A Portuguesa, agora SAF, anunciou oficialmente Cauan de Almeida como novo treinador para a temporada 2025. Aos 35 anos, ele chega ao Canindé com a missão de liderar o futebol rubro-verde em uma nova etapa de sua história.
Cauan visitou o Centro de Treinamento do Parque Ecológico na última segunda-feira (2/12) e conheceu as estruturas de trabalho. No período da tarde, ele comandou sua primeira atividade com o grupo de atletas. Além dele, também se apresentou o auxiliar Leonardo Cherede, que também acompanhou Cauan em seu último trabalho, no América-MG.
O novo líder rubro-verde iniciou sua trajetória em categorias de base e, ao longo de sua carreira, acumulou experiências em clubes de destaque como Internacional, Corinthians, Vasco e América-MG, além de ter feito parte da comissão técnica na preparação da Seleção Brasileira Sub-17 campeã do Mundo em 2019.
Nesta temporada foi eleito o melhor treinador do Campeonato Mineiro após levar o América-MG às semifinais do estadual, com um estilo de jogo propositivo, agressivo e eficiente.
Com um perfil moderno e criativo tem se consolidado como um dos nomes mais promissores da nova geração do futebol brasileiro. Cauan tem formação acadêmica sólida, graduado em Educação Física e possui um mestrado em Treinamento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, uma das instituições mais renomadas no desenvolvimento de treinadores. Além disso, possui licenças Grau 1 da UEFA e A da CBF Academy, estando atualmente em processo para a obtenção da Licença PRO.
A chegada de Cauan de Almeida reforça o compromisso da Portuguesa com a modernização e o fortalecimento de sua estrutura, mirando um futuro de conquistas e protagonismo.
TURÍBIO LEITE DE BARROS
Turíbio Leite de Barros é o novo Diretor de Saúde e Performance da Portuguesa SAF. Ele foi pioneiro na implantação da fisiologia no futebol brasileiro. Esteve nas comissões técnicas de três títulos mundiais de clubes e no planejamento da área da Seleção do Tetra em 1994.
O primeiro grande reforço da Portuguesa SAF vai atuar fora das quatro linhas. A nova direção de futebol do clube oficializou a contratação do fisiologista Turíbio Leite de Barros para o cargo de Diretor de Saúde e Performance.
Turíbio será o responsável por toda organização e estruturação do departamento médico. Nos anos 80, o profissional foi pioneiro na implantação da fisiologia no futebol brasileiro. No São Paulo, onde trabalhou por vinte e cinco anos, esteve nas comissões técnicas das campanhas de oito títulos paulistas, cinco brasileiros, além dos tricampeonatos Mundiais e da Libertadores.
Ao lado do colega e fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan, idealizou o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (REFFIS), que por anos foi referência no País em reabilitação e recuperação de atletas lesionados. Na CBF, trabalhou em conjunto com preparador físico Gilberto Tim (1942-1999) no planejamento da área de fisiologia da Seleção que em 1994 conquistou o Tetracampeonato mundial na Copa dos Estados Unidos.
Turíbio agradeceu o convite dos diretores da nova SAF e disse que o trabalho na Portuguesa será um dos melhores desafios que já teve em sua longa carreira no futebol.
``É um orgulho imenso fazer parte desse processo de reconstrução desse clube tão grande que é a Portuguesa. Nosso objetivo é repetir aqui o êxito de trabalhos anteriores e levá-la de volta ao lugar de destaque no futebol brasileiro´´, disse o fisiologista.
Diretor Geral da Portuguesa SAF, Alex Bourgeois comemorou a chegada de Turíbio e afirmou que o profissional tem o perfil que o novo comando de futebol pretende implantar no clube.
``Turíbio é pioneiro e referência na área de fisiologia no País. É um profissional qualificado que foi um dos pilares de projetos vitoriosos no São Paulo e na Seleção Brasileira. A excelência será a marca da nova fase da Portuguesa SAF. E o Turíbio simboliza essa transformação´´, completou.
Turíbio é formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) e Mestrado e Doutorado pela EPM/UNIFESP
Currículo Turibio Leite de Barros
- Formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM)
- Mestrado e Doutorado pela EPM/UNIFESP
- Fisiologista do São Paulo Futebol Clube (1985-2010)
- Um dos idealizadores do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (REFFIS) do SPFC
- No São Paulo esteve nas comissões técnicas que conquistaram:
- Oito títulos Paulistas
- Seis Campeonatos Brasileiros
- Tricampeonato da Libertadores
- Tricampeonato Mundial
- Fisiologista da CBF (1991-1994)
- Fisiologista consultor do Al Nasr Dubai 2007
Fonte e foto: assessoria de imprensa da Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário