quarta-feira, 19 de junho de 2013

Carpegiani pede dois meses para colocar a Ponte no topo da tabela

O técnico Paulo César Carpegiani chegou ao Majestoso falou com a imprensa nesta quarta-feira (19/6) e explicou que pretende fazer para a Ponte Preta se recuperar no Campeonato Brasileiro, onde após cinco rodadas é a lanterninha.

``Já estive aqui antes como jogador e como treinador, do outro lado, e sempre tivemos dificuldades para enfrentar o time e torcida, uma das mais fanáticas do futebol brasileiro. Não mediremos esforços para, no mínimo, esta instituição e a torcida serem representadas como devem. Se vamos vencer ou não veremos em campo, mas vamos buscar resultados. E temos que ser rápidos, não gosto de estabelecer prazos, mas creio que temos dois meses para alavancar a equipe e estar lá por cima da tabela´´, diz.

Na opinião do novo comandante alvinegro, apesar de estar na lanterna a Ponte não se encontra em uma posição tão distante.

``Não é tão difícil a recuperação, mas temos que nos esforçar no campo, buscar resultados dentro ou fora de casa. Estou tranquilo, o que vi da Ponte acompanhando alguns jogos me mostrou que temos condições de reverter isso, mas isso são palavras: temos é que transformar isso em ações´´, afirma.

Carpegiani relembra que em 2010, quando deixou o Atlético Paranaense – na quinta colocação do Brasileiro – e assumiu o São Paulo, a equipe oscilava entre o 15º e o 16º lugar.

``Agimos rapidamente, pois em campeonatos longos e de pontos corridos como o Brasileiro você tem que se recuperar com rapidez. Ganhamos cinco partidas seguidas, um recorde, e nos recuperamos. Depois, na sequência, por causa de muitas lesões, tivemos queda de rendimento, perdemos três, e terminamos em torno da oitava posição. Mas a reação tem que ser rápida´´, recorda.

Questionado sobre o apoio da torcida, o treinador agradece, mas diz que quer conquistar ainda mais.

``Espero merecer muito mais apoio. É promessa minha ao torcedor que ele vai ver time dedicado e comprometido dentro de campo. Hoje temos só três pontos, estamos em  último, mas a mim isso não assusta. Tenho confiança no que posso produzir e, claro, conto com jogadores para isso´´,  ressalta.

Sobre o estilo de jogo que prefere adotar, Carpegiani foi claro.

``Sou oriundo do futebol gaúcho, e nós somos metidos a ter futebol agressivo, competitivo. Quero ver minha equipe realizar isso. Gosto do futebol compacto, que parece fácil, mas na prática é difícil. Quem o pratica hoje? Talvez apenas o Barcelona, Espanha e o Bayern. O Corinthians, sob o comando do Tite, também tem um estilo interessante de jogo.  Mas reforço, gosto de time compacto, competitivo, agressivo: prefiro conquistar três pontos com uma vitória do que com três empates´´, enfatiza.

O comandante pontepretano destaca que o objetivo no momento é recuperar a equipe e subir na tabela, mas prefere não prever a que posição deve chegar.

``Prometo trabalho, tenho confiança no que faço e na minha opinião este elenco não merece a posição em que está, não fizeram o Paulista que fizeram à toa. Porém, fixar o lugar onde chegaremos seria petulância, e além disso, tenho um grande defeito: sou muito perfeccionista e cobro demais, sempre busco mais quando atinjo um ideal´´, explica.

Sobre o fato de ter assinado apenas para o Brasileiro, Carpegiani vai direto ao ponto.

``Futebol é exclusivamente resultado, por isso não assinamos um tempo de contrato tão longo. Dependemos do desempenho para transformar depois em um período maior e sou consciente disso´´, minimiza. ``Estou feliz com o desafio de assumir o time e de comandar a Ponte, pela tradição que ela representa. Talvez eu tenha mais experiência que o Kleina, que foi meu auxiliar, e que o Guto, quando eles assumiram a Ponte, mas o que conta é o trabalho. Neste sentido, todos somos apostas, todos dependemos de resultado´´.

Em relação a possíveis reforços, Carpegiani pontua que é necessário primeiro conhecer melhor o time.

``Sou um empregado que acaba de chegar e a direção tem maturidade e o conhecimento do time. Vou ouvi-los, tenho a minha comissão técnica para analisar, vi a Ponte em alguns jogos e a campanha do Paulista dá o direito de pensar que a equipe é boa. Agora, uma coisa é ver jogador jogar, outra é trabalhar com ele. Neste momento nossa ideia é ver o que termos. Só teremos condições de dizer o que vamos precisar depois desta análise´´, projeta.

Perguntado sobre uma possível chance a Adrianinho, o técnico diz que tratará todos os jogadores igualmente.

``Não tenho preferência por A ou B. Se a torcida gosta, a imprensa gosta, deve ser bom, mas vamos ver. Oxalá ele seja o melhor jogador que teremos. Quero usar o que tivermos de melhor e quem se enquadrar nisso vai entrar, seja Adrianinho ou qualquer outro. Adoro futebol, prezo quem tem técnica e qualidade, e estes vão ter chance de mostrar trabalho´´, pondera.

Já em relação ao zagueiro Cléber, que pretende sair, o treinador informa que ainda não conversou com a diretoria sobre o atleta.

``Não falamos sobre isso, mas em futebol tem que ter ambiente. Muitas vezes há situações incontornáveis, não sei se é este caso, mas temos que decidir conjuntamente pelo melhor para a Ponte. Como disse, é muito diferente ver o atleta jogando e trabalhar com ele, mas vim com esperança de atuar com a equipe que eu assisti nos jogos, os jogadores que eu vi em campo. No entanto, o ambiente tem que ser sadio, isso é mais importante´´, opina.

Ele fala ainda sobre outro atleta, que já atuou sobre sua tutela: o atacante Rildo.

``É um jogador com características importantes. Rildo tem muita velocidade, bom drible, é perigosíssimo, eu me preocuparia com ele se estivesse do outro lado´´, elogia.

Por fim, Carpegiani confirma que comandará o time do banco e não da arquibancada, como fez em um período no Vitória, e fala sobre os auxiliares técnicos, Rodrigo (que veio com ele) e Zé Sérgio (fixo pela Ponte).

``Gosto de informações, se eu não sei como joga adversário, fico aturdido. Vivo e respiro futebol 24 horas e vou estar no gramado, ali na frente. Conto com minha comissão para fazer um bom trabalho, já trabalhei com o Zé no São Paulo e sei que ele é extremamente competente. O Rodrigo é meu filho, ótimo profissional, e está no meio conquistando cada vez mais seu espaço. Tenho confiança total nele, assim como no Zé e no Marcão (o gerente Marcus Vinicius), que também já conhecia´´, finaliza.



Fonte: assessoria de imprensa da Ponte

Nenhum comentário: