sábado, 31 de janeiro de 2009

Clássicos do interior: Atlético Sorocaba x São Bento, sábado, às 16h, pela Segunda Divisão

Os amigos que curtem o futebol pelo interior de São Paulo, no Grande ABC, e na Grande São Paulo sabem que os clássicos regionais são tão acirrados como um Palmeiras x Corinthians, São Paulo x Santos, Flamengo x Vasco, Fluminense x Botafogo, Grêmio x Internacional, Cruzeiro x Atlético-MG, entre inúmeros duelos. Os preparativos são diferentes, o respeito é mútuo, não existe favoritismo e os torcedores ficam empolgados.

No interior, entre inúmeros clássicos, podemos citar Ponte Preta x Guarani, Santo André x São Caetano, América x Rio Preto, Botafogo x Comercial, Rio Branco x União Barbarense, Rio Claro x Velo Clube, Inter de Limeira x Independente e Barueri x Osasco. Neste sábado, às 16h, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, teremos Atlético Sorocaba x São Bento, pela segunda rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. É o chamado derbi sorocabano.

A rivalidade entre as duas equipes da cidade de Sorocaba é recente. O São Bento (veja o mascote ao lado) é o time mais tradicional, que foi fundado em 14 de setembro de 1913, com o nome de Sorocaba Athletic Club. Mas, em 14 de Outubro de 1914 o clube passou a se chamar Esporte Clube São Bento. A equipe disputou a Primeira Divisão do Campeonato Paulista durante 29 anos, entre 1963 e 1991.

Já o Atlético Sorocaba (veja o mascote ao lado) foi fundado somente em 21 de fevereiro de 1991. Mas a prioridade no clube era o basquete, onde teve a honra de revelar a rainha Hortência. O clube passou a dar importância para o futebol em1993, comm a união dos clubes Atlético Barcelona e Estrada de Ferro Sorocabana Esporte Clube, dono do estádio Dr. Rui Costa Rodrigues. A equipe disputou durante dois anos a Primeira Divisão.

O Atlético Sorocaba, do técnico Paulo Roberto, foi campeão da Copa Paulista de Futebol de 2008 e garantiu a vaga na Copa do Brasil deste ano. Já o São Bento é comandado por Wagner dos Anjos, que foi lateral-esquerdo e defendeu o Palmeiras na década de 90.

Entre amistosos e partidas oficiais, Atlético Sorocaba e São Bento se enfrentaram em 30 oportunidades. Foram 13 vitórias do Atlético, 11 empates e seis vitórias do São Bento. São 37 gols a favor do Atlético Sorocaba e 24 do São Bento.

Torcedor, não pense duas vezes. Vá ao estádio neste sábado, prestigie o clássico de Sorocaba e incentive a sua equipe. Pode apostar que será um dos grandes jogos da segunda rodada da Segunda Divisão do Paulista. Confira toda a rodada:

SEXTA-FEIRA

União São João 2 x 1 Linense - Hermínio Ometto, em Araras

SÁBADO

31/01 - 16h - Juventus x América - Javari, na Capital
31/01 - 16h - Atlético Sorocaba x São Bento - Walter Ribeiro
31/01 - 16h - Rio Branco x Flamengo - Décio Vitta, em Americana
31/01 - 17h - Ferroviária x São Bernardo - Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga
31/01 - 19h - Catanduvense x Taquaritinga - Silvio Salles, em Catanduva

DOMINGO

01/02 - 10h - Rio Preto x Comercial - Anísio Haddad, em São José do Rio Preto
01/02 - 11h - Sertãozinho x Monte Azul, Frederico Dalmazo, em Sertãozinho
01/02 - 11h - São José x União Barbarense - Martins Pereira, em São José dos Campos
01/02 - 16h - Rio Claro x Portuguesa Santista - Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro

Nenhum comentário: