sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Guarani mantém a base do time titular, vibra com a Copa do Brasil, e prevê 2010 repleto de alegrias

O Guarani viveu alegrias e tristezas na temporada de 2009. No primeiro semestre, na disputa do Paulistão, a equipe colecionou fracassos, trocou de treinador, montou um elenco fraco e mereceu o rebaixamento à Segunda Divisão (Série A-2).

Mas a tristeza serviu para o clube se unir, a diretoria melhorou o nível do trabalho e, principalmente, a sua apaixonada torcida foi premiada com um excelente treinador (Oswaldo Alvarez) e um elenco de qualidade. Além disso, o cargo de coordenador de futebol vem sendo comandado com competência por Wilson Coimbra, o popular Wilson Macarrão, ex-goleiro do Corinthians, reserva de Ronaldo na década de 90. Eu tive a chance de trabalhar com ele como setorista do clube pelo extinto Diário Popular e conheço o seu caráter e sua dedicação ao futebol.

O Guarani partiu para a Série B do Brasileiro esquecendo o drama do Paulistão e deu a volta por cima em grande estilo. Além de lutar pelo título, a equipe foi a única, entre os 20 participantes, que ficou de ponta a ponta no G-4. E o acesso ao grupo de elite do futebol brasileiro foi mais do que merecido.

A temporada de 2009 ainda nem acabou e a diretora do Guarani segue trabalhando com profissionalismo e correção. O primeiro passo foi manter a base do elenco vitorioso para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (Série A-2).

Por enquanto, o único reforço do Bugre é o lateral esquerdo Fabinho, ex-Paraná. Mas a base do atual elenco renovou contrato. Continuarão no clube Fabinho Souza, Valdir, Douglas, Dão, Fabinho Romão, Cléber Goiano, Luciano Santos, Rodriguinho, Leo Mineiro e Walter Minhoca.

O competente Oswaldo Alvarez, que o conheci quando eu era setorista do São Paulo e o vi lançando garotos da base, como Kaká, também continuará no Guarani. E tudo indica que o clube lutará pelo título da Série A-2 e, principalmente, pelo acesso à Primeira Divisão.

Deixaram o clube o zagueiro Márcio Alemão, o meia Caíque e o volante Glauber. A diretoria agora tenta manter o artilheiro Ricardo Xavier, o lateral esquerdo Eduardo e o zagueiro Bruno Aguiar. Se algum deles não renovar o contrato, o clube promete contratar outro à altura.

Além da Série A-2 e do Brasileirão, o Guarani também vai disputar a Copa do Brasil em 2010. A competição terá a participação de 64 clubes de 27 Estados. A primeira rodada será no dia 10 de fevereiro e as duas finais acontecerão nos dias 28 de julho e 4 de agosto.

O Bugre festejou o fato de ter ficado no grupo 27. A estreia acontecerá no dia 24 de fevereiro, diante do Araguaína, no Tocantins. Se o Guarani não vencer por dois gols de diferença, o jogo de volta será no dia 10 de março, em Campinas.

Se classificar para a segunda fase, o que não parece difícil, o Bugre enfrentará o vencedor do grupo 28 (Tigres-RJ x Fortaleza). E o caminho também não parece difícil. Tudo indica que o Guarani terá uma grande temporada em 2010.

Nenhum comentário: