terça-feira, 18 de outubro de 2022

Mauro Junior, do Desportivo Brasil, de Porto Feliz, para o PSV


Mauro Júnior, 23 anos, 
é mais um exemplo de jogador brasileiro que brilha nas categorias de base, acaba saindo cedo do país, e ganha destaque no exterior. Natural de Assis, mas tendo passado boa parte da infância na cidade vizinha Platina, ele, hoje no PSV Eindhoven, da Holanda, teve infância parecida com a de milhares de crianças. Apaixonado por futebol, teve a bola como companheira inseparável e, desde cedo, conviveu com o sonho de ser jogador.

Aos 7 anos, começou a treinar na escola Moleque Travesso, de Assis. Ali, quem o assistia, já percebia que o garoto era diferenciado. Não à toa, fez monitoramento no São Paulo. Tudo muito rápido, mas a parada seguinte de Mauro Júnior foi acontecer no Desportivo Brasil, na cidade de Porto Feliz, em 2013, após marcar dois gols em uma vitória do Moleque Travesso.

Atuando sempre com garotos mais velhos, foi eleito o melhor jogador da Copa Nike e, com apenas 15 anos, ganhou os holofotes ao fazer um gol pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, diante do Paysandu.

Mauro Júnior seguiu se destacando nas competições subsequentes, pelo clube do interior paulista, sendo convocado para as seleções de base, incluindo, o time olímpico. As lesões sofridas na reta final da preparação, contudo, acabaram impedindo o garoto de ser chamado por André Jardine para as Olímpiadas.

Saída para o PSV

Aos 14 anos, quando jogava no Desportivo Brasil, Mauro Júnior chamou a atenção do empresário holandês, Richard Mettes, que o levou para um período de testes no PSV. Lá, o jogador chamou a atenção dos Camponeses, que tomaram a decisão de seguir o monitorando até o contratarem, em 2017, assim que completou 18 anos.

Após algumas poucas partidas na Série A3 do Campeonato Paulista, assinou seu primeiro contrato profissional e se mudou para a Holanda, para defender o time da cidade de Eindhoven.

Feito histórico, que só Ronaldo Fenômeno conseguiu

Mauro Junior ganhou os holofotes ao balançar as redes logo na sua estreia, com apenas 26 minutos em campo, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo, em 1994.

Dessa forma, o brasileiro iniciou, de maneira positiva, a sua trajetória em um dos maiores clubes da Europa, que sempre deu chances aos garotos e tem admiração por brasileiros, depois dos sucessos não só com Ronaldo, mas também com Romário, Vampeta e outros.

Em suas duas primeiras temporadas, Mauro Junior atuou tanto na equipe principal como no time B. Ao todo, somando ambos os times, foram 55 jogos, nove gols e 13 assistências, além do título da Eredivisie 2017/18, então com 18 anos, tendo uma participação significante.

Destaque dos Camponeses após empréstimo

Na temporada 2019/20, Mauro Júnior foi emprestado ao Heracles Almelo para ganhar experiência e minutagem. No clube, teve boas atuações e números positivos. Marcou seus gols e deu sete assistências, em 29 partidas.

De volta ao PSV, Mauro Júnior se destacou nas últimas temporadas por sua versatilidade e por ser um atleta rápido, habilidoso, inteligente, com bom passe, pontaria afinada, ótima tomada de decisão e espírito de equipe.

Polivalência

Meia de origem, Mauro Júnior atua também como lateral, setor do campo onde se consolidou na última temporada.

Ao todo, pelo time principal do PSV, o brasileiro soma 93 jogos, sete gols marcados e 14 assistências, além de três títulos: Eredivisie 2017/18, Supercopa da Holanda 2021/22 e Copa da Holanda 2021/22.

Em fase final de recuperação de lesão na virilha, Mauro Júnior vive a expectativa de voltar a entrar em campo, em sua sexta temporada na Holanda, tempo que já lhe garante o direito de defender a Laranja Mecânica, embora seu sonho seja atuar pela Seleção Brasileira principal.

Perfil

Nome completo: Mauro Jaqueson Junior Ferreira dos Santos

Posição: Meia e lateral

Nascimento: 06/05/1999 (23 anos)

Naturalidade: Assis (São Paulo)

Altura: 1,71 m

Instagram: @mjuunior99

Clubes como profissional: Desportivo Brasil (2017), Heracles Almelo (2019 a 2020) e PSV (2017 a 2019 e 2020 até hoje)

Títulos como profissional: Eredivisie 2017/18, Supercopa da Holanda 2021/22 e Copa da Holanda 2021/22.

Nenhum comentário: