quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Itapirense festeja o Ano Novo querendo acabar com a dança dos treinadores que marcou a temporada de 2008

A Esportiva Itapirense pretende começar a temporada de 2009 bem preparada para disputar o título do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A-3). Sem fazer altos investimentos, a equipe sabe que a tarefa não será nada fácil. E o primeiro objetivo da diretoria é acabar com as constantes trocas na comissão técnica, que foram a sua marca registrada ao longo do ano de 2008.

Na Terceira Divisão de 2008, no primeiro semestre, Paulinho Ceará foi o treinador da itapirense ao longo de toda competição e o seu trabalho foi considerado satisfatório, apesar de a equipe não ter garantido o acesso à Segunda Divisão (Série A-2).

Já no segundo semestre, Paulinho Ceará acertou a sua transferência para o Taquaritinga, enquanto o auxiliar-técnico Gilson Batata foi efetivado na função de treinador durante a disputa da Copa Paulista de Futebol. Depois de um início fulminante, a Itapirense foi caindo de produção na reta final da competição.

Preocupada com a queda de rendimento da Itapirense, a diretoria agiu com precipitação e demitiu Gilson Batata justamente na última rodada da primeira fase, quando bastava uma vitória diante do Mogi Mirim para a equipe garantir a classificação para a segunda fase da Copa Paulista. Tony, o preparador de goleiros, assumiu o comando do time interinamente, mas o clube empatou fora de casa e foi eliminado precocemente.

Os dirigentes do Itapirense entenderam que Tony não tinha experiência necessária para iniciar um trabalho de treinador visando a disputa da Terceira Divisão de 2009. E no último mês de novembro contrataram o técnico Sérgio Caetano, que havia comandado a Francana na Copa Paulista.

Sérgio Caetano chegou ao clube, indicou reforços, conseguiu trazer a maioria dos jogadores solicitados, montou uma base e iniciou o seu trabalho. Porém, logo na primeira quinzena de dezembro, o treinador pediu demissão da Itapirense para comandar o Jataiense na Primeira Divisão do Campeonato Goiano.

Com a saída repentina de Sérgio Caetano, os dirigentes da Itapirense correram novamente atrás de Tony, o preparador de goleiros, que já havia comandado a equipe em um jogo oficial na Copa Paulista. Ele retomou o trabalho com a equipe em alguns amistosos, mas acabou não sendo efetivado na nova função.

No último dia 21 de dezembro, a Itapirense contratou o técnico Jenildo Cavalcanti e deixou Tony na função de auxiliar-técnico. Agora, com o quinto treinador ao longo de 2008, o clube espera acabar, de uma vez por todas, com a dança dos treinadores e manter a mesma comissão técnica, pelo menos, até o final do Campeonato Paulista da Terceira Divisão.

Jenildo Cavalcanti tem 51 anos e já trabalhou no futebol do interior paulista, como Ituano, União Barbarense, Capivariano, Primavera de Indaiatuba e Portuguesa Santista, entre outros clubes. Em 2008, o treinador não exerceu a função para cuidar de assuntos particulares. Mas, em 2009, ele pretende fazer um grande trabalho e promete lutar pelo título da Série A-3.

No último amistoso do ano, contra a Caldense-MG, a Itapirense empatou sem gols. Jenildo Cavalcanti acompanhou o jogo das tribunas e gostou da movimentação da equipe. O time da cidade de Itapira vai estrear na Terceira Divisão no próximo dia 1º de fevereiro, na partida contra o XV de Jaú, às 10h, no estádio Chico Vieira, em Itapira.

Nenhum comentário: