Com homenagem à excursão histórica de 1962, quando conseguiu resultados expressivos e ganhou o apelido de Pantera das Américas, o Botafogo lança oficialmente nesta segunda-feira (13/2) o seu terceiro uniforme .
Produzido pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo do clube desde 2021, a camisa é na cor azul, simbolizando a Argentina, local onde o Tricolor realizou uma série de amistosos em 1962. A camisa tem o patch “Pantera das Américas”, alcunha que o time ganhou após vitórias importantes.
O design apresenta layout exclusivo contendo grafismos que formam o desenho do mapa da América do Sul, com o desenho do mascote do clube compondo a localização do Brasil. Nos ombros, o modelo conta com detalhes em preto e listras finas com as cores do Botafogo. Já nas mangas há faixas pretas, brancas e vermelhas.
Para os goleiros, o layout é similar, com o bege como cor predominante. As mangas apresentam terminações em preto, além de detalhes para a continuação do desenho do continente.
A camisa é feita no tecido jacquard belga, com tecnologia exclusiva Dry Ray, que traz características de controle térmico e proteção contra raios solares, maximizando o desempenho esportivo.
``A excursão de 1962 ficou marcada na história do clube. Foi um momento que alavancou o nome da instituição internacionalmente. O uniforme traz um layout exclusivo, com o grafismo do Pantera em uma arte dentro do mapa da América do Sul. É mais um presente para o torcedor botafoguense, que sempre nos apoia em todas as batalhas, dentro e fora de campo´´, comenta Laura Louzada, gerente de marketing da Botafogo SA.
``Além das camisas tradicionais de jogo, a Volt sempre busca ir além, trazendo projetos que reverenciem algum acontecimento histórico do clube, como um gol marcante, título inédito ou até mesmo uma turnê no exterior, como foi o caso do Botafogo. A execução do projeto ficou muito bacana, com a junção de toda a tecnologia que aplicamos em nossas camisas com um conceito histórico e cheio de identidade com o clube´´, ressalta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.
As peças estarão à venda a partir desta segunda-feira (13) na Pantera Shop e na loja online do clube. Os valores vão de R$ 199,99 (infantil) até R$ 229,99 (adulto), com desconto para os Botafanáticos, programa de sócios-torcedores do clube.
EXCURSÃO DE 1962
A primeira excursão internacional do Botafogo ocorreu em 1962. Entre 17 de janeiro e 25 de fevereiro, o Tricolor realizou 14 partidas em solo argentino e conquistou nove vitórias, três empates e duas derrotas. Os triunfos foram diante de equipes tradicionais, como Estudiantes, Newell´s Old Boys, Quilmes, Belgrano e Instituto de Córdoba.
Por conta do desempenho arrasador, o Botafogo ganhou o apelido carinhoso de “Pantera das Américas”, conferido pelo jornal A Gazeta Esportiva.
CAMPANHA NA ARGENTINA
17/01/1962 – Quilmes 2 x 1 Botafogo
20/01/1962 – Estudiantes 3 x 5 Botafogo
24/01/1962 – Combinado Local 1 x 2 Botafogo
27/01/1962 – Ferrocarril Oeste 0 x 3 Botafogo
30/01/1962 – Combinado Local 1 x 4 Botafogo
02/02/1962 – Newell’s Old Boys 1 x 2 Botafogo
04/02/1962 – Colón 1 x 1 Botafogo
06/02/1962 – C.A. Instituto 1 x 4 Botafogo
09/02/1962 – Talleres 0 x 0 Botafogo
11/02/1962 – Belgrano 2 x 3 Botafogo
14/02/1962 – A.A. Estudiantes 0 x 3 Botafogo
20/02/1962 – Boca Juniors 2 x 1 Botafogo
22/02/1962 – Sarmiento 2 x 2 Botafogo
25/02/1962 – Quilmes 0 x 2 Botafogo
Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo