sábado, 19 de julho de 2008

Mesmo em funções diferentes, Velloso e César Sampaio duelam na abertura da Copa FPF

A Copa Federação Paulista de Futebol começa neste sábado, com 32 equipes das Séries A-1, A-2 e A-3 (Primeira, Segunda e Terceira Divisões), correndo atrás do título, que vale vaga na Copa do Brasil de 2009. E logo na primeira rodada um duelo interessante marca a partida entre Catanduvense (primeiro mascote, da esquerda para direita) e Rio Claro, às 19h, em Catanduva, pelo Grupo 2. Os amigos Velloso e César Sampaio, embora em funções diferentes, medem forças.

Velloso é o técnico da Catanduvense, e César Sampaio o diretor do Rio Claro. Os dois jogadores ganharm muitos títulos com a camisa do Palmeiras na década de 90.

- É legal reencontrá-lo. O Sampaio é um grande amigo - afirma ex-goleiro Velloso.

O ex-volante César Sampaio, que asssumiu o Rio Claro na reta final do Campeonato Paulista e não conseguiu evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão, está remontando o elenco. E contratou o ex-atacante Paulinho McLAren para ser o treinador.

- O Velloso é um grande amigo. Junto com o Paulinho McLaren, o Velloso faz parte da nova safra de treinadores. Além da parte prática, foram buscar conhecimento teórico e se preparar para a nova função - elogia Sampaio.

Velloso esteve com o técnico Luiz Felipe Scolari na preparação sa seleção portuguesa para o Euro 2008, na Suíça. Ele iniciou a carreira no ano passado, após realizar cursos de treinador e estágios. Comandou o Cene-MS e o América, de São José do Rio Preto, na Segunda Divisão.

César Sampaio foi mais longe. Fez o curso de Gestão Esportiva na Universidade São Marcos. Seu primeiro trabalho como gestor foi no ano passado, ao assumir o Pelotas na Segunda Divisão do futebol gaúcho. Neste ano, ele assumiu o Rio Claro durante o Campeonato Paulista, e agora começa a colocar em prática seus conhecimentos.

- Fizemos um planejamento para a disputa da Segunda Divisão em 2009. Por isso, nós montamos uma equipe totalmente nova. Ficaram apenas o goleiro reserva e um zagueiro. O elenco tem 70% formado na base. A média de idade é de 21 anos - diz Sampaio.

No Catanduvense, a situação é parecida.

- Montamos um novo elenco. Só ficaram um zagueiro e um lateral. Contratamos a maioria, alguns indicados por mim, e outros indicados pela diretoria. Da base, vieram 4 atletas - comenta Velloso.

Catanduvense e Rio Claro estão no Grupo 2, ao lado do Botafogo, Comercial, Ferroviária, Francana, Taquaritinga e Oeste.

Todas as equipes já disputaram a Primeira Divisão.

- Nosso principal objetivo é preparar a equipe para a Segunda Divisão no ano que vem. Mas acho que poderemos ir longe - avisa Velloso.

- Nosso objetivo é para 2009. Se ganharmos esta competição, será uma surpresa. Temos que fazer o esporte pelo esporte. Quero após o jogo cumprimentar o Velloso, independente do resultado - resssalta Sampaio.

Rodada completa:

Rio Preto x Osvaldo Cruz - sábado - 15h
Mirassol x Marília - sábado - 16h
Lemense x Noroeste - sábado - 19h
Penapolense x América - domingo - 10h
Botafogo x Comercial - sábado - 17h
Ferroviária x Oeste - sábado - 17h
Taquaritinga x Francana - domingo - 10h
São Bento x Atlético Sorocaba - sábado - 18h
Mogi Mirim x União São João - sábado - 15h
Itapirense x XV de Piracicaba - sábado - 19h
Rio Branco x Ituano - domingo - 11h
Portuguesa Santista x Santo André - sábado - 15h
São Bernardo x Nacional - domingo - 11h
Flamengo x São José - domingo - 11h
SEV/Bragantino x Juventus - domingo - 11h

Nenhum comentário: