quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Torcedor do Bugre pode mostrar o seu amor pelo clube participando no GLOBOESPORTE.COM da promoção “Guarani no Coração”

A fanática torcida do Guarani terá uma grande oportunidade para mostrar a sua paixão pelo tradicional clube de Campinas, fundado no dia 2 de abril de 1911, e que tem entre as suas principais glórias o título do Campeonato Brasileiro de 1978. O Blog do Futebol Caipira, em uma cortesia do jornalista Diego Vivan, autor do livro “Sobrevivendo à Lei Pelé: Um olhar sobre a trajetória do Guarani Futebol Clube”, vai sortear no final do mês de janeiro dois exemplares para os internautas que demonstrarem o seu amor pelo Bugre.

Para participar é fácil. Basta clicar aqui no link da promoção.

Em “Sobrevivendo à Lei Pelé: Um olhar sobre a trajetória do Guarani Futebol Clube”, o autor mostra que a fase de autodestruição do Bugre coincide com a criação da Lei Pelé, que mudou radicalmente o relacionamento entre clube e atleta. Grosso modo, o jogador deixou de ser propriedade do time para se transformar em um funcionário, com direitos e deveres. A mudança, evidentemente, criou certas dificuldades para os clubes. Mas bons dirigentes se adaptaram bem à nova legislação, embora todos concordem que ela precisa de alguns ajustes.

O que levou o Guarani ao fundo do poço foi uma administração que ignorou a lei. Não só a Lei Pelé, mas todas as leis. O clube passou anos e anos desrespeitando todos os contratos que assinou. A Justiça apenas preservou os direitos de jogadores, técnicos e funcionários que trabalharam sem receber. O descaso prolongado gerou dívidas monstruosas e transformou em vergonha o que já foi motivo de orgulho para Campinas.

O livro mostra que outros clubes do interior paulista conseguiram não apenas sobreviver à mudança de legislação, mas também conquistar títulos de expressão nacional. Um caso particular é o Barueri, que profissionalizou o seu departamento de futebol em 2001 e conseguiu seis acessos consecutivos. Por coincidência, foi justamente em 2001 que o Guarani deu início à série de cinco rebaixamentos.

A paixão do autor deste livro pelo futebol nasceu e cresceu durante a sua infância. Para que as crianças que estão nascendo agora possam conhecer o Guarani daqui a dez anos, o clube precisa reagir e encontrar soluções para sair da crise. Se ninguém fizer nada, toda a cidade vai se perguntar em breve: “Como deixamos um campeão acabar?”.

Sobre o autor

Atualmente, morador da cidade de Sumaré, Diego Vivan nasceu no dia 22 de janeiro de 1985, na cidade de Tapejara-PR. Formou-se em Jornalismo em 2007, nas Faculdades Hoyler – estudou com a Assistente de Arbitragem, Ana Paula Oliveira -, em Hortolândia e como Trabalho de Conclusão de Curso apresentou o livro Sobrevivendo à Lei Pelé: Um olhar sobre a trajetória do Guarani Futebol Clube – que alguns dias depois seria lançando na Livraria Nobel, em Campinas.

Pontos de Venda: O livro pode ser encontrado nas Livrarias Nobel do Campinas Shopping e Pontes do centro de Campinas. A obra também está à venda na Sebo Romana de Sumaré, além da Loja Oficial do Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Quem preferir pode enviar um e-mail para diego.vivan@yahoo.com.br e solicitar seu exemplar.

A comunidade do livro no Orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=79201157

Curiosidade: após a publicação do livro o Guarani deu fim a sucessivos rebaixamentos, se manteve na Série A do Paulista e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

GUARANI EM 2009

O segundo semestre de 2008 deixou os torcedores do Guarani animados. Após mostrar o seu valor na Série C do Campeonato Brasileiro e garantir o acesso à Série B, a equipe começou a se estruturar para não decepcionar nas três competições que disputará em 2009. A primeira delas é o Campeonato Paulista. O técnico Luciano Dias continua no comando da equipe, que também renovou os contratos dos principais jogadores, entre eles, o artilheiro Fernando Gaúcho.

A principal contratação foi o atacante Amoroso, que havia anunciado a aposentadoria, mas voltou atrás e agora vai encerrar a carreira no clube que o revelou. De olho não apenas no Paulistão, mas também na Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro, também chegaram o goleiro Douglas (Avaí), o lateral-direito Edson (Madureira), os laterais esquerdos Itaqui (Grêmio) e João Paulo (Guaratinguetá), o volante Rafael Fefo (Corinthians), os zagueiros Eder Baiano (Rio Preto), Mauricio (Portuguesa) e Danilo (Wuhan, da China), os meias Chiquinho (Porto Alegre) e Felipe Piovesan (Pão de Açúcar) e os atacantes Fabinho (Santa Helena-GO) e Cleverson (Ulbra-RS).

O técnico Luciano Dias está armando o time titular com Amoroso no meio-campo, com liberdade para encostar nos atacantes Cleverson e Fernando Gaúcho. Confira a equipe que deve fazer a sua estreia no Paulistão: Douglas; Maranhão, Danilo, Plínio e Itaqui; Glauber, Rafael Fefo, Chiquinho e Amoroso; Cleverson e Fernando Gaúcho.

O Guarani estreia no Campeonato Paulista diante da Portuguesa, no dia 21 de janeiro, às 21h30m, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Já na Copa do Brasil, o Bugre encara o J. Malucelli-PR, no dia 18 de fevereiro, fora de casa.

Nenhum comentário: