domingo, 7 de julho de 2019

Classificado para as quartas de final da Série D, Ituano segue firme em busca do acesso

A noite gelada de Itu não foi prenuncio do jogo frio entre Ituano e Vitória, no sábado (6/7). Após o empate sem gols na capital capixaba, no jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, quem vencesse estaria classificado para as quartas de final. E o Galo de Itu, com o apoio da torcida, e de virada, ganhou por 2 a 1 e fez a maior festa.

O Vitória já tinha surpreendido o Brasiliense na fase anterior, eliminando o rival na cidade de Taguatinga-DF. O Ituano sabia que teria dificuldades, mas precisava correr riscos.

``Nós já imaginávamos que seria uma partida duríssima, com propostas diferentes. O Vitória se defende muito bem e vinha jogando nos contra-ataques. Trabalhando muito nas bolas paradas. Nós tínhamos que fazer o nosso jogo, sem loucuras, mas com intensidade e não se abrir. Mesmo sofrendo o gol, conseguimos manter o equilíbrio. Felizmente marcamos o empate em seguida. Tivemos força e merecimento, por ter tentado mais o gol, conseguimos a virada. A vontade de jogar e de passar para a próxima fase acabou prevalecendo´´, comentou o técnico do Ituano, Vinicius Bergantin (foto abaixo).

A classificação veio em pênalti bem cobrado pelo jogador Claudinho, o jogador mais experiente em Série D que estava em campo.

``Nosso grupo tem mentalidade muito boa. Não nos empolgamos quando passamos pela Caldense-MG. E não vamos nos empolgar. Temos grupo mesclado com jogadores experientes e jovens. O Vinicius sabe trabalhar bem o elenco e vai nos manter com os pés no chão. Se perder a classificação na próxima fase de nada terá adiantado tudo que fizemos até agora. Por isso vamos manter a concentração para atingirmos o objetivo´´, afirmou Claudinho, que fez seu jogo 30 na competição desde 2014.



O apoio dos 1991 torcedores do Ituano no estádio Novelli Júnior foi incessante, mas não resultou em boas jogadas de ataque no primeiro tempo. O maior público em casa nesta Série D viu o Galo de Itu começar pressionando nos primeiros 15 minutos. Mas sem conseguir chegar ao gol de Harrison. As poucas oportunidades vieram após a metade da primeira etapa. As tentativas foram num cruzamento de Luizinho, cobrança de falta de Paulinho Dias, e numa finalização de Marquinho.

A melhor chance do Ituano foi uma sobra para o zagueiro Leo Rigo, que pegou de primeira para defesa segura do goleiro do Vitória. A melhor oportunidade do campeão capixaba só veio no segundo tempo. Foi em contra-ataque. Após boa jogada pela direita e cruzamento, Baiano se antecipou no primeiro pau e só desviou de cabeça para abrir o placar aos nove minutos. O gol do adversário mudou o cenário.

``Isso acabou nos ajudando. A partir do gol passamos a definir mais as jogadas. A gente não estava definindo. O primeiro gol saiu de um cruzamento que nós não estávamos fazendo. E o próprio pênalti saiu de um chute de Claudinho. Passamos a ter maior agressividade em busca dos gols´´, explicou Vinicius Bergantin.


O gol de empate saiu quatro minutos depois, aos 13 da etapa final.

``Foi uma bola do Marquinho e estava pronto para disputá-la. O goleiro veio com muita força para a dividida. Tirei a cabeça e a bola bateu no zagueiro deles e sobrou para mim. Fui muito rápido, girei e bati para o gol´´, explicou Gui Mendes (foto acima), que marcou seu oitavo gol na Série D. E seu sétimo contra clubes capixabas.

``Foi um jogo muito difícil para mim. Como temos o vídeo deles, eles têm o nosso. Temos que ter a calma e tranquilidade de uma bola ou outra conseguir resolver´´, disse Gui Mendes.

A virada veio menos de 10 minutos após o empate. Claudinho recebeu na meia esquerda, percebeu que tinha espaço e bateu para o gol. O zagueiro colocou a mão na bola e o árbitro não teve dúvidas em marcar o pênalti. O próprio Claudinho pegou a bola para bater.

``É responsabilidade muito grande. Diferente dos últimos anos, estou me sentindo mais leve. Com a cabeça mais focada. Com o passar do tempo você vai ganhando experiência. Fui feliz na cobrança, mas o batedor oficial é o Correa´´, lembrou Claudinho, que disputou a Série D em 2014 e 2016

``O acesso é o objetivo de todos no clube. Participei em todos esses anos em busca do acesso e sempre bateu na trave. Agora faltam dois jogos. Se Deus quiser vamos conseguir colocar o Ituano na Série C´´, explicou Claudinho, que marcou seu 14º gol pelo Ituano.

Nenhum comentário: