terça-feira, 24 de março de 2020

Preparador físico do São Bernardo destaca importância da prevenção e treinamentos em casa


As atividades no São Bernardo permanecem paralisadas. Todos os atletas receberam uma planilha de treinamento do clube para poder cumprir em casa durante a paralisação no Campeonato Paulista da Série A2 (Segunda Divisão).

Bruno Araújo, preparador físico da equipe, vem orientando os atletas por meio de aplicativos com o objetivo de buscar manter o mínimo do condicionamento físico do elenco.

``É período complicado. Temos que pensar na saúde de todos. Tanto atletas quanto comissão técnica, familiares e tudo o que envolve o nosso universo. Precisamos cumprir as normas para prevenir a proliferação desse vírus, que vem assombrando o Brasil e o mundo. Estamos reforçando isso com os atletas diariamente´´, declarou Araújo.

O elenco do Bernô, líder da Série A2 do Paulista, já está há uma semana treinando em casa e ainda não tem previsão de quando as atividades voltarão ao normal.

``Estamos monitorando a paralisação do campeonato e passamos  planilha para os atletas treinarem em casa. Inclusive o departamento médico também nos passou todas as orientações. Não tem outro jeito. Temos que nos adaptar a esse cenário´´, afirmou o preparador físico.

Os atletas estão cumprindo os protocolos de treinamentos em casa, mas Bruno sabe que a perda de condicionamento físico será inevitável. Para ele, não há como determinar como será a preparação da equipe, já que o mais importante agora é a luta contra o coronavírus. 

``De sete a 10 dias o atleta de alto rendimento tem perda considerável de condicionamento físico. E para ter essa recuperação vai depender do tempo que ficaremos sem competição e sem poder treinar de forma mais adequada. Fica difícil estipular tempo que iremos precisar para poder recuperar o condicionamento dos atletas. Temos que aguardar as definições e torcer para que tudo isso acabe o quanto antes, pensando principalmente na população em geral´´, avaliou Bruno Araújo.

O preparador físico alertou que, acima de tudo, o mais importante agora é que todos sigam as orientações dos órgãos competentes.

``Pedimos para que todos tenham paciência, permaneçam em casa. Evitem locais com aglomeração, com preferência para treinar em casa e seguir orientações de higiene que todos sabem. Trabalhamos com o futebol profissional, mas acima de tudo temos que pensar na saúde das pessoas. É importante seguir o que os órgãos competentes estão passando para evitar o pior´´, finalizou.


Nenhum comentário: