terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Paulo Roberto Falcão será homenageado com a Ordem da Estrela da Itália


Reconhecido por sua trajetória no futebol e sua contribuição para os laços culturais entre Brasil e Itália, Paulo Roberto Falcão, 71, será homenageado com a Ordem da Estrela da Itália. A condecoração, entregue pelo embaixador Alessandro Cortese, acontecerá em uma cerimônia reservada nesta quarta-feira (4/12), às 19h, na Embaixada Italiana, em Brasília.

A honraria é concedida após a chancela do presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, sob recomendação do Ministro das Relações Exteriores, e destaca méritos de cidadãos italianos no exterior ou estrangeiros que promovem amizade e cultura italiana.

Falcão marcou época como jogador da Roma nos anos 1980, quando ajudou o clube a conquistar o título italiano depois de 40 anos. 

``Recebo essa honraria não só pelo que fiz dentro de campo, mas também pelo que fiz fora dele. Quando cheguei, o futebol italiano permitia apenas a inscrição de um jogador estrangeiro por time, o que tornava a adaptação difícil – a língua, os costumes, tudo era um desafio. Mas felizmente tive ajuda nesta adaptação graças aos meus companheiros de time, ao mister, o sueco Nils Liedholm, que também era estrangeiro, à diretoria e ao presidente Dino Viola. Porém, nunca me senti um estrangeiro na Itália. Foram cinco anos maravilhosos na Roma, um período de muito trabalho. Foi uma relação linda que construí ao longo dos anos´´, afirma Falcão.

``É mais do que um título, esta condecoração simboliza os laços inquebrantáveis que sempre mantive com a Itália, um país que me acolheu de braços abertos e onde vivi momentos inesquecíveis, tanto profissionais quanto pessoais. É um país que me ajudou a amadurecer como cidadão e atleta. A Itália não é apenas um lugar que marcou minha carreira no futebol, mas também um espaço que me ensinou valores como paixão, dedicação e a força da comunidade´´, acrescenta.

A história de Falcão já foi celebrada anteriormente em eventos como a exposição "Falcão, Ottavo Re" ("Falcão, Oitavo Rei"), realizada em 2019 na Embaixada do Brasil em Roma. A mostra incluiu uniformes históricos, fotos marcantes e painéis sobre sua carreira. Em 2012, ele foi integrado ao Hall da Fama da Roma, e, em 2017, foi tema do documentário “Quem era Falcão”, que narra sua transferência do Internacional para o clube italiano, em agosto de 1980.

``Mesmo após quatro décadas desde minha passagem pela Roma, o carinho entre mim e a nação italiana permanece forte e recíproco, demonstrando como os laços construídos pelo esporte podem perdurar no tempo´´, destacou Falcão.

Honraria

A Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d’Italia) é uma das cinco ordens de cavalaria concedidas pelo governo italiano a cidadãos ou estrangeiros que prestaram serviços relevantes ao país. Criada em 1947, inicialmente tinha o objetivo de homenagear expatriados e pessoas de outras nações que contribuíram para a reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial.

Em 2011, a Ordem foi reformulada para ampliar seu escopo e passou a reconhecer também aqueles que promovem o patriotismo italiano no exterior, celebrando feitos e conquistas que fortalecem os laços culturais, sociais e econômicos da Itália com outros países. A nomeação à Ordem simboliza um reconhecimento formal dos esforços em prol das relações internacionais italianas.

Gabriel Milito, Cesc Fábregas, Pep Guardiola: os 10 técnicos em pior fase no futebol mundial


O que Gabriel Milito, Cesc Fábregas e Pep Guardiola têm em comum, além do fato de serem ex-jogadores do Barcelona? Os três treinadores estão entre os 10 em pior fase no futebol mundial, foi o que descobriu o Somos Fanáticos em levantamento exclusivo.

Foram consideradas as campanhas de todos os times da primeira divisão das 10 principais ligas nacionais europeias e mais os campeonatos de elite do Brasil e da Argentina. Em seguida, foram identificados os treinadores que atravessam os maiores períodos sem vitória, considerando jogos domésticos e também internacionais.

Os dados foram atualizados pela última vez nesta terça-feira (3/12).

Gabriel Milito: a pior fase do futebol mundial

O técnico do Atlético-MG é quem tem o maior período de jogos sem vitórias na temporada. São 11 partidas sem vencer, o que inclui as duas derrotas na final da Copa do Brasil para o Flamengo, o revés na decisão da Libertadores contra o Botafogo e mais a sequência negativa no Campeonato Brasileiro, que empurrou o time para a 13ª colocação.

A sequência ruim coloca o futuro de treinador argentino no Atlético-MG em xeque para a próxima temporada. Faltam apenas dois jogos para o Galo em 2024: as partidas contra o Vasco e o Athletico, pelo Brasileirão


Pep Guardiola: entre os técnicos de pior rendimento no mundo

Até outro dia, parecia ser algo impossível, mas está acontecendo: Pep Guardiola está entre os piores técnicos do mundo em termos de tempo sem vencer. São sete partidas sem o técnico espanhol e o Manchester City conhecerem o sabor da vitória, seja no Campeonato Inglês, seja na Champions League, seja até mesmo a Copa da Liga.

Os próximos jogos do Manchester City serão contra Nottingham Forest e Manchester United, ambos pela Premier League. Teoricamente, o time de Guardiola é favorito para acabar com o jejum já nessas próximas partidas.

Cesc Fábregas: do status de promessa à crise na Itália

O espanhol é mais um jovem ex-jogador que não levou muito tempo para iniciar uma carreira como treinador. Aos 37 anos, ele assumiu o Como no meio da temporada passada, deixou boa impressão e seguiu à frente do pequeno time do Campeonato Italiano. Agora amarga sequência de oito partidas sem vencer no Calcio.

Fábregas tentará por fim ao jejum na próxima partida do Como, contra o Venezia, pelo Italiano. Na sequência, o adversário será mais forte: a Roma. O ex-meia tenta evitar que sua primeira experiência como treinador acabe antes do fim da temporada.


Os 10 treinadores há mais tempo sem vencer no futebol mundial

1 - Gabriel Milito (Atlético-MG): 11 partidas

2 - Antoine Kombouaré (Nantes): 10 partidas

3 - Frantisek Straka (Ceské Budejovice): 9 partidas

4 - Unai Emery (Aston Villa): 8 partidas

5 - Cesc Fábregas (Como): 8 partidas

6 - Bernardo Franco (Cuiabá): 8 partidas

7 - Pep Guardiola (Manchester City): 7 partidas

8 - Vincent Euvrard (FCV Dender EH): 7 partidas

9 - Cláudio Tencati (Criciúma): 7 partidas

10 - Cristian Gastón (Deportivo Riesta): 7 partidas


Sobre o Somos Fanáticos

O Somos Fanáticos é um site especializado em notícias e entretenimento esportivo, focado em fornecer informações de qualidade sobre o futebol europeu, Campeonato Brasileiro da Série A e os principais torneios do mundo. Seus conteúdos são originais e produzidos por uma equipe dedicada, garantindo uma cobertura completa e atualizada.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Cauan de Almeida é o novo treinador e Turíbio Leite de Barros o diretor de saúde e performance da Portuguesa


A Portuguesa, agora SAF, anunciou oficialmente Cauan de Almeida como novo treinador para a temporada 2025. Aos 35 anos, ele chega ao Canindé com a missão de liderar o futebol rubro-verde em uma nova etapa de sua história.

Cauan visitou o Centro de Treinamento do Parque Ecológico na última segunda-feira (2/12) e conheceu as estruturas de trabalho. No período da tarde, ele comandou sua primeira atividade com o grupo de atletas. Além dele, também se apresentou o auxiliar Leonardo Cherede, que também acompanhou Cauan em seu último trabalho, no América-MG.

O novo líder rubro-verde iniciou sua trajetória em categorias de base e, ao longo de sua carreira, acumulou experiências em clubes de destaque como Internacional, Corinthians, Vasco e América-MG, além de ter feito parte da comissão técnica na preparação da Seleção Brasileira Sub-17 campeã do Mundo em 2019.


Nesta temporada foi eleito o melhor treinador do Campeonato Mineiro após levar o América-MG às semifinais do estadual, com um estilo de jogo propositivo, agressivo e eficiente.

Com um perfil moderno e criativo tem se consolidado como um dos nomes mais promissores da nova geração do futebol brasileiro. Cauan tem formação acadêmica sólida, graduado em Educação Física e possui um mestrado em Treinamento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, uma das instituições mais renomadas no desenvolvimento de treinadores. Além disso, possui licenças Grau 1 da UEFA e A da CBF Academy, estando atualmente em processo para a obtenção da Licença PRO.

A chegada de Cauan de Almeida reforça o compromisso da Portuguesa com a modernização e o fortalecimento de sua estrutura, mirando um futuro de conquistas e protagonismo.


TURÍBIO LEITE DE BARROS

Turíbio Leite de Barros é o novo Diretor de Saúde e Performance da Portuguesa SAF.  Ele foi pioneiro na implantação da fisiologia no futebol brasileiro. Esteve nas comissões técnicas de três títulos mundiais de clubes e no planejamento da área da Seleção do Tetra em 1994.

O primeiro grande reforço da Portuguesa SAF vai atuar fora das quatro linhas. A nova direção de futebol do clube oficializou a contratação do fisiologista Turíbio Leite de Barros para o cargo de Diretor de Saúde e Performance.

Turíbio será o responsável por toda organização e estruturação do departamento médico. Nos anos 80, o profissional foi pioneiro na implantação da fisiologia no futebol brasileiro. No São Paulo, onde trabalhou por vinte e cinco anos, esteve nas comissões técnicas das campanhas de oito títulos paulistas, cinco brasileiros, além dos tricampeonatos Mundiais e da Libertadores.

Ao lado do colega e fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan, idealizou o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (REFFIS), que por anos foi referência no País em reabilitação e recuperação de atletas lesionados. Na CBF, trabalhou em conjunto com preparador físico Gilberto Tim (1942-1999) no planejamento da área de fisiologia da Seleção que em 1994 conquistou o Tetracampeonato mundial na Copa dos Estados Unidos.

Turíbio agradeceu o convite dos diretores da nova SAF e disse que o trabalho na Portuguesa será um dos melhores desafios que já teve em sua longa carreira no futebol.

``É um orgulho imenso fazer parte desse processo de reconstrução desse clube tão grande que é a Portuguesa. Nosso objetivo é repetir aqui o êxito de trabalhos anteriores e levá-la de volta ao lugar de destaque no futebol brasileiro´´, disse o fisiologista.

Diretor Geral da Portuguesa SAF, Alex Bourgeois comemorou a chegada de Turíbio e afirmou que o profissional tem o perfil que o novo comando de futebol pretende implantar no clube.

``Turíbio é pioneiro e referência na área de fisiologia no País. É um profissional qualificado que foi um dos pilares de projetos vitoriosos no São Paulo e na Seleção Brasileira. A excelência será a marca da nova fase da Portuguesa SAF. E o Turíbio simboliza essa transformação´´, completou.

Turíbio é formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) e Mestrado e Doutorado pela EPM/UNIFESP

Currículo Turibio Leite de Barros

- Formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM)

- Mestrado e Doutorado pela EPM/UNIFESP

- Fisiologista do São Paulo Futebol Clube (1985-2010)

- Um dos idealizadores do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (REFFIS) do SPFC

- No São Paulo esteve nas comissões técnicas que conquistaram:

- Oito títulos Paulistas

- Seis Campeonatos Brasileiros

- Tricampeonato da Libertadores

- Tricampeonato Mundial

- Fisiologista da CBF (1991-1994)

- Fisiologista consultor do  Al Nasr Dubai 2007









Fonte e foto: assessoria de imprensa da Portuguesa

De olho no acesso, Guilherme Gomes foca em preparação pelo Desportivo Brasil 


Equipe de Porto Feliz irá disputar a Série A3 do Campeonato Paulista na próxima temporada 


Um dos destaques do Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz, na última edição do Paulista Sub-20, Guilherme Gomes já foca em seus próximos objetivos com a equipe principal. Atualmente, o meio-campista faz parte dos trabalhos com o time, que se prepara para disputar a Série A3 em 2025.

Diante disso, o meio-campista ressalta a importância deste período de preparação junto com o elenco principal. 

``Tem sido um tempo muito bom de evolução e aprimoramento, quando algumas coisas estão sendo alinhadas, e vejo o grande compromisso da equipe´´, afirmou.

Presença frequente na equipe que atuou no Paulista Sub-20, Gomes chegou a ser relacionado para alguns jogos do profissional neste ano. Porém, não entrou em campo na ocasião.

 


Vislumbrando a oportunidade de ajudar o Desportivo, o atleta conta como a possível conquista de um acesso ajudaria na sequência da sua carreira.

``Ficar marcado na história do clube é uma grande conquista tanto coletiva quanto individual. Por isso a constância é necessária para a conquista de um objetivo dessa proporção, pois é preciso sempre aumentar o nível técnico´´, explicou.

Sob o comando de Fábio Toth, o Desportivo segue trabalhando forte para o início da Série A3 do Campeonato Paulista. Competição prevista para começar no dia 19 de janeiro.









Foto: Divulgação / Desportivo Brasil

Vejam os detalhes da tabela básica e regulamento da Série A2 do Paulista 2025


A tabela básica e o regulamento do Campeonato Paulista da Série A2 Sicredi 2025 foram definidos. A competição, que mantém a fórmula de disputa dos últimos anos, tem início em 15 de janeiro e data de final prevista para 6 de abril.

Campeão e vice do Paulistão A3 Sicredi deste ano, Votuporanguense e Grêmio Prudente estreiam diante de suas torcidas contra a Ferroviária e o São José, respectivamente.

Já Ituano e Santo André, rebaixados do Paulistão Sicredi nesta temporada, jogam fora de casa contra Rio Claro e Capivariano, em respectivo.

As 16 equipes se enfrentam em turno único classificando as oito melhores às quartas de final, quando se enfrentam em jogos eliminatórios até a decisão dos acessos e do título. Em caso de igualdade nos placares nesta fase do mata-mata, a decisão será sempre nos pênaltis.


Clique aqui e confira a tabela básica:


Clique aqui e confira o regulamento:

Confira tabela básica e regulamento do Paulistão 2025


A tabela básica do Paulistão Sicredi 2025 está definida com início em 15 de janeiro e decisão marcada para 27 de março, uma quinta-feira. Pelo quarto ano consecutivo, o maior estadual do país será transmitido em sistema multiplataformas. TV Record, TNT Sports e Max e YouTube, por meio da CazéTV, irão exibir ao vivo todos os jogos.

A novidade para a temporada será a adoção do novo sistema multibola em todos os jogos, cujo objetivo é agilizar a reposição das bolas em jogo. As bolas serão posicionadas em torno do gramado em suportes especiais, minimizando a interrupção da partida quando a bola sai.

Em princípio, os horários ainda estão indefinidos. São Paulo e Santos, que estarão fora do país, não devem estrear na primeira rodada. Mas, esses e outros assuntos, serão definidos em breve pelo departamento técnico da FPF:


Clique aqui e confira a tabela:



Clique aqui e confira o regulamento:

domingo, 1 de dezembro de 2024

Após passagem pelo Vasco, Xandão retorna para comandar o Lemense na Série A3: confira os 16 treinadores


O Lemense sofreu um baque nos preparativos para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista de 2025. Após anunciar a contratação do técnico Igor Guerra, que teria o seu primeiro trabalho no futebol paulista, ele repentinamente desistiu de se apresentar na cidade de Leme, interior de São Paulo, para cumprir com o contrato assinado.

Mesmo fazendo questão de afirmar que Igor Guerra havia desistido, mas terá de pagar a multa do contrato assinado, a diretoria do Lemense foi ao mercado para contratar outro treinador. E viu seu ex-comandante anunciando nas redes sociais que havia assinado novo contrato, agora com o Pouso Alegre, que disputará o Campeonato Mineiro e a Série D do Brasileiro.

Depois de alguns dias sem treinador, o Lemense anunciou neste domingo (1/12) o nome do novo comandante. Para desespero da torcida, que apostava em um técnico experiente, a novidade no time de Leme será o retorno de Xandão, que fez grande trabalho no Sub-20 do Zulão em 2023, foi para o Vasco e agora volta para comandar a equipe na Série A3.


Confira os 16 treinadores da Série A3:


Bandeirante (Birigui) : Roberval Davino

Catanduva: Ivan Canela

Comercial (Ribeirão Preto): Renato Peixe (foto acima)

Desportivo Brasil (Porto Feliz): Fábio Toth

EC São Bernardo: Marcos Bazílio

Francana (Franca): Wantuil Rodrigues

Itapirense (Itapira): Tássio Lopes

Lemense (Leme): Xandão

Marília: Ricardo Costa

Monte Azul (Monte Azul Paulista): Alemão

Rio Branco (Americana): Leandro Mehlich

Rio Preto (São José do Rio Preto): Valmir Israel

Sertãozinho: Marcelo Marelli

União São João (Araras): Raphael Pereira

União Suzano (Suzano): Edmilson de Jesus

XV de Jaú (Jaú): Carlos Pimentel


Noroeste contrata lateral que estava no Novorizontino


Em seu retorno à Primeira Divisão do Campeonato Paulista, após o vice-campeonato na Série A2 deste ano, o Noroeste, da cidade de Bauru, segue reforçando o elenco para não decepcionar a sua torcida. Neste domingo (1/12), a novidade foi a contratação do lateral-direito Felipe Rodrigues, de 29 anos, ex-Novorizontino e Vorskla Poltava, da Ucrânia.

Felipe Rodrigues bateu na trave com o Novorizontino na disputa da Série B de 2024, quando ao perder para o Goiás, em Goiás, a sua equipe ficou em quinto lugar na classificação geral e não subiu para a Série A. Foram 54 partidas, marcando cinco gols. Já na equipe do leste europeu, foram 41 jogos disputados e cinco gols também.

Felipe Rodrigues dos Santos é natural de Diadema (SP), cidade onde começou a carreira pelo time local. O lateral também defendeu o Paulista de Jundiaí, Osasco Audax, Sub 23 do Santos, Sport, Guarani e Vila Nova.


Depois de salvar o Floresta-CE na Série C e cair com o Brusque na Série B, Marcelo Cabo tenta a sorte no Água Santa em 2025


O Água Santa, o popular Netuno, da cidade de Diadema, inovou para a disputa do Campeonato Paulista de 2025 na contratação de treinador. Trata-se de Marcelo Cabo, de 57 anos, considerado um bombeiro por conseguir, na maioria das vezes, apagar incêndios em equipes em dificuldades nas competições nacionais.

Marcelo Cabo só trabalhou um vez no futebol paulista, no Guarani. Em 2024, ele iniciou a temporada no ABC-RN, depois seguiu para o Floresta-CE, onde fez o time escapar do rebaixamento na Série C. Porém, em seguida, não conseguiu o mesmo sucesso no Brusque na tentativa de evitar a degola na Série B.

O novo treinador do Netuno chega como pilar do projeto esportivo do clube em 2025. Além de Marcelo Cabo, o auxiliar técnico Gabriel Cabo, o preparador físico Tiago Melsert e o analista de desempenho Paulo Henrique também farão parte da comissão técnica. 

``Feliz e honrado pelo convite para treinar o Água Santa. Uma equipe que vem chamando muita atencão no cenário nacional. Estou motivado para começar a trabalhar e tenho certeza que, com muito foco e dedicação, vamos conquistar nossos objetivos´´, disse o treinador.

Além de experiente, Marcelo Cabo tem seis títulos estaduais em seu currículo, três acessos para Série A do Campeonato Brasileiro e uma passagem pela seleção brasileira, de 2007/2010, quando foi observador técnico de seleções do técnico Dunga. O treinador começou sua carreira no Bangu e também atuou na seleção da Arábia em 2016 e no futebol do Kwait. 


FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Marcelo Ribeiro Cabo

Data de nascimento: 06/12/1966 (57 anos) 

Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Últimos Clubes: Brusque, Atlético Goianiense, CSA, Remo, Ceará, Vasco, Goiás, Vila Nova.

Títulos: Campeonato Brasileiro da Série B, Campeonato Alagona (4x) e Campeonato Goiano (2x)







Fonte e foto: assessoria de imprensa do Água Santa