E se o grande campeão da Copa do Mundo de 2022 fosse decidido pela quantidade de conteúdo que os torcedores leem sobre suas amadas seleções? Os dados do Topic Insights da Taboola, que faz parte da plataforma de análise de audiência em tempo real Taboola Newsroom, mostram as chances de vitória de cada time baseadas nas visualizações de páginas e, a partir desses dados, simulou o torneio.
As seleções classificadas para a Copa do Mundo foram sorteadas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores equipes avançam para a próxima fase. Se a seleção mais popular prevalecesse, a primeira de cada grupo seria: Holanda (A), Inglaterra (B), Argentina (C), França (D), Alemanha (E), Croácia (F), Brasil (G) e Portugal (H).
Como Brasil, França e Inglaterra são considerados três dos principais favoritos para vencer o torneio, todos têm boas chances de passar em primeiro em seus respectivos grupos. Já a Holanda, por exemplo, é a favorita para passar com folga no grupo A, apesar de não ter conseguido se classificar para a última Copa do Mundo, em 2018.
No grupo F, o interesse dos fãs é bastante dividido. Enquanto a Croácia tem quase 40% do interesse dos fãs nesse grupo com 96 milhões de visualizações de pageviews, a Bélgica não fica muito atrás com 76 milhões. A maioria dos prognósticos espera que a Bélgica leve este grupo, mas a Croácia pode chegar à próxima rodada como a segunda cabeça de chave – se conseguir passar pela promissora geração canadense, liderada por jogadores de grandes clubes europeus.
Antes de partir para as fases de mata-mata, vamos falar sobre as partidas mais aguardadas. Para a primeira rodada da Copa do Mundo, é óbvio que as partidas com as equipes com maiores chances de disputar a taça estão atraindo mais pageviews, como no caso de Inglaterra x EUA, França x Dinamarca, e especialmente Espanha x Alemanha, que é a partida mais esperada da primeira rodada com 500 milhões de pageviews.
Ambas as equipes têm um histórico como campeãs da Copa do Mundo. A Espanha venceu em 2010. Antes de 2018, a Alemanha terminou em pelo menos o terceiro lugar em quatro torneios consecutivos e detém quatro copas do mundo.
As circunstâncias atuais também desempenham um papel importante. A partida entre Catar x Equador é muito esperada, embora o Catar seja a nação com pior classificação no ranking da FIFA no Grupo A. As pessoas querem ver o anfitrião do torneio defendendo seu território, sem contar que o Catar é um time em ascensão. Embora 2022 seja sua primeira Copa do Mundo, o Catar foi bem nas eliminatórias para a Copa de 2018, vencendo um recorde de nove partidas.
Agora, qual seleção levaria para casa a Copa do Mundo se suas vitórias e derrotas fossem baseadas no número de pageviews? As equipes mais bem classificadas são Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda.
De acordo com a simulação, Argentina, França, Brasil e Espanha chegam às semifinais, depois de passarem pela Holanda, Alemanha, Inglaterra e Portugal nas quartas de final. O Brasil tem a seleção mais bem colocada, mas a Alemanha tem uma história que sempre faz de seus jogos um grande atrativo. Tudo pode ser decidido por detalhes, mas quando se trata de pageviews, o Brasil sairia vencedor.
Assim, segue-se para o duelo final entre dois rivais clássicos: Brasil e França. Ambas as equipes têm plausivelmente os jogadores para prevalecer em campo e a popularidade para prevalecer nos pageviews. A França tem um histórico que sempre faz de seus jogos um grande atrativo. Pode ser que tudo seja decidido nos últimos segundos, mas quando se trata de visualizações de página, o Brasil vai sair por cima.
Sobre a Taboola
A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A Taboola tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.
Mais de 15.000 anunciantes usam o Taboola para alcançar mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a Taboola é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.