quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Alisson defende pênalti e brilha em nova vitória do Liverpool na Premier League


Alisson, mais uma vez, saiu do Anfield como um dos grandes nomes de outra vitória do Liverpool. Depois de ter dado assistência para Salah fazer o gol do triunfo, no clássico contra o Manchester City, no último final de semana, o camisa 1 mostrou, nesta quarta-feira (19/10), o motivo pelo qual é considerado um dos melhores goleiros do mundo na atualidade. O brasileiro parou um pênalti de Jarrod Bowen, fez outra linda defesa, em chute de Soucek, no segundo tempo, e acabou tendo participação fundamental na vitória de 1 a 0 sobre o West Ham, pela 12ª rodada da Premier League. Darwin Nuñez anotou o único tento do duelo.

Dentre todos os goleiros que já estiveram debaixo das traves em, pelo menos, 10 cobranças de pênalti, pelo Campeonato Inglês, ninguém tem melhor aproveitamento do que Alisson.

Em 13 penalidades, o arqueiro defendeu duas, viu os rivais errarem o alvo quatro vezes e sofreu sete gols, o que representa um aproveitamento de 46%.

``Fico muito contente por ter ajudado o Liverpool com boas defesas. A gente trabalha, diariamente, com muita motivação para poder contribuir nesses momentos importantes. Todo mundo sabe como é difícil para um goleiro defender um pênalti e são esses momentos que ficam marcados na nossa memória. Agradeço a Deus e a toda a nossa equipe técnica, que vem ajudando não somente a mim, mas a todos os goleiros do clube. E o mais importante de tudo é que a gente conseguiu mais uma vitória, o que nos deixa firmes em busca do nosso objetivo, que é brigar pela primeiras posições na tabela´´, afirmou.

Com o resultado, o Liverpool chegou aos 16 pontos e subiu para a sétima colocação na tabela de classificação. Na próxima rodada, a equipe visita o Nottingham Forest.

Reconhecido por suas grandes defesas, Alisson também vem se destacando de outras maneiras com a camisa dos Reds. No último fim de semana, pela terceira vez, o goleiro deu assistência para Salah, que fez o gol da vitória de de 1 a 0, no clássico contra o Manchester City. Anteriormente, isso já havia acontecido na campanha do título da Premier League 2019/20, no triunfo sobre o Manchester United e, na última temporada, no 3 a 1 sobre o Norwich. Além disso, o camisa 1 já marcou um gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich.

Em sua quinta temporada na equipe inglesa, Alisson já realizou 198 partidas pelo clube, passou 88 delas sem sofrer gols, possui uma excelente média de 0,82 tento sofrido por duelo (foi vazado 163 vezes) e conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, a Copa da Liga Inglesa em fevereiro e a FA Cup em maio deste ano.

Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais, graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.O arqueiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e também levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019.

Como se não bastante, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).








Foto: Divulgação / Liverpool - Fonte: Triple

Nenhum comentário: