a disputar à mesma divisão. Sem obter sucesso, no ano seguinte voltou às competições amadoras.

Nos anos de 1964 e 1965, a Sociedade Esportiva Irmãos Nogueira, time de Itapira fundado em 1961, tentou a sorte na Quarta Divisão do campeonato paulista. No ano de 1968, foi à vez do Esporte Clube Itapira, time mais antigo da cidade, fundado em 1919, ser o representante da cidade, também na quarta divisão do paulista. Sem sucesso também desistiu.

No ano seguinte, em 1969, a Esportiva Itapirense voltou ao cenário profissional na disputa do campeonato paulista da Terceira Divisão, equivalente a quarta divisão. Surpreendentemente, o time conquistou o título de campeão da competição, mas para surpresa de seus torcedores abandonou novamente o profissionalismo.

Atlético o sucessor até 1997

O Itapira Atlético Clube, fundado em 24 de agosto de 1971, passou a representar a cidade nas competições de futebol profissional a partir de 1973. O Atlético representou a cidade no cenário de futebol estadual profissional em disputa dos estaduais da FPF, intercalando a terceira, quarta e quinta divisão. Sua última disputa foi pela extinta Série B1-B do campeonato paulista de 1997, a equivalente a quinta divisão.

Projeto social e ressurgimento da Vermelhinha 36 anos depois

O ano de 2005 marcou o ressurgimento do time, com um novo plano de trabalho: atuação social, que é destinada a manter crianças e adolescentes da cidade de Itapira longe da violência e das drogas, interferindo positivamente nas famílias dos jovens do clube.

Para isso, foram criadas as categorias Sub 10, Sub 12, Sub -14, Sub 16 e Sub 20. Além de tirar os garotos das ruas, o projeto oferece tratamento odontológico e de saúde, educação e promoção social. Nesse ano, a categoria Sub 20 do time passa a disputar o campeonato paulista da Série B, atual Segunda Divisão.

Coelho a mascote

De volta ao Campeonato Paulista, a equipe apareceu revigorada. Uma das novidades foi à criação de um concurso para escolher a mascote da equipe. Um garoto de 10 anos foi o vencedor com o desenho de um coelho.

Esportiva de volta ao futebol profissional

Em 2006, tendo como base os times juvenis, o time profissional participou novamente de uma competição da FPF, a Série B do campeonato paulista, atual Quarta Divisão, chegando à décima segunda colocação entre as 48 equipes inscritas.

No ano seguinte, como vice-campeão da Série B, o time conquistou acesso para a Série A-3 (Terceira Divisão). Na Série A-3 de 2008, a Itapirense fez uma campanha regular, chegando a modesta 13ª colocação, no mesmo ano, o time disputou a Copa Paulista, ficando na 20ª colocação geral entre os 32 participantes.

Em 2009, o time fez melhor campanha, chegando ao quadrangular final e lutou pelo acesso até a última rodada, mas acabou o campeonato sem conseguir a vaga para a Série A-2. No mesmo ano, o time disputou a Copa Paulista, ficando na 15ª colocação geral entre os 32 participantes.

Na A-3 de 2010, a Esportiva lutou contra o rebaixamento e conseguiu escapar da degola na ultima rodada ao vencer o Taubaté por 3 a 2, partida realizada no estádio Chico Vieira, em Itapira.

Em 2011, os vinte clubes participantes da Série A-3 do paulista foram divididos em dois grupos regionalizados. A Itapirense terminou a primeira fase da competição na sétima colocação entre os dez clubes do Grupo 3. No mesmo ano, o time disputou a Copa Paulista, ficando na 33ª colocação geral entre os 34 participantes.

Pela A-3 de 2012, a Esportiva também não passou da primeira fase, terminando a competição na 14ª colocação com 25 pontos conquistados.

Em 2013, com 32 pontos conquistados em 19 rodadas, como quarto colocado da primeira fase da A-3, a Esportiva classificou-se a segunda fase para disputar o quadrangular decisivo de acesso a Série A-2. A Vermelhinha disputou uma das duas vagas pelo acesso a Série A-2 pelo Grupo 2, concorrendo com São Bento, de Sorocaba; Inter de Limeira e Sertãozinho.

Após seis rodadas, com nove pontos conquistados em duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, a Esportiva terminou como segunda colocada do grupo e garantiu inédito acesso. Em 2014, pela primeira vez na história, a cidade de Itapira terá um representante na A-2, a principal divisão de acesso.


Por Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: